De acordo com dados da Pew Research, aproximadamente 92% das pessoas na internet utilizam este recurso, sendo 61% delas diariamente. Você está entre essas pessoas? 

Atualmente, é difícil encontrar quem não tenha um e-mail, afinal, eles são parte essencial de serviços na internet e um canal de comunicação muito forte ainda hoje. 

Poucas pessoas, no entanto, têm consciência de todos os recursos que estão em segundo plano e que permitem que o serviço seja usado corretamente. O SMTP é um desses recursos!

Neste artigo explicaremos o que é o SMTP, como ele funciona, dentre muitas outras dúvidas. Leia agora…

O que é SMTP e como funciona?

SMTP é a sigla para Simple Mail Transfer Protocol, o que pode ser traduzido livremente como “Protocolo Simples de Transferência de Correio”.

Quando navegamos na web, nosso computador está em constante comunicação com os servidores. O papel dessa comunicação é assegurar que determinados protocolos e regras estão sendo seguidos para que, então, os conteúdos sejam acessados e disponibilizados corretamente.

Em termos práticos, portanto, o SMTP é um conjunto de protocolos que permitem a leitura e o envio de e-mails. Quem diria que um processo tão simples seria tão sofisticado, não é mesmo? 

O papel do SMTP é receber as comunicações e entregá-las ao seu destinatário final. Este é um processo que acontece quase que automaticamente para o usuário mas que, se apresentar falhas, pode comprometer a entrega das mensagens.

Leia também: Servidores de hospedagem: quais os principais tipos e qual escolher

O que é um servidor SMTP?

Um servidor SMTP nada mais é do que um computador que faz o serviço de intermediação entre os envios e recebimentos de mensagens de e-mail. Ele é o responsável por receber todas as informações e dados contidos na mensagem do remetente e direcioná-las para um  servidor POP/IMAP , que mandará as mensagens para a caixa de entrada do destinatário. 

O SMTP é importante porque, sem ele, seus e-mails podem ser classificados como SPAM, falhando em ser entregues na caixa de entrada do usuário. Este é um problema bem grande, principalmente para empresas, que dependem grandemente da comunicação por e-mail com clientes, fornecedores e entre funcionários. 

Como saber qual é o meu servidor SMTP?

Saber qual é o seu servidor SMTP não é um processo complicado. Para entender o que fazer, veja os passos abaixo: 

Passo 01: Abra o prompt de comando. Para isso, basta clicar na tecla “Windows” + R e depois, digitar o termo “CMD” na caixa de pesquisa.

Passo 02: Com o prompt de comando aberto, digite “ping.smtp.mysite.com” ou “ping mail.mysite.com”, sem as aspas. O sistema retornará com o nome do servidor uma vez que ele atender à sua solicitação. 

Passo 03: Anote o nome do seu servidor para futura referência. 

Você também pode gostar de: O que é uptime do servidor? 

smtp

Como acontece o funcionamento básico de uma operação SMTP?

Uma vez que o seu computador está conectado a um provedor de e-mails, o SMTP fará todo o trabalho de receber e enviar as suas mensagens por meio da conexão com outros servidores.  

O funcionamento básico e técnico de um SMTP pode ser resumido da seguinte forma: 

  • Seu computador faz o envio do e-mail, junto com informações do destinatário; 
  • O servidor de e-mail, então, conecta-se ao SMTP do endereço de destino; 
  • O SMTP localiza o IP destinatário para entregar a mensagem; 
  • Após localizar o IP, os servidores SMTP do remetente e destinatário se comunicam, fazendo a mensagem chegar corretamente. 

Qual é o SMTP do Gmail?

Essas são as principais informações sobre o SMTP do Gmail: 

  • Servidor SMTP: smtp.gmail.com;
  • Usuário SMTP: seu e-mail. Por exemplo: Seu_Email@gmail.com;
  • Senha SMTP: sua senha da conta Gmail;
  • Porta SMTP: 587;
  • TLS/SSL: requeridos.

Como configurar o SMTP?

Sempre que precisar definir um cliente de e-mail é preciso, antes, configurar um servidor SMTP. Ao contrário do que muitos podem pensar, esta não é uma tarefa complicada. 

Veja agora os passos a serem seguidos para configurar o SMTP: 

Passo 01: Vá em “Configurações da conta” em seu e-mail; 

Passo 02: Clique na opção “Servidor de saída (SMTP)”; 

Passo 03: Clique em “Adicionar” e preencha as informações demandadas na página. 

Confira o artigo: MSP: como escolher o provedor de serviços gerenciados? (Guia)

Como saber qual é a porta do SMTP?

Quando você está gerenciando um cliente de e-mail, a dúvida sobre qual a porta ideal para o SMTP pode surgir. 

Antes, vale lembrarmos que as portas de um computador nada mais são do que os pontos finais de comunicação entre a máquina e a rede. Existem diversos tipos de portas e elas servem para facilitar a gestão de processos dentro do computador. 

A porta SMTP padrão é a 25. Apesar disso, ela também é muito afetada pelo tráfego de SPAM e malware, o que a torna uma opção menos eficiente para alguns IPs. Nesse caso, as portas 587 ou 465 podem ser testadas para evitar o bloqueio. 

A porta 587 é a ideal para servidores que utilizam TLS ou conexões não-encriptadas. Enquanto isso, a porta 465 é a ideal para conexões via SSL. 

Confira as melhores soluções em hospedagem web! 

Conclusão

Dados de mercado mostram que 61% das pessoas que têm um endereço de e-mail o utilizam diariamente. E, sem o SMTP, a maior parte dessas comunicações não poderiam chegar aos seus destinatários! 

O SMTP, ou Simple Mail Transfer Protocol, é um conjunto de protocolos que permite a troca de mensagens entre diferentes endereços de e-mail. Sem ele, seus e-mails poderiam cair repetidamente no SPAM, limitando a  sua habilidade de se comunicar com esta ferramenta tão importante. 

Neste artigo, falamos sobre o que é o SMTP, para que serve e como configurá-lo. Para saber mais sobre estes e outros assuntos, visite o blog da SAN Internet. Nele, temos conteúdos completos sobre servidores, segurança na web e muito mais. 

A SAN é uma das provedoras de hospedagem mais tradicionais do Brasil. Com diversas soluções tecnológicas para o seu negócio, temos serviços relacionados à compra de certificados SSL, servidores e hospedagens de diversos tipos. Visite nosso site para falar com um de nossos especialistas!