Com os avanços da tecnologia, muitas empresas conseguiram aprimorar seus processos operacionais. No caso dos sistemas de rede e armazenamento, logo pensamos nos servidores. Para otimizá-los, já se fala na utilização de SSD para servidor.

SSD (Solid-State Drive) é uma evolução dos HDDs — os populares discos rígidos. Essa tecnologia é fabricada em volta de um circuito integrado semicondutor, sem qualquer parte móvel. Assim, realiza o armazenamento com mais eficiência, em relação aos HDDs.

Quer aprender mais sobre o uso do SSD nos servidores e suas vantagens? Acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é SSD e como é usado em servidores?

A sigla SSD pode ser traduzida como “Unidade de Estado Sólido”. Também conhecido como flash disk, é usado para armazenar informações permanentemente — como o HDD —, seja em servidores ou computadores pessoais. 

Conforme dissemos inicialmente, o SSD não utiliza um disco físico para gravar dados, e sim circuitos integrados. Isso significa que, por não ter partes móveis, ele usa somente ferramentas eletrônicas para fazer seu trabalho. 

Tais propriedades oferecem uma hospedagem mais eficiente para uma página web, otimizando a aplicação.

SSD x HDD: diferenças entre os tipos de armazenamento

As principais diferenças entre o uso de HDD (Hard Disk Drive) ou SSD em servidores está em sua construção e funcionamento.

No caso do HD, é composto por um ou mais discos giratórios, além de um braço mecânico que fica responsável por ler e gravar dados nos discos. 

Para que isso aconteça, esse disco deve girar ao mesmo tempo em que o braço se move no exato local onde a informação será armazenada.

Consequentemente, a velocidade de leitura ou gravação depende da capacidade de rotação do HD e do posicionamento do braço sobre a região de armazenamento. Assim, todo esse processo deixa a desejar no quesito velocidade. 

Outro ponto importante é a fragmentação de dados. Em um disco rígido tradicional, a gravação acontece em pontos específicos do disco magnético. 

Então, um único arquivo pode ser armazenado em áreas diferentes do HD, gerando mais lentidão na leitura dos dados.

Por outro lado, um SSD não conta com tantos componentes como o HDD. Como te explicamos logo acima, todas as suas leituras e gravações acontecem por meio de um circuito eletrônico. 

Na prática, sua construção é semelhante a de um pen-drive, porém, com velocidade de armazenamento superior. Por isso, aqui não há o “problema” de arquivos fragmentados. Afinal, a velocidade de acesso é igual em todo o dispositivo. 

Benefícios da hospedagem em SSD

ssd em servidores benefícios

Considerando o funcionamento do SSD, fica fácil entender que a tecnologia pode oferecer recursos mais utilizados na hospedagem de um site. Veja a seguir outras vantagens de utilizar essa aplicação. 

Escalabilidade

Como a tecnologia  apresenta pouco desgaste em relação ao tempo de uso, uma hospedagem SSD representa uma solução econômica e escalável para qualquer negócio em ascensão. 

Com isso, a necessidade de substituições é reduzida, bem como o custo de hospedagem. 

Segurança dos dados

Outro benefício do uso de SSD em servidores é a confiabilidade. Como estamos falando de um dispositivo sem peças removíveis, as chances de falha são bem menores. Assim, a segurança dos dados é garantida.

Banco de dados organizado

Mais um benefício do SSD para servidores é a performance otimizada do banco de dados. Nesse equipamento, as lentidões são quase inexistentes, mesmo em situações em que há o processamento de muitos dados em conjunto. 

Além disso, o SDD ainda torna o banco de dados mais organizado, beneficiando o armazenamento de forma interligada.

Desempenho

Com o SSD em servidores, vimos que seu maior destaque é a velocidade, garantindo uma excelente performance. Isso garante uma agilidade no tempo de acesso às informações do banco de dados, o que representa um diferencial para sites com alto tráfego. 

Ao comparar o tempo de resposta do SSD com o de um HDD, notamos que é de até 20 vezes maior. Afinal, o desempenho do disco rígido está ligado com seu número de rotações — algo entre 5.400 e 7.200 RPM (Rotações por Minuto) em computadores.

Já nos servidores, as rotações chegam a até 15 mil, o que significa que os dados são acessados a cada 20 milissegundos logo após a solicitação do usuário. Com o SDD, esse tempo cai para 0,2 milissegundos.

Disponibilidade

O modelo SSD otimiza o uptime do servidor, ou seja, o tempo em que as informações ficam disponíveis para o usuário. 

Isso porque, a solução oferece uma taxa de leitura de dados bem maior, em comparação com o HDD. Trata-se de um enorme diferencial para sites com alto tráfego. 

SAN Cloud: soluções de hospedagem em servidores SSD

ssd em servidores san cloud

Com mais de 23 anos de atuação no mercado de tecnologia, a SAN Internet oferece credibilidade e experiência para ajudar qualquer empresa a crescer no meio digital. 

Suas soluções de hospedagem em servidores SSD permitem criar instâncias elásticas, oferecendo suporte ao seu negócio, à medida em que ele cresce, sem precisar migrar informações valiosas. Com a SAN, sua empresa ganha:

  • mais elasticidade;
  • mais performance;
  • mais agilidade;
  • mais segurança;
  • suporte especializado.

Servidores VPS com SSD NVMe

Com a solução Cloud Server, você consegue criar máquinas virtuais (VPS) com SSD-NVMe para otimizar seus projetos. Trata-se de uma ótima opção custo-benefício para crescer no meio virtual. Veja a lista de vantagens da hospedagem em SSD-NVMe da SAN:

  • anti-DDos;
  • usuário ROOT;
  • discos SSD NVMe;
  • IPV4/IPV6 Dual Stack;
  • disco adicional;
  • tráfego ilimitado.

Conclusão

Como você viu por aqui, o uso de SSD em servidores de hospedagem é uma excelente alternativa para otimizar seu negócio online, seja para melhorar a experiência do usuário ou a performance da página.

Além disso, é importante contar com provedores de hospedagem de credibilidade, capazes de oferecer as soluções que seu empreendimento necessita. 

Caso seu negócio seja de pequeno ou médio porte, talvez seja uma boa estratégia implementar o SSD em sua hospedagem. Afinal, ganhará mais escalabilidade conforme sua organização se desenvolve no mercado.

Gostou deste artigo? Conheça as soluções em Cloud da SAN Internet e transforme os processos do seu negócio online!