Se você já gerenciou um site que usa WordPress, provavelmente já se deparou com o arquivo .htaccess. O WordPress o cria automaticamente durante a sua instalação, tudo para garantir a inclusão dos permalinks do site. 

Apesar de ficar “escondido” na pasta de configurações, o arquivo .htaccess é muito importante para a construção de um site mais seguro e eficiente. Neste artigo, falamos sobre a importância deste arquivo, sua função e como configurá-lo corretamente. 

Vamos aprender mais sobre o .htaccess?

O que é o arquivo htaccess e qual é a sua função?

O arquivo .htaccess é um dos primeiros arquivos criados durante a instalação do WordPress, sendo essencial para o funcionamento correto da plataforma.

Este também é o primeiro arquivo lido pelo servidor sempre que algum visitante entra em seu site. 

Quando se está buscando entender o que é o arquivo .htaccess, essa analogia pode ser útil: ele é como um manual de instruções, que diz para o servidor do seu plano de hospedagem quais as pastas que podem ser acessadas, e quais devem ser mantidas intactas.  

O arquivo .htaccess pode ser usado para proteger pastas com senha – sendo um poderoso recurso de segurança digital – proibir o carregamento de imagens para outros sites, permitir o uso de URLs amigáveis, dentre muitos outros recursos úteis. Veja agora alguns deles: 

Redirecionamento de página

Uma das funções deste importante arquivo é redirecionar uma página para outro endereço. Isso é especialmente útil quando o visitante faz o requerimento de uma página que não está mais disponível no site. 

O comando que permite o redirecionamento é o seguinte:  

Redirect 301 /url_anterior/ https://www.seusite.com/nova_url

Limitar o tamanho de uploads de arquivos no site

O limite de uploads para o WordPress é de 2 MB. Este é um tamanho confortável para alguns sites, principalmente quando se faz o upload de fotos, apenas. Mas, para outros, o limite de 2 MB pode ser muito pequeno. 

O arquivo .htaccess permite atualizar este limite de uploads de forma a equilibrar a necessidade do site e a sua performance de carregamento. 

Para determinar o limite ideal do upload, use o seguinte código:

php_value upload_max_filesize 64M

Aumentar proteção do site

O .htaccess também pode ser configurado para proteger, evitando o acesso à páginas restritas, por exemplo. O código para configurar esta funcionalidade é o seguinte: 

Order Allow, Deny
Allow from all
Deny from 123.456.78.90 ou Deny from sitebloqueado.com

Adicionar senha para determinada parte do site 

Para adicionar uma senha para acessar parte do seu site, use este código: 

//Password Protect file
AuthName "Prompt"
AuthType Basic
AuthUserFile /wp-admin
Require valid-user

Como criar ou editar o .htaccess padrão?

O arquivo .htaccess fica localizado no diretório raiz da instalação do WordPress, afinal, como explicamos, ele é um dos primeiros arquivos criados durante a instalação. Essa pasta pode estar nomeada como /www/public/ ou /public_html/ no seu servidor de hospedagem

Antes de alterar arquivos, faça uma cópia de segurança. Assim, caso alguma configuração falhe, você pode recuperar a configuração antiga e tentar novamente, sem perdas e sem causar instabilidade em seu site. 

Para editar o .htaccess, vá até o painel de controle, fornecido pela sua empresa de hospedagem e faça as alterações necessárias. O WordPress recomenda que qualquer alteração seja inserida entre as diretrizes  #Begin WordPress e #End WordPress. 

criar htaccess wordpress

Como encontrar o arquivo .htaccess?

Se você estiver usando o servidor web Apache, você pode localizar o arquivo .htaccess do conectando-se ao servidor via FTP ou cPanel File Manager. O arquivo pode ser localizado na pasta raiz do site, aquela mesma que contém os arquivos wp-config.php e as pastas wp-admin e wp-content.

Cada site possui apenas um arquivo .htaccess, embora você possa criar outros arquivos em diretórios diferentes. 

A importância de saber configurá-lo corretamente

Como você pode perceber, o arquivo .htaccess é extremamente importante para a usabilidade e otimização do seu site. Ele permite, por exemplo, que você crie áreas restritas, melhore a velocidade de carregamento do site e ainda crie redirecionamentos para evitar páginas quebradas, melhorando a experiência do usuário. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre como configurar este arquivo corretamente para fazê-lo ter todas essas funcionalidades, mas ainda não falamos da importância de se ter muito cuidado durante este processo. 

Os rastreadores de mecanismos de busca são capazes de verificar se o arquivo .htaccess está configurado corretamente e, consequentemente, isso pode impactar no posicionamento orgânico de seu site, o famoso SEO. 

Digamos, por exemplo, que um redirecionamento não é feito corretamente. Os mecanismos de busca vão rastrear a página e, se encontrarem irregularidades, podem penalizar o seu site fazendo com que perca posições na página de resultados. 

Sendo assim, percebe-se a importância de se configurar o .htacces corretamente. 

Problemas comuns envolvendo o arquivo .htaccess

O .htaccess pode ser a solução para muitos problemas que assolam os usuários de wordpress. Veja dois exemplos: 

  • Códigos de erro 404 podem ser consertados visitando a página de configuração de links permanentes e clicando no botão para salvar mudanças, isso sobrescreverá o arquivo .htaccess e pode consertar instabilidades;
  • O loop de redirecionamento no login pode acontecer quando você tenta acessar a sua conta no WordPress, mas encontra dificuldades para sair da página de login e senha. Isso pode ser consertado com o renomeamento da pasta para “.htaccess/backup”.

Hospedagem rápida, confiável e estável é na SAN Internet! Visite nosso site para conhecer os nossos serviços.

htaccess redirect

Conclusão

Neste artigo nós falamos sobre a importância do arquivo .htaccess, como configurá-lo corretamente para melhorar a performance e a segurança do seu site WordPress e qual a sua importância para o posicionamento do seu site em mecanismos de busca.

Gostou de aprender mais sobre este importante recurso do WordPress? 

Se você se interessa por este assunto, que tal aproveitar para ler também o nosso artigo sobre como escolher a melhor hospedagem WordPress? Nele, falamos sobre todos os pontos que você deve levar em consideração ao escolher uma empresa de hospedagem para o seu site. 

Leia agora!