WooCommerce vs Magento 2018 – qual a melhor plataforma de E-commerce?

WooCommerce vs Magento 2018 – qual a melhor plataforma de E-commerce?

As duas plataformas possuem inúmeros recursos e são reconhecidas mundialmente. Por esse e outros diversos motivos não é nada fácil escolher uma delas para sua loja virtual.

As duas plataformas possuem suas particularidades, seus pontos fortes e fracos. Nesse artigo vou comparar o WooCommerce e o Magento, os principais recursos de cada uma delas, a avaliação de desempenho e segurança.

Por que escolher uma plataforma de código aberto?

Diferente de que muita gente acaba achando que “código-aberto” não é eficaz ou não possui qualidade, talvez por está relacionado ao sistema operacional Linux, pouco utilizado, comparado ao seu principal rival, Windows. Existem diversos benefícios das plataformas de código-fonte aberto. Separei algumas:

Liberdade: com uma plataforma de código fonte aberta, você tem acesso ao código-fonte e fique a sua disposição as integrações e melhorias da plataforma.

Suporte: com as utilização de uma plataforma de código-fonte aberta, a comunidade aumenta cada dia mais, gerando maior interação dos usuários com a plataforma, “um ajudo o outro”.

Comparação

Criei uma tabela avaliando os principais pontos das plataformas, confira:

WooCommerceMagento
Plataforma completamente grátis.Versão gratuita, assim como vários serviços Premium.
Requer um Provedor de HospedagemRequer um Provedor de Hospedagem, versão Premium disponibiliza Host.
Suporta produtos ilimitadosSuporta produtos ilimitados
Suporta quase todos os temas do WordPress e oferece uma infinidade de opções.Oferece um sistema baseado em temas e uma variedade de opções.
Fácil de usarRequer um baixo nível de desenvolvimento

WooCommerce

Separei as principais funcionalidades de cada uma plataforma. Começando pelo WooCommerce, ela traz diversas funcionalidade complexas, porém simples de configurá-las.

Um dos itens importantes são o número ilimitado de produtos, e a plataforma por trás do funcionamento, o WordPress. Existem também diversos plugins para meio de pagamento, como Mercado Pago, Pagseguro e Paypal.

Ponto Forte

  • Criação da loja virtual gratuita;
  • Fácil de configurar e usar;
  • Documentação disponível;
  • Tem integração com as principais ferramentas do mercado (Analytics, Mautic e Mailchimp…);
  • Possui suporte para Certificado SSL (você precisa comprar e instalar).

Ponto Fraco

  • É preciso conhecimento em WordPress;
  • Alguns temas e extensões são pagos.

Magento

Diferente do WooCommerce, que aparece mais como uma solução popular, o Magento é  mais específico para lojas virtuais robustas, também não significa que você não pode começar com a plataforma.

O Magento oferece a versão Community Edition (CE), que oferece os principais recursos do Magento na versão grátis.

Alguns recursos do Magento são: não tem limite de produtos, possui sistema de temas e layout, possui APIs eficientes que podem se integrar com outras ferramentas.

Ponto Forte

  • Desenvolvido para dar escala a qualquer negócio (robusto);
  • Tem integração direta com Paypal;
  • Configurações compatíveis com dispositivos móveis.

Ponto Fraco

  • Precisa de conhecimento em desenvolvimento;
  • Versão Enterprise Edition é muito cara;
  • Requer uma hospedagem otimizada e preparada.

Sobre o Desempenho

O tempo de abertura do site é muito importante para qualquer negócio, principalmente para lojas virtuais. Se seu site demorar muito para ser carregado com certeza vai prejudicar seus visitantes e seu faturamento.

Fica difícil eu te dizer qual a plataforma mais rápida, são vários fatores que influenciam, como quantidade de produtos e a hospedagem. As duas plataformas possuem suporte para uma Content Delivery Network (CDN).

