O e-mail faz parte da rotina da maioria das pessoas e ainda é a ferramenta de comunicação mais forte no ramo empresarial, e na maioria dos casos os colaboradores de uma empresa utilizam um client de e-mail como Outlook ou Thunderbird para organizar suas mensagens.
Para que estas ferramentas de e-mail funcionem é preciso configurá-las corretamente, e existem duas formas de fazer isso, configurando o e-mail como IMAP ou POP3. Estes dois tipos de configurações são os protocolos padrão para o recebimento de e-mails.
Apesar de ambos serem protocolos de recebimento de e-mail, trabalham de forma diferente, veja abaixo a diferença entre estes dois tipos de configuração e determine qual é a melhor opção para você.
O que é POP3?
O protocolo POP3, ou Post Office Protocol, é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e faz o download de todos os e-mails da caixa de entrada para o computador.
Isso permite que seja liberado mais espaço no servidor e ainda seja feita uma cópia de segurança, que fica disponível por um tempo determinado.
Quando se utiliza o POP3, o backup dos arquivos não pode ser feito na conta do servidor. Em vez disso, ele é realizado no próprio dispositivo que o utiliza. Veja agora alguns dos prós e contras de se utilizar o POP3:
Prós
- As mensagens serão armazenadas no seu computador, de forma que poderão ser lidas mesmo sem internet;
- Pesquisas de mensagens serão executadas mais rápidas, pois a busca é feita em seu próprio computador sem usar internet;
- Não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, as mensagens são baixadas para o seu computador assim que identificadas no servidor.
A principal vantagem do POP3 é que as mensagens são retiradas do servidor e você não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, assim você não precisa aumentar o plano de hospedagem de e-mail regularmente.
Porém a grande desvantagem é que as mensagens estão apenas no seu computador e se você não faz backups regulares corre o risco de perdê-las.
Contras
- Seu computador pode ser infectado facilmente, uma vez que as mensagens são 100% salvas no disco do seu computador;
- Corre o risco de perder todas as suas mensagens diante de um problema físico no seu computador, caso não tenha nenhuma rotina de backup;
- Seus e-mails são gerenciados apenas em um dispositivo e em nenhum outro lugar. Assim que o POP3 identifica uma mensagem no servidor, ela é baixada para seu computador, tirando a possibilidade de outro dispositivo baixar a mensagem também.
O que é IMAP?
O protocolo IMAP, ou Internet Message Access Protocol, é o protocolo de e-mail que sincroniza as chegada de e-mails no computador por meio da internet. Esse é o protocolo ideal para pessoas que têm acesso às contas em diferentes dispositivos.
Ao utilizar o protocolo IMAP, as rotinas de backup são todas realizadas no servidor. Veja agora alguns dos prós e contras do IMAP.
Prós
- Todas as mensagens de e-mail são armazenadas no servidor e não ocupam espaço em seu computador;
- Não corre o risco de perder suas mensagens mesmo se seu computador apresentar problemas;
- Você pode acessar seu e-mail em diversos dispositivos, uma vez que todos consultam as mensagens no servidor sem baixá-las.
Contras
- Sem possibilidade de ler seus e-mails caso não tenha acesso a internet;
- Caso o provedor de e-mail não efetue backups regularmente, você pode perder suas mensagens por uma falha física no servidor;
- As mensagens ocupam o espaço em disco do servidor, obrigando você a fazer limpezas ou upgrades de plano de hospedagem de e-mail regularmente.
Se você tem acesso constante à internet, o IMAP é uma boa escolha, levando em conta que a maioria dos servidores de e-mail executam backups regularmente, suas mensagens estão seguras e ainda é possível acessá-las em diversos dispositivos.
Periodicamente será necessário efetuar uma limpeza nas suas mensagens, ou será necessário adquirir um plano de hospedagem de e-mail maior sempre que acabar o da sua caixa de e-mail no servidor.
IMAP x POP3 – Diferenças entre os protocolos
De maneira resumida, a diferença entre os dois protocolos está na forma em que lidam com a troca de mensagens que acontece por e-mail.
Enquanto o POP3 limita um pouco mais a produtividade por conta do armazenamento interno, o IMAP soluciona esse problema oferecendo mais conectividade e mobilidade à operação.
Por outro lado, o POP3 oferece mais controle, uma vez que o armazenamento é feito em um HD, o que dá mais segurança para arquivos importantes.
No POP3 os e-mails podem ser gerenciados de maneira restrita, enquanto no IMAP, as mensagens estão sempre atualizadas no servidor, o que pode ajudar a evitar o compartilhamento de informações desatualizadas.
Qual configuração usar?
Levando em consideração os prós e contras de cada configuração, assim como as suas particularidades, é possível dizer que a escolha do protocolo ideal depende apenas das necessidades da empresa.
Seja o IMAP ou POP3, ambos os protocolos têm pontos que podem ser ideais para as necessidades de seus colaboradores. Eles também podem ser combinados para uma camada extra de proteção e comodidade.
Conclusão
Neste artigo te ajudamos a escolher entre o IMAP ou POP3 mostrando alguns dos pontos fortes e fracos de cada protocolo de recebimento de e-mail.
No fim das contas, é impossível dizer que um é melhor do que o outro, sendo necessária uma análise profunda do perfil dos usuários para que a escolha ideal seja feita.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e que lhe ajude a escolher a configuração mais adequada para os seus e-mails, seja ela o IMAP ou POP3.
O IMAP ou POP3 são protocolos cuja a única função é receber e-mails, se você deseja saber como funciona o protocolo de envio, veja aqui – O que é SMTP?
Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a escolher entre IMAP ou POP3, compartilhando este artigo com seus amigos.