Todo o processo de criar um site e colocá-lo no ar exige muita dedicação por parte dos desenvolvedores. Nesse contexto, muitas pessoas acreditam que, após o lançamento da página, é hora de relaxar, pois o trabalho árduo chegou ao fim.

Contudo, a manutenção de sites é uma etapa essencial para mantê-lo em pleno funcionamento a longo prazo. Ela consiste na atualização e melhoria contínua da estrutura e protocolos de segurança da página.

Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir para aprender os fatores essenciais de uma boa manutenção. Sem isso, sua página dificilmente trará os resultados desejados para o negócio. Confira!

Como fazer a manutenção de sites? 7 ações essenciais

Uma gestão de manutenção preventiva site é indispensável para evitar problemas futuros. Com os serviços de manutenção adequados, você consegue melhorar a experiência do usuário como um todo, além de incentivar o crescimento da sua empresa.

Entretanto, é comum que algumas organizações negligenciem essa etapa, especialmente quando há limitações no orçamento. 

Porém, deixar a página rodar e esperar pelos “defeitos” é muito prejudicial para a saúde do empreendimento. Sendo assim, os principais motivos para investir nesse cuidado são:

  • evita problemas mais caros;
  • melhora a otimização dos mecanismos de pesquisas;
  • mantém a página atualizada e atrativa para o público;
  • ajuda a aumentar o número de acessos no site.

Com tantos benefícios, fica evidente o quão necessário é fazer essa manutenção. Veja a seguir os passos essenciais para isso.

1. Avaliar a experiência do usuário

Parte de uma experiência de usuário positiva com seu site é a responsividade em diferentes dispositivos. Atualmente, os visitantes acessam suas páginas favoritas por meio de aparelhos, diversos, com smartphones, tablets, computadores ou até mesmo Smart TVs.

Entretanto, você não tem como adivinhar por qual aparelho seu público acessa sua página. Nesse sentido, é importante que ele seja adaptado para rodar nos mais variados tipos de tela.

Possui mais de um dispositivo no escritório? Abra seu site em todos eles e verifique como ele se comporta em cada tela.

2. Ajustar páginas e conteúdos antigos

Outro ponto fundamental na hospedagem e manutenção de site é a atualização de conteúdo e estrutura da página. Pode parecer algo pequeno, mas ter conteúdos desatualizados prejudica o branding do seu negócio.

Imagine se um cliente em potencial encontra um serviço oferecido pela sua empresa no portal corporativo, mas descobre que ele não existe mais. Ou então, visitar o blog da empresa e perceber que o último artigo publicado foi há mais de 5 anos.

Esses detalhes afetam negativamente a imagem e reputação da sua organização. Do ponto de vista do consumidor, ele entende que sua marca não tem compromisso com o público e nem se importa em oferecer informações de qualidade.

3. Verificar atualizações de segurança

manutenção de sites segurança

Cuide para que as instalações de softwares, pacotes de segurança, correção de bugs e outros aspectos — que podem prejudicar o desempenho da sua página se não forem atualizados — sejam feitas frequentemente.

Qualquer falha na instalação de um desses pacotes pode comprometer a segurança do seu site, o sistema operacional, o servidor, o banco de dados, entre outros.

Outro ponto que merece destaque é a renovação dos nomes de domínio. Evite que o prazo de renovação expire; deixar isso acontecer é abrir brechas para que seus concorrentes tomem posse do seu nome de domínio. 

4. Realizar Backups periódicos

Mais um fator indispensável em uma boa atualização e manutenção de sites é fazer a verificação de backup e atualizar datas e avisos de direitos autorais. 

No caso do backup, cuide para que ele seja realizado anualmente. O ideal é armazenar os dados da página em um serviço de hospedagem de qualidade. Por isso, acompanhe seus desenvolvedores para assegurar que os backups estão sendo feitos periodicamente.

Já para a questão dos direitos autorais, é importante atualizar qualquer data ou referência específica ao seu negócio em todo o site. Conforme dissemos logo acima, informações obsoletas passam uma imagem negativa para o público.

Nunca perca dados novamente! Conheça o Backup na Cloud mais avançado para site e bancos de dados.

5. Acompanhar velocidade de carregamento

Um aspecto que também prejudica bastante o desempenho e o número de acessos e sua página é a velocidade de carregamento. Quanto mais demorado for o carregamento da sua página, menos tempo seu público passará em seu site.

Então, teste, pelo menos, uma vez ao mês a velocidade da página, para entender o que faz seus visitantes saírem rapidamente. Abas lentas podem ser causadas por uma hospedagem ruim, mídias pesadas demais e códigos do site não otimizados.

Felizmente, existem ferramentas que permitem verificar a performance de uma página, bem como diagnosticar seus problemas.

6. Atualizar e implementar novas tecnologias

Com o tempo, qualquer tecnologia tende a ficar desatualizada. No caso dos sites, o mesmo acontece com os CMS, módulos e outras linguagens de programação utilizadas em sua construção.

Quando isso acontece, seu portal encontrará problemas para ser indexado nos mecanismos de busca e visualizado em navegadores mais recentes. Porém, o prejuízo mais grave é sempre o da segurança. 

Usar tecnologias desatualizadas é dar chance para invasores hackearem a sua página. Com isso, poderá roubar dados de clientes e outras informações confidenciais para o negócio.

7. Execute testes de usabilidade do usuário

manutenção de sites usabilidade

A forma como as pessoas utilizam a Internet e seus recursos muda bastante com o tempo. Uma página que era rápida e responsiva há 10 anos, já não funciona da mesma forma atualmente.

Assim, garanta que seu site continue sendo intuitivo e fácil de navegar para seus visitantes. Reserve um período na agenda da empresa para realizar diversos testes de usabilidade, velocidade e responsividade.

Uma dica para melhorar essa avaliação é contar com o suporte de especialistas no assunto, que não acompanham os processos do seu negócio de perto. Isso porque, seu olhar não estará “viciado” e, portanto, poderá identificar falhas mais facilmente. 

Depois disso, trace soluções para evitar que os mesmos problemas retornem. Afinal, de nada vale realizar os testes se você não transformar as informações colhidas em insights para melhorar seu negócio.

Conclusão

Viu como é indispensável fazer a manutenção de sites? Siga as recomendações que passamos e cuide para que sua página esteja sempre atualizada e bem estruturada. Assim, poderá manter o engajamento do seu público e a relevância da sua marca.