Então o seu provedor de hospedagem tem grande influência nisso.

WooCommerce

O WooCommerce oferece diversos recursos para você aumentar a performance. Os principais recursos você pode resolver com os plugins oferecidos (grátis). Dificilmente você encontrará um erro de incompatibilidade ou instalação de plugin.

Porém, fique atento a quantidade de plugins instalados, isso pode afetar negativamente o desempenho.

Magento

O Magento possui um marketplace com diversas extensões para performance, porém alguns são pagos. A instalação é simples, mas pode acontecer falhas durante o processo.

É importante ficar atento ao tema instalado, pode afetar o desempenho da loja. No Magento, recomendo que utilize todos os recursos disponíveis para melhorar o desempenho – só para garantir.

Sobre a Segurança

A segurança é outro ponto de atenção para lojas virtuais. É importante proteger os dados  dos seus clientes e oferecer um pagamento seguro.

Com WooCommerce ou Magento, vai dependente de você em implementar segurança na sua loja virtual. As duas plataformas permitem diversas implementações de segurança, mas a mais utilizada é com a instalação de plugins.

Diferente do WooCommerce, o Magento oferece específicos patchs de segurança, com melhorias apenas para proteger os usuários, porém alguns são difíceis de aplicar, principalmente se você está começando com a plataforma.

E como um resumão pra te ajudar, fiz outra tabela com as principais características do WooCommerce e do Magento.

 WooCommerceMagento
PreçoGrátisFreemium
Requer Hospedagem?SimSim
Suporte Produtos ilimitados?SimSim
Possui plataforma de plugins/extensõesSimSim
Pode ser personalizada?SimSim
É amigável para iniciantes?SimNão

Avaliação dos usuários

Pra garantir a escolha certa pra você e seu negócio, fiz uma busca rápida na internet e separei as principais respostas dos usuários referente as duas plataformas. Confira:

Eu uso WooCommerce porque é escalável, há uma quantidade infinita de plugins de código-aberto, não existe taxa mensal. Eu só pago por mim hospedagem de servidor, é tudo fácil.

Usuário: ribcagebutter

Magento é o melhor. O Shopify e o WooCommerce são limitados em muitos termos quando você os compara com o Magento. A taxa de desenvolvimento do Magento é pouco dispendiosa do que outras plataformas. Mas o Magento é o melhor.

Usuário: rahulideasetters

Magento é ótimo para lojas de todos os tamanhos e pode escalar facilmente. Há um mercado de extensão robusto também. A plataforma Magento 2 permite que os proprietários de lojas facilitem as edições sem ajuda de desenvolvimento.

Usuário: PrometheusAscending

Também fiz uma pesquisa pelos grupos de Magento do Facebook e alguns usuários relataram:

  • Falta de módulos gratuitos no Magento – Elson Di Nardo
  • Encontrar profissionais qualificados para as plataformas – Elisângela Nascimento
  • Dores de cabeça em migrar do Magento 1 para Magento 2 – Gauch Opaintball

Conclusão

Espero que o conteúdo tenha ajudado escolher a melhor plataforma de código-fonte para o seu negócio, decidiu? WooCommerce ou Magento?

As duas são ótimas plataformas e nenhuma delas possui motivos para NÃO escolher. A sua decisão deve ser planejada de acordo com as necessidade do seu negócio. Exemplo:

Você já tem investimento em Marketing? Já tem planejamento para aumentar o tráfego? Tem muitos produtos? Caso tenha, uma plataforma robusta pode ser a melhor escolha.

Caso esteja começando, está iniciando, eu recomendo o WooCommerce. Ele permite que você configurem praticamente qualquer tipo de loja virtual.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas conheçam as duas plataformas e qual a melhor.

A SAN não está só preocupada com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Instagram
Próximo:

Instagram para e-commerce: como usar essa rede social para vender na Black Friday

Instagram para e-commerce: como usar essa rede social para vender na Black Friday