Acabei de criar a minha loja virtual, preciso de um Blog para e-Commerce? Certamente esta é a pergunta que não sai da sua cabeça e eu vou te ajudar a resolvê-la com esse conteúdo.

O mercado virtual está crescendo rapidamente e muitas pessoas já estão se dando conta disso. Não é atoa que o número de lojas virtuais cresce exponencialmente a cada ano.

O que é realmente interessante, é que mesmo assim o volume de vendas das lojas não para de aumentar. Por esse motivo muitos estão mudando de um negócio físico para virtual.

É nessa hora que começam as dúvidas, qual plataforma devo escolher? Preciso contratar uma agência? E a questão mais cruel: preciso de um Blog para e-Commerce?

SIM! O Blog é muito importante para sua loja virtual e eu vou te dizer exatamente porquê. Continue lendo esse artigo que também vou te dar algumas dicas de como usar o Blog a favor do seu negócio.

A importância do Blog para e-Commerce

É muito natural alguém que está começando agora acreditar apenas na venda direta para aquisição de clientes. Mas esse não é um pensamento muito assertivo, principalmente quando se trata do mundo virtual.

Esse tipo de tática pode estagnar o mercado rapidinho e prejudicar as vendas da sua loja virtual. Já com um Blog você terá uma estratégia mais abrangente, que vai te trazer resultados de médio a longo prazo.

Certamente não estou dizendo que o Blog para e-Commerce é um método infalível e que só ele fará milagres. Você deve combiná-lo com várias outras ações, visto que precisa ganhar mercado a curto prazo também.

Porém, usar a estratégia de Blogging desde o começo do negócio é realmente vantajoso. Isso porque o conteúdo gera engajamento para a marca, traz mais acessos e se for de boa qualidade te transforma em referência no mercado.

Quando você chega ao ponto de se tornar uma referência, metade da venda já está feita. Mas não se engane pensando que o seu trabalho acaba por aí.

É preciso continuar alimentando o público com conteúdo de qualidade e com ideias inovadoras. A periodicidade e continuidade do Blog vão transformar o seu negócio em uma máquina de informação e vendas.

Vou te dar algumas dicas de como usar o Blog para e-Commerce e gerar vendas através dele. Se tiver pouco resultado no começo não perca o entusiasmo, o marketing de conteúdo começa a ganhar tração depois de pelo menos 6 meses.

Algumas dicas para você começar agora

Fale sobre o seu produto

Fale sobre o seu produto

Se vai criar um blog para sua loja virtual é muito importante que você escreva sobre o produto/serviço que oferece no site. No começo é mais fácil conseguir boas posições nos buscadores com conteúdo ao invés da página de produto.

Esteja ciente que você vai competir com empresas que já estão no mercado digital a mais tempo e têm mais autoridade. A menos que você seja uma Start Up, nesse caso pode aproveitar a página de produto e conteúdo igualmente.

Além disso, não existe ninguém melhor do que você para falar do seu próprio produto/serviço. O conhecimento técnico que você tem vai ajudar muito na hora de produzir um conteúdo novo.

Não fique preso apenas a características do produto, fale sobre maneiras criativas de usá-lo, quando deve adquirir e também porque alguém precisaria dele. Esses são apenas alguns exemplos, você pode criar diversos assuntos relacionados.

Muitas pessoas podem chegar até seu conteúdo porque estão com dificuldades ou dúvidas. Outras já estão cientes de que têm problemas, mas não sabem como resolver. Com o conteúdo certo você pode mostrar que o seu produto/serviço resolve “tudo”.

Use chamadas para a ação

Use chamadas para a ação

A chamada para a ação ou CTA é um convite para o leitor fazer alguma coisa, seja acessar outro artigo, deixar seu e-mail ou visualizar um produto. Se você usá-las de forma correta pode conseguir ótimos resultados.

Apesar de ser muito benéfico, você deve ter bom senso e usar as CTAs moderadamente. Ao forçar a barra, os leitores entendem que você só quer vender ao invés de resolver problemas e agregar valor.

Normalmente as chamadas para a ação começam a aparecer depois de 70% do conteúdo. Nesse ponto o visitante já tirou suas dúvidas e está pronto para receber uma oferta ou deixar o seu e-mail.

As suas CTAs devem ser diretas e explicar a proposta rapidamente, se for algo muito longo, o consumidor pode perder o interesse e sair da página.

Capture os e-mails

Capture os e-mails

A lista de e-mails será a arma secreta da sua loja virtual, com ela você consegue melhorar o relacionamento com o cliente. Quanto mais o público te conhecer melhor, afinal de contas, todo mundo prefere comprar de alguém próximo porque sabe que pode confiar.

Então procure capturar o e-mail das pessoas que navegam no Blog do seu e-Commerce. Convide os visitantes a receberem conteúdos exclusivos por e-mail ou ofereça descontos para aqueles que se cadastrarem.

Existem vários métodos para capturar e-mail e eu tenho certeza que diversos deles vão funcionar no seu Blog. Comece com coisas mais simples como colocar um Opt-in no final de cada conteúdo.

Outro lugar que pode gerar ótimos resultados é no topo da página, use um elemento pequeno para não ocupar muito espaço, nem atrapalhar a navegação. Desse modo você não tira muito a atenção dos leitores.

Não esqueça de alimentar a sua lista sempre, se você parar de enviar e-mails o pessoal começa a perder o interesse. Por isso mantenha a lista sempre quente, assim todos continuam interessados e com boas chances de compra.

Esteja presente nas redes sociais

Esteja presente nas redes sociais

A presença nas redes sociais é fundamental para o blog do seu e-Commerce. Além de ser um ótimo canal de atendimento, elas vão ajudar a levar o conteúdo para mais pessoas.

Sempre que um conteúdo novo for adicionado ao blog, você pode divulgá-lo nas mídias sociais. Mas não fique postando apenas conteúdo porque não é só isso que as pessoas querem ver.

No começo, ao postar um conteúdo procure impulsioná-lo, mas não precisa usar muitos recursos. Comece a anunciar aos poucos para entender como o público reage e melhore com o tempo.

A vantagem de fazer isso é que você consegue construir uma lista de e-mails mais rápido. Além disso, vai criar um vínculo com os visitantes em dois meios de comunicação diferente, