Como escolher a melhor hospedagem WordPress

Como escolher a melhor hospedagem WordPress

Se você é um usuário experiente em WordPress ou está apenas começando sua experiência com a plataforma, já deve ter uma ideia de como é desenvolver um site com ela.

Assim como outros softwares existentes, o WordPress têm seus doces e amargos.

Mas, antes mesmo de começar a mexer nos códigos do seu site você precisa escolher uma hospedagem de site para manter seu domínio.

Mas qual escolher?

Sei que nessas horas várias dúvidas diferentes aparecem, mas saiba que essa é uma, senão “A” decisão mais importante que deverá tomar para seu site. Afinal, o provedor que escolher pode, além de garantir um bom UpTime, influenciar no desempenho de seu ambiente.

Mas com tantas opções e tipos de servidores diferentes a verdadeira questão é: “como escolher o que é melhor para você e para o seu site?”.

Bom, para começar, vamos procurar compreender melhor quais são as suas necessidades que precisam ser atendidas em uma hospedagem WordPress.

O que seu site precisa?

Para entender melhor, observe as seguintes perguntas:

  • Qual é o tráfego atual do seu site?
  • Quanto você espera que cresça nos próximos meses?
  • Qual o orçamento que quer investir na qualidade de sua hospedagem?

Essas questões devem estar claras para que você possa escolher a hospedagem certa para seu site.

Após respondê-las vamos continuar.

Quais recursos é importante observar?

Existem três recursos que são essenciais na sua hospedagem de sites. Analisar cada um e compará-los com os disponibilizados por outras empresas é a melhor maneira de você saber qual serviço de hospedagem WordPress escolher.

Velocidade e Desempenho

Um bom hardware é essencial para garantir uma ótima qualidade de serviço de um host. O processador (CPU), a memória RAM e o espaço do disco disponibilizados para você são os fatores determinantes no desempenho geral do seu site.

O uso do seu processador e da sua memória RAM dependem do tráfego(número) de visitantes e do tipo de conteúdo em seu site. Se você tiver um público muito alto, mesmo que for por um curto período, os planos mais baratos que pode encontrar por aí não serão capazes de suportar tanto tráfego.

Quando esse tipo de coisa acontece seu site pode ficar lento ou até mesmo fora do ar.

A memória de disco é o espaço total que você terá para armazenar o seu site.

Fotos, arquivos, plugins e dados utilizam esse espaço. Então, quanto mais arquivos tiver em seu site mais espaço estará utilizando.

Existem basicamente dois tipos de armazenamento: Os HDs e os SSDs.

A principal diferença se dá no desempenho de cada um deles. O SSD é mais rápido e mais “resistente” que um HD. Isso influencia no desempenho total do seu ambiente.

Suporte

Um fator que sempre é essencial observar é a qualidade do suporte. Ele é a única forma de resolver problemas mais graves com o seu servidor. Então deve estar sempre preparado e a postos para te auxiliar.

Mesmo que você seja um usuário experiente em hospedagem WordPress, sempre pode acontecer algum problema ou falha em que o suporte se faça necessário. Para isso, é importante que o suporte te disponha diversos meios de contato, como telefone, chat, e-mail ou ticket de suporte.

Ter uma cópia de seu site pronta para ser usada em caso de algum problema sempre é importante. Por isso, a hospedagem de sites que escolher deve fazer um Backup periódico para conseguir corrigir qualquer falha que possa aparecer, restaurando seu ambiente.

O suporte ideal deve fornecer todos esses recursos e ainda ter um tempo rápido de resposta, estando preparado a todo momento.

UpTime

O UpTime é o tempo total que a empresa de hospedagem de sites garante que seu ambiente vai se manter online. Sempre verifique qual é esse tempo. O ideal sempre é ter um UpTime próximo de 99,9% para que seu site não lhe cause nenhum prejuízo.

Tipos de Hospedagens

Existem basicamente 3 tipos de hospedagens que pode optar para manter seu site WordPress, sendo eles: Servidor Dedicado, Servidor Compartilhado e Cloud Server (Servidor em Nuvem).

Servidor Dedicado

Em um Servidor Dedicado você tem uma máquina exclusiva para o seu domínio. Assim, o uso do hardware dela e seus recursos podem ser melhor gerenciados.

Nele você tem à disposição um ambiente com grande performance, sendo recomendado para sites com um tráfego elevado e constante.

Ainda, como o servidor só tem o seu domínio, você pode fazer upgrades caso ache necessário.

Servidor Compartilhado

Se você tem em mente expandir o seu site, tanto em quantidade de arquivos como em tráfego, então um Servidor Compartilhado pode ser uma boa opção a curto prazo.

É importante ficar alerta, pois sua loja pode ter muitos problemas caso o provedor de hospedagem não administre de forma correta seu servidor. Isso ocorre pois em um Servidor Compartilhado, como o nome já diz, diversos domínios estão “alojados” em uma única máquina, dividindo todos os recursos dela.

As opções de upgrade podem não ser satisfatórias ou suficientes para o que precisa. Então nesse caso a melhor opção seria trocar para um Servidor Dedicado ou um Cloud Server.

Cloud Server (Servidor em Nuvem)

Em um Cloud Server você têm diversas vantagens se decidir posicionar uma hospedagem WordPress.

Além de geralmente ter uma grande disposição de planos para selecionar, é possível modificar as configurações do hardware da sua máquina quando for necessário sem que seu site precise “parar” para isso.

Um Cloud Server é recomendado para sites com grande necessidade de velocidade e disponibilidade em grande quantidade de tráfego.

Conclusão

Para escolher o melhor servidor com uma hospedagem WordPress diversos fatores devem ser cuidadosamente observados. Tenho certeza que se seguir as dicas que passei aqui neste artigo você vai encontrar a hospedagem ideal para você.

Caso conheça alguém que tenha dúvidas sobre esse assunto, peço que compartilhe.

Forte abraço e bons negócios!

Video
Próximo:

Quais as vantagens de usar vídeos no seu e-commerce?

Quais as vantagens de usar vídeos no seu e-commerce?