Atualmente, não há como fugir. A sua empresa precisa ter uma presença digital, ou é como se ela nem existisse. 

Os sites são plataformas importantes para centralizar informações, alcançar novos clientes e passar aquela imagem de profissionalismo que toda empresa deseja – e necessita. 

E, o primeiro passo para isso é saber como comprar um domínio, afinal, este será o seu endereço na web. 

Mas nem sempre encontrar o domínio perfeito é uma tarefa fácil. Com tantos sites por aí, pode ser que o nome que você deseja não esteja disponível. O que fazer nessas horas? Como comprar um domínio na internet com segurança? É muito caro? 

Você encontra a resposta para essas e outras dúvidas nos tópicos a seguir… 

O que é o registro de domínio?

Sabe aquele endereço que digitamos na barra de pesquisa para chegar em determinado site? Então… ele é o domínio.

Em termos simples, o registro de domínio é o processo pelo qual você compra essa determinada URL, a fim de garantir que mais ninguém possa usá-la. 

Registrar um domínio é, em muitos sentidos, parecido com patentear uma marca ou empresa. 

O endereço escolhido no registro de domínio é o que será usado por seus clientes e potenciais clientes para encontrar o site da sua empresa entre tantos outros, por isso, é importante caprichar na escolha. 

Registrar um domínio é importante para dar mais credibilidade à sua empresa, tornar o seu site facilmente acessível e, claro, vender mais. 

Leia também: O que é uptime do servidor?

É obrigatório o registro de domínio?

Se você quer um site para a sua empresa, o registro de domínio é, sim, obrigatório. 

Quando você registra um domínio você está, na verdade, comprando os direitos de uso daquele conjunto de letras e números. Isso garante que nenhuma outra empresa poderá utilizá-lo.  Uma grande vantagem competitiva, não? 

A criação de um domínio, no entanto, tem as suas regras: 

  • O domínio deve ter um tamanho mínimo de 2 caracteres e máximo de 26 caracteres, sem contar as extensões de domínio;
  • Os caracteres válidos são as letras de A até Z, e os números de 0 até 9;
  • O hífen pode ser usado, desde que não inicie ou termine uma frase;
  • A URL não pode conter apenas números
  • Caracteres especiais são permitidos:  à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç.

Vale lembrar que, para fins de registro, os endereços de domínio são comparados em buscas de equivalências de caracteres acentuados e o cedilha. Se houverem domínios equivalentes, o registro é impossibilitado. 

Você também pode gostar de ler: Site com vírus ou malware: saiba como identificar, remover e prevenir!

como comprar domínio

Quanto custa o domínio de um site?

O custo para adquirir o domínio de um site pode variar de acordo com o tipo de site que você pretende colocar no ar. No geral, no entanto, o investimento costuma ser baixo, girando em torno de R$ 50/ mensais para os domínios mais populares. 

Aqueles que buscam economizar vão gostar de saber que, com a SAN, o registro de domínio pode ser completamente gratuito. 

Em muitos de nossos planos de hospedagem de sites é possível conseguir domínios populares como o “.com”, “.net” e “.org” completamente de graça. Um ótimo negócio para quem está buscando começar um novo site.

Quanto custa um domínio já registrado?

Comprar domínios já registrados pode ser um negócio interessante, principalmente se a URL perfeita para a sua empresa já tem um dono. Apesar disso, este não é um investimento barato. 

Muitas pessoas registram domínios populares na esperança de vendê-los eventualmente. E, claro, os valores não são exatamente pequenos. Alguns domínios já registrados podem chegar às dezenas de milhares de reais, dependendo de sua popularidade. 

Apesar disso, podemos dizer que este é um investimento que vale a pena, principalmente se considerarmos os domínios mais populares, que tornarão a localização da sua empresa mais fácil e rápida para clientes. 

Leia agora: Armazenamento de dados: o guia completo do Data Storage

Quanto custa o domínio do Gmail?

O Google Workspace, anteriormente conhecido como GSuit, começa com a modesta quantia de R$24,30 mensais por usuário para o plano Business Starter. 

O serviço serve como uma hospedagem para serviços de e-mail , mas também é acompanhado por diversos recursos corporativos importantes, como o Hangouts e o Google Docs. 

Como comprar o domínio de um site?

Quer saber como comprar um domínio? Aqui vai o passo a passo: 

Passo 1:  Escolha uma extensão de domínio adequada para o seu negócio. O “.com” é o mais popular, mas existem muitas outras TDLs. Cheque todas as TDLs disponíveis aqui. 

Passo 2: visite a ferramenta de registro de domínio da SAN Internet para checar se o domínio escolhido está disponível para compra. 

Passo 3: escolha o seu domínio e faça o cadastro no site da SAN Internet, preenchendo os dados solicitados. 

Passo 4: efetue o pagamento da taxa de registro. Ele pode ser realizado por meio do cartão de crédito, boleto bancário, dentre outras formas de pagamento. 

Na hora de escolher o seu domínio seja criativo, mas opte por frases curtas e fáceis de se lembrar. Conhecer o seu público-alvo pode ser importante para entender quais as palavras-chaves mais importantes para o seu domínio. 

Você também pode gostar de ler: Melhores plataformas de e-commerce: qual escolher? [GUIA]

Qual o melhor lugar para registrar um domínio?

A internet está cheia de opções para registro de domínio! Compare preços e funcionalidades para entender qual a empresa que mais se adequa às necessidades do seu negócio no momento. 

A SAN Internet oferece o registro gratuito de domínios em muitos de seus pacotes de hospedagem de sites. Conte com as nossas soluções tecnológicas de registro de domínio e não pague nada mais por isso! 

Confira as melhores soluções em registro de domínio com a SAN Internet

como comprar domínio

Conclusão

Um domínio nada mais é do que o endereço da sua empresa na web. Registrar um domínio é importante para impedir que outras pessoas usem o mesmo endereço e prejudiquem a imagem de sua empresa. 

Neste artigo falamos sobre como comprar um domínio, a sua importância e como a SAN Internet pode ajudar. 

Nós também falamos sobre as regras para registrar um domínio e como fazer todo o processo. Esperamos que este artigo tenha sido útil! 

Para saber mais sobre hospedagem de sites e segurança digital, visite o blog da SAN