Antes de explicar para você o que é o Cloud Server Gerenciado, você precisa entender o que é o Cloud Computing.

Esse termo refere-se ao conceito de computação em nuvem, utilizando dados (memória e armazenamento) de computadores e servidores totalmente conectados, também conhecido como computação em grade.

O gerenciamento de servidores em nuvem é um ambiente totalmente controlado, deixando você e seus dados seguros sem a necessidade de se preocupar com o servidor.

Com o gerenciamento do servidor você não se preocupa com seu ambiente em nuvem.

Servidor em nuvem

Para o monitoramento do uso dos recursos, processos e usuários, uma equipe especializada acompanha os logs e fazem buscas por ameaças no servidor.

Lembrando que o servidor deve ser otimizado, garantindo um ambiente de alto desempenho e alta disponibilidade.

Resumindo, no Cloud Server Gerenciado, seus esforços são totalmente dedicados ao desenvolvimento de suas aplicações. Não é necessário que você ou sua equipe tenha conhecimento em servidores ou infraestrutura.

Diferença entre Cloud Server e Cloud Server Gerenciado

Entenda a diferença entre Cloud Server e Cloud Server Gerenciado.

Cloud Server

Ao contratar um ambiente de Cloud Server você terá uma estrutura na nuvem que irá suportar seus sites, emails e outras aplicações. Essa estrutura garante maior estabilidade, já que você pode deixá-la conforme sua necessidade (espaço e desempenho).

Ainda falando do Cloud Server não gerenciado a responsabilidade pelo servidor é do cliente, o único trabalho da hospedagem é garantir que o serviço esteja sempre disponível.

Todo o controle do sistema operacional, backup, monitoramento, configurações dos serviços web, o cliente fica responsável.

Isso exige conhecimento técnico para administração, configurações, instalações e/ou atualizações.

Cloud Server Gerenciado

Aqui você pode determinar quais as características do servidor, como as configurações, sistema operacional e as aplicações que você necessita.

O monitoramento, backup e suporte nesse caso é gerenciado pela empresa de hospedagem. O cliente apenas solicita para a empresa de hospedagem quais configurações e aplicações ele precisa que seja instalada e/ou configurada.

Uma das principais vantagens do Cloud Server Gerenciado é o suporte especializado, onde todo o servidor é gerenciado pela equipe comprometida em fazer um bom acompanhamento.

Também a otimização é fundamental, pois torna a hospedagem de sua aplicação mais rápida e confiável, sem pagar caro por adicionais.

Esse serviço é recomendado para quem procura praticidade e deseja aplicar seu tempo disponível nos negócios.

Diferença entre Privada, Pública e Híbrida

Privada

A nuvem privada (private cloud) é construída em um data center privado, ou seja, é exclusivo para um único usuário ou empresa.

Pública

Já a nuvem pública (public cloud) os serviços são hospedados em uma nuvem compartilhada.

Híbrida

As nuvens híbridas possuem os dois modelos acima (privada e pública). Com isso é possível uma nuvem privada utilizar recursos de uma nuvem pública.

Tipos de computação em nuvem

O Cloud Computing possui três principais tipos:

Infraestrutura como serviço (IaaS)

Aqui você e sua equipe gerenciam os servidores, a segurança/firewalls de rede, banco de dados, e suas aplicações. O IaaS ajuda a evitar gastos e gerenciar seus próprios servidores.

Plataforma como Serviço (PaaS)

Nesse serviço você gerencia apenas suas aplicações. Onde os desenvolvedores ganham uma framework na qual eles podem construir e customiza as aplicações. Tornando o desenvolvimento e a execução das aplicações simples e eficientes.

Software como Serviço (SaaS)

No SaaS todo o serviço é gerenciado pela equipe especializada do provedor, se responsabilizando por a estrutura necessária para a disponibilização da aplicação/sistema. Esse serviço representa o maior mercado de Cloud Computing e vem crescendo constantemente. O SaaS utiliza a web para fornecer aplicações que são administradas e acessadas pelo cliente.

Vantagens da nuvem

As vezes você pode se perguntar por que tantas empresas estão migrando para o Cloud Server? Simples, a computação em nuvem aumenta a segurança, o desempenho e traz muitos outros benefícios.

É bem visível a economia gerada pela computação em nuvem. Com ela seu negócio reduz gastos com equipamentos como servidores, além do tempo que é necessário para o gerenciamento do serviço. Veja outras vantagens abaixo:

Acessibilidade

Como todos os dados estão na nuvem, a acessibilidade desses arquivos é outra vantagem do Cloud Computing. Se estiver logado e conectado, você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar.

Flexibilidade

Você pode alterar a infraestrutura do seu servidor com facilidade, conforme a necessidade do seu negócio.

Equipe de TI

A equipe de TI não terá sobrecarga em relação a servidores e aplicações. Assim é possível manter o foco em novas estratégias de crescimento para os negócios.

Motivos para escolher a SAN

Suporte especializado

Com profissionais especializados, a SAN oferece suporte através de chat, telefone e tickets com respostas rápidas e assertivas.

Migração gratuita

Mudar de host é uma tarefa nada fácil. Então deixe o trabalho complicado para a SAN.

Data Center

Data center seguro, de alto desempenho, em constante melhoria, e alta disponibilidade.

Discos SSD

Com o SSD você ganha performance nas leituras e gravações, tornando mais rápido as consultas e exibições das suas aplicações, super recomendado para e-Commerce e aplicações que precisam de velocidade.

Conclusão

O Cloud Server traz muitas vantagens para sua empresa, e com o gerenciamento esse processo se torna muito mais vantajoso.

Os servidores na nuvem possuem estabilidade, velocidade e segurança.

E também seus upgrades (aumento de CPU, memória ou espaço em disco) são mais acessíveis e práticos de fazer.

Não perca mais tempo, consulte a equipe da SAN e migre agora mesmo sua aplicação para o Cloud Server Gerenciado.