Nós apostamos que você entra em dezenas – ou até mesmo centenas! – de sites todos os dias. E, por mais que eles sejam sobre assuntos e empresas completamente diferentes, todos eles têm uma coisa em comum: um domínio. 

Você já parou para pensar o que é domínio e para que ele serve? 

De acordo com um estudo de 2018 da União Internacional das Telecomunicações, cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo. Isso é mais da metade de toda a população mundial! 

Todos os dias, sites são visitados e, para chegar até eles, é preciso que seja digitado o endereço de domínio. 

Neste artigo, responderemos às perguntas mais frequentes sobre o que é domínio, para que ele serve e, ainda mais importante, como conseguir o domínio perfeito para o site da sua empresa. Bastante coisa, não é mesmo? 

Este é um guia completo para você, que deseja colocar um site no ar, ou mudar o domínio de um site que já existe.

Sem mais delongas, vamos aprender mais sobre o assunto? 

Procurando pelo domínio ideal para o seu site? A SAN Internet pode ajudar.    

O que é o domínio de um site?

O domínio nada mais é do que um nome exclusivo para o seu site. Ele serve para tornar o endereço do site da sua empresa, ou blog pessoal, mais fácil de identificar e, consequentemente, de visitar. 

Afinal, em poucas palavras, o que é domínio? O domínio é o que aparece entre o “www.” e a extensão de domínio. Ele também pode aparecer depois do @ em seu e-mail profissional

Em suma, o domínio é o endereço que as pessoas usam para chegar até o seu site. Ele pode ser observado na URL. Por exemplo, o domínio da SAN Internet é o “www.saninternet.com”.

Porque ele facilita a compreensão do endereço de seu site, ter um domínio fácil de lembrar é considerado o primeiro passo na direção certa durante o planejamento de um site.

Sem o nome de domínio, o seu site só poderia ser identificado pelo número do IP, ou Internet Protocol. Cada número IP é composto por uma sequência de 4 conjuntos, que podem variar de 0 a 255. 

Ainda que estes números não sejam aleatórios, é possível dizer que eles não são nada amigáveis à memória humana, não é mesmo? Para resolver este problema, os domínios foram criados.

o que é domínio 2

O que significa nome de domínio?

Em poucas palavras, o nome de domínio é o que diferencia o seu site de todos os outros na internet. Ao digitar exatamente o nome de seu domínio na barra de endereços, o visitante consegue chegar diretamente ao seu site. 

O domínio é composto pelo nome de domínio, a categoria da extensão de domínio e o código do país. 

Usualmente, o nome do domínio é o mesmo nome da sua empresa, ou um termo análogo. Isso serve para que este nome seja facilmente identificado e associado à sua empresa, projeto pessoal, ou marca. 

Algumas das extensões de domínio mais comuns são o “.com” ou o “.net” mas elas estão longe de serem as únicas. 

Existem extensões de domínio para sites médicos, por exemplo, com o “.med”, ou sites educacionais, com o “.edu”. De qualquer forma, o “.com” é, sem dúvidas, um dos mais populares entre os usuários, sendo tomado quase como um sinônimo de um site. Por isso, muitas empresas optam por ele. 

Um outro elemento que compõe o domínio é o “.br” ou a extensão de domínio correspondente ao país de origem do site. 

Em outros países, é possível registrar um site apenas com o nome de domínio e a extensão de país – como, por exemplo, “meusite.co” para a Colômbia – mas no Brasil, o domínio precisa ser acompanhado de uma extensão. 

Como funciona o domínio?

Muitas pessoas se perguntam como funciona o domínio, uma vez que a maioria das pessoas estão acostumadas a visitar um site, mas não a estar por trás da administração de um.

Afinal, é preciso comprar um domínio? Se sim, essa é uma compra única, ou que precisa ser renovada de tempos em tempos? Eu posso mudar o meu domínio sempre que desejar? 

Realmente, as dúvidas em torno de o que é domínio e como ele funciona são muitas.

O primeiro passo para ter um domínio é encontrar um que esteja livre para o registro, ou seja, que ainda não seja usado por nenhuma outra empresa ou pessoa.  

Depois de encontrar o domínio perfeito, você deve registrá-lo. Lembre-se: o nome escolhido é exatamente o que será usado e você não pode alterá-lo de nenhuma forma depois do registro. 

Esse é o endereço que será utilizado por seus visitantes para chegar ao seu site, letra por letra. 

Mas, mesmo que você não goste tanto assim do seu domínio, não se preocupe, ele não é para sempre. Ele pode, ou não, ser renovado dentro de um período determinado de tempo, que costuma girar em torno de um ano. 

Para continuar a usar o domínio, você precisa renová-lo, pagando as taxas requeridas pelo processo. Essa é a única maneira de assegurar que o endereço do seu site é usado apenas pela sua empresa. 

o que é domínio 5

Para que serve o domínio de um site?

O domínio de um site é um endereço único, que serve para diferenciá-lo de todos os outros sites da internet de maneira amigável à leitura humana. 

Sites são disponibilizados por servidores, que os identificam por meio dos endereços de IP, uma sequência de números que pode ser bem difícil de lembrar no dia a dia. 

Por isso, o domínio de um site tem como intuito tornar a URL amigável aos usuários, sendo fácil de lembrar e tornando o acesso aos sites mais facilitado. 

Para encontrar o domínio perfeito para o seu site, utilize o nome da sua empresa e uma extensão de domínio fácil de lembrar, como o “.com”, por exemplo. 

Isso tornará mais fácil para que seus visitantes não apenas encontrem o seu site, mas também voltem a visitá-lo com mais frequência. 

Qual a diferença entre domínio e hospedagem de site?

O domínio pode ser conceituado como um nome, que é utilizado para ligar o seu site à sua hospedagem, facilitando o acesso de visitantes e melhorando a usabilidade da sua página.

A hospedagem, por sua vez, pode ser entendida como um espaço na internet onde o seu site fica alocado. É nela que é feito o armazenamento de dados e a hospedagem de arquivos que tornam o seu site acessível.

Em outras palavras, a hospedagem é o destino e o seu domínio é o endereço para que seus visitantes possam chegar lá. 

Como escolher o nome de um domínio?

Agora que você já sabe o que é domínio e como ele é importante para o sucesso do seu empreendimento, é possível que uma outra dúvida esteja surgindo em sua mente: “afinal, como escolher o nome de domínio perfeito para o meu site?”   

A verdade é que não existe uma fórmula única, que pode ser aplicada em todos os sites. Escolher o nome de domínio perfeito precisa levar em consideração fatores como o público-alvo, por exemplo.

Isso não quer dizer, no entanto, que não existam algumas boas práticas quando o assunto é escolher o nome de um domínio. 

Os domínios brasileiros devem ter no mínimo 2 e no máximo 26 caracteres, sem incluir a extensão de domínio. Eles não podem ser iniciados ou terminados por hífen. 

Ainda que caracteres acentuados sejam permitidos, não recomendaríamos a sua utilização, afinal, alguns servidores podem ter problemas para ler caracteres especiais.

Veja mais algumas dicas agora: 

O domínio precisa ser fácil de entender e digitar: ele precisa ser, acima de tudo, facilmente compreensível. Isso quer dizer que você deve evitar palavras de duplo sentido, palavras com mais de uma grafia e, se possível, evitar números. 

Priorize os dispositivos móveis: de acordo com dados da Statista, mais da metade do tráfego na internet vem de dispositivos móveis. Isso quer dizer que, frequentemente, o seu cliente vai estar usando um teclado pequeno para chegar ao seu site. Mantenha isso em mente! 

Mantenha-o curto: dependendo do nome da sua empresa, nem sempre é possível encurtar o domínio. Mas, ter um endereço curto ajuda seus visitantes a lembrar com mais facilidade e digitar sem problemas. Brinque com as abreviações e encurtamentos, asseguramos que valerá a pena!

o que é domínio 3

Use palavras-chave: se você tiver a oportunidade, não hesite em usar uma palavra-chave no seu domínio. Uma pesquisa da Higher Visibility mostra que 63% dos domínios com maior tráfego possuem palavras-chave no nome. 

Atente-se à extensão de domínio: ainda que o “.com” seja a escolha óbvia para muitas empresas, saiba que ela não é a única extensão possível. Existem muitas extensões disponíveis hoje e, se usadas estrategicamente, elas podem ser um grande impulso para o seu negócio. 

Quer saber mais sobre extensões de domínio? O próximo tópico é para você… 

O que é extensão de domínio?

A extensão de domínio pode ser definida como tudo que vem depois do nome da sua empresa na URL. O famoso “.com.br” é uma extensão de domínio, por exemplo, mas está longe de ser a única.

Ela é parte integral da sua URL e escolher uma boa extensão pode ser a diferença entre ter muitos visitantes orgânicos, ou nenhum. Existem dois tipos de extensões de domínio: o Country Code Top-Level Domain (ccTLD) e o Generic Top-Level Domain (gTLD). 

O ccTLD é uma extensão geográfica, que representa o país de origem do site. O “.br” é uma ccTLD, por exemplo. Enquanto isso, o gTLD podem ser formados por duas ou mais letras e podem ser usados por pessoas de todos os países. O “.net” e o “.org” são exemplos de gTLD. 

Para conferir uma lista com todas as extensões de domínio existentes hoje, visite o artigo da Wikipédia sobre o assunto. Para aprofundar os seus conhecimentos sobre algumas das principais extensões de domínio, visite o artigo da SAN Internet. 

Porque tenho que registrar um domínio?

Registrar um domínio é importante para garantir os direitos de propriedade daquele endereço, evitando que qualquer outra pessoa ou empresa – incluindo os seus concorrentes – possa utilizá-lo. 

Com um domínio específico da sua empresa, você também pode expandir o uso do nome da sua empresa para um blog, ou utilizá-lo em e-mails corporativos. Isso ajuda a sedimentar a imagem da sua companhia não só entre os clientes, mas também entre fornecedores e outros parceiros comerciais. 

Não ter um site, hoje, é como deixar a sua empresa totalmente no escuro. Cada vez mais, a digitalização dos negócios pede por uma presença digital robusta – e isso tudo começa com a escolha de um domínio. 

Como ter o domínio de um site?

Veja agora o passo a passo para ter o domínio de um site: 

Passo 1:  escolha uma extensão de domínio adequada para o seu negócio. Você pode checar todas as TDLs disponíveis aqui. 

Passo 2: visite a ferramenta de registro de domínio da SAN Internet e cheque se o domínio escolhido está disponível para sua compra. 

Passo 3: escolha o domínio ideal para sua empresa e faça o cadastro no site da SAN Internet, preenchendo os dados solicitados pelo formulário. 

Passo 4: efetue o pagamento da taxa de registro. As modalidades de pagamento aceitas são: cartão de crédito, boleto bancário, dentre outras. 

o que é domínio 4

O que fazer depois que comprar um domínio?

Depois de comprar um domínio é hora de colocar a mão na massa e começar a construir o seu site. 

Se você é um administrador de e-commerce, talvez seja o momento de pensar em como categorizar os seus produtos e melhorar o posicionamento orgânico. 

Por outro lado, se o seu site é voltado para criação de conteúdo, é hora de começar a abastecê-lo com todas as incríveis ideias que você tem a compartilhar sobre o seu produto. 

Você pode começar a conseguir tráfego para o seu site com campanhas de reconhecimento de marca, construindo uma relação com seus visitantes e fazendo-os voltar. Aproveite todo o potencial que um site pode trazer para a sua empresa! 

Encontre o domínio perfeito para o seu site com o nosso verificador de domínios. Visite agora!   

Conclusão

Neste artigo, nós falamos sobre o que é domínio, para que ele serve e como criar um. 

Explicamos alguns dos detalhes técnicos envolvidos na criação de um endereço personalizado, como as extensões de domínio, mas também demos dicas práticas de como encontrar o nome perfeito para o site da sua empresa. 

Agora que você já sabe o que é domínio, que tal encontrar um para sua empresa? A SAN Internet conta com muitos pacotes de hospedagem que já incluem a certificação de domínio, gratuitamente! 

Além disso, nós fazemos a transferência de domínio para a sua empresa, sem dores de cabeça. Visite nosso site para entender como podemos ajudar.