Para algumas pessoas, ter um site é um hobby, para outras, é sua carta de apresentação para o mundo, apresentação de sua loja, ou até seu principal sustento.

Para disponibilizar e manter um site, sendo para qualquer finalidade, e obter cada vez mais visitantes, além de criar e aumentar seu engajamento, é de fundamental importância que seu site fique disponível o maior tempo possível.

A disponibilidade do seu site na internet é vital para criar e manter um vínculo forte com o seu público-alvo, além de aumentar a chance de sucesso e gerar confiança no assunto ou produto/serviços que está apresentando.

Mas, como é que a disponibilidade do seu site afeta a visão dos seus clientes/visitantes? É tão importante assim?

É muito importante, olha só:

Alta disponibilidade gera confiabilidade

Você já deve ter se deparado com a necessidade de acessar algum site para verificar informações, efetuar pagamentos, ou até para agendar um atendimento. A sensação não é boa quando estes sites não estão disponíveis, não é? O site ou aplicação estando disponível, gera uma confiança maior ao visitante ou usuário, atendendo no mínimo a expectativa inicial de quem acessa e consome o conteúdo disponibilizado.

Aumenta o vínculo com o usuário/visitante

Digamos que seu site está disponível, porém não carrega corretamente, as imagens carregam pela metade, ou apresenta outros erros. Seus e-mails estão acessíveis, mas não envia e recebe mensagens. Isto é inadmissível. Por isso, a disponibilidade do seu site, aplicação ou e-mail por completo cria e aumenta um vínculo com o usuário/visitante, atendendo o que é básico para quem acessa e recebe informações.

Melhoria nos resultados da busca orgânica

A indisponibilidade pode gerar grandes prejuízos no que se refere a indexação do mesmo por parte dos mecanismos de busca como o Google. Certamente quem possui uma alta disponibilidade sai na frente nesse quesito.

Além desses itens apontados existem outros que também influenciam diretamente no sucesso do seu projeto na internet.

Na SAN possuímos ferramentas de monitoramento medindo sempre todos os serviços de vários locais do mundo, considerando vários parâmetros de todas as instâncias e servidores. Por esse motivo conseguimos comunicar com consistência a disponibilidade dos serviços prestados, impactando diretamente no sucesso de nossos clientes.