Muitas organizações acreditam que o servidor correto é um dos principais fatores para o crescimento do negócio. Porém, antes de ir às compras e adquirir um novo servidor, é importante escolher o processador para o servidor adequado.

Os processadores são componentes indispensáveis para qualquer computador. Sua função está diretamente relacionada com a utilização eficiente de dados. 

Nesse sentido, estamos falando de um mecanismo complexo, no qual um detalhe faz toda a diferença no desempenho. Para entender melhor seu funcionamento e como fazer a escolha correta, acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é um processador de servidor?

Sabemos que os servidores são responsáveis por armazenar dados e hospedar inúmeros sistemas de uma só vez. 

Enquanto que um desktop doméstico acomoda as necessidades de um único usuário, as máquinas empresariais contam com servidores mais robustos para gerenciar informações vitais da corporação.

Para que esses servidores apresentem um desempenho satisfatório e consigam lidar com o enorme fluxo de dados em uma organização, são necessários processadores de alta qualidade.

Por isso, processadores para servidores empresariais têm maior número de núcleos que os processadores para desktops, possibilitando completar mais tarefas ao mesmo tempo.

Componentes dos processadores

Um dos principais componentes dos processadores é a velocidade Clock. Ela é medida em GHz (Gigahertz) de forma bem simples: quanto maior seu número, mais rápida é a unidade.

O processador realiza cálculos e processa bilhões de dados por segundo. Então, em um uso intensivo — como para as atividades de uma empresa — as melhores respostas estarão em processadores com velocidade clock mais elevada.

A quantidade de núcleos, ou core, é outro componente importante dos processadores. Existem processadores core e multicore; ou seja, com um núcleo e com diversos núcleos em uma mesma peça — single core, dual core, core i3, core i5, core, i7 etc.

Também não podemos deixar de citar a memória cache. Trata-se de uma espécie de memória auxiliar, que reduz o tempo de transmissão de dados entre o processador e outras áreas do servidor. 

Por fim, temos a potência. Medida em Watts, representa a quantidade de energia consumida por segundo. 

Como escolher o processador ideal para seu projeto?

Para selecionar o melhor processador para servidor, é essencial considerar as características de configuração da peça, além das necessidades do seu empreendimento. A fim de te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas. Veja mais:

  • analise as configurações de hardware e software: liste os principais sistemas que deseja executar no servidor, bem como as recomendações de hardware de cada um. Com essas informações, fica mais fácil escolher um processador compatível;
  • defina o número de usuários simultâneos: o desempenho do processador dependerá do número de usuários simultâneos no servidor. Caso precise hospedar muitos usuários, talvez seja necessário adquirir um processador mais robusto;
  • considere o crescimento futuro da empresa: estude a taxa de crescimento anual da empresa para determinar quantos usuários simultâneos terá que se hospedar a cada 3 meses. Dependendo das informações, terá que adicionar mais processadores no servidor.

Processadores Intel: modelos e características

processador para servidor intel

A Intel é uma fabricante de processadores super conhecida no mercado. Sua popularidade se dá ao fato de que seus produtos são compatíveis com diversas opções de servidores. 

Para atender a diferentes demandas, a Intel comercializa processadores mais simples e baratos e alternativas mais caras e potentes. Veja a seguir os diferentes tipos de processadores Intel.

Linha Core

Um processador para servidor da Intel pode ser uma boa escolha, dependendo das necessidades do seu empreendimento. Na linha Core, temos as seguintes opções:

  • i3: processador voltado para realizar tarefas do dia a dia, como acessar a Internet, escrever documentos, assistir vídeos etc. Apresenta o melhor custo benefício da linha é comumente usado em notebooks e desktops familiares;
  • i5: processador de desempenho mais elevado, utilizado tanto em máquinas residenciais quanto comerciais. Consegue processar atividades mais pesadas, como programas de edição mais robustos;
  • i7: tido como o mais potente da família Core, é bastante usado para executar softwares de produção de conteúdo e projetos de edição de imagens. Esse processador apresenta de 6 a 10 núcleos, com foco em máximo desempenho;
  • i9: processador top de linha da Intel, voltado para projetos complexos, como da área de tecnologia. Possui entre 10 a 18 núcleos, suporte para SSD, NVMe, garantindo a última geração em desempenho.

Linha Xeon

Outra linha de processadores da Intel é a Xeon. São classificados em duas categorias diferentes:

  • processador de servidor Xeon E3: priorizam a performance de recursos visuais, se adequando às necessidades de uso mais profissionais. Operam com 4 núcleos e oferecem uma estabilidade melhor, além de suporte à memória ECC;
  • processador de servidor Xeon Scalable: possuem maior poder de processamento, indicados para demandas relacionadas ao processamento gráfico, como simulações e renderizações. Apresentam até 28 núcleos, e podem ser usados mais de um simultaneamente.

Processadores AMD: modelos e características

processador para servidor amd

Outra grande empresa de processador para servidor é a AMD. Liderando o mercado ao lado da Intel, seus produtos oferecem custo menor, mas sem comprometer o desempenho. 

A empresa comercializa diferentes tipos de processadores, capazes de se adaptarem a máquinas diversas. Confira mais a seguir.

AMD Ryzen

O processador AMD Ryzen se destaca pela performance superior. Possuem até 16 núcleos e são ideais para gerenciar “megatarefas”. Subdividem-se entre Ryzen 3, 5 e 7, sendo que cada um possui uma usabilidade específica, da mesma forma que os da linha Core da Intel. 

AMD Ryzen PRO

O processador de servidor AMD Ryzen PRO é bastante semelhante aos Ryzen tradicionais. Entretanto, são compatíveis com a memória RAM ECC e possuem o foco em maior durabilidade e estabilidade. 

Conclusão

Essas foram as informações sobre processador para servidor que trouxemos para você. 

Na hora de escolher o ideal, tenha em mente que os processadores da Intel são melhores quando existe uma necessidade maior de desempenho, estabilidade, durabilidade e a empresa realiza atividades complexas e robustas.

Já os processadores da AMD são ideais para quem busca uma opção com bom custo-benefício e não deseja utilizá-los para a execução de programas a longo prazo, com longas renderizações.

Gostou das nossas dicas? Então, conheça as soluções de Servidor Dedicado da SAN Internet e transforme seu negócio online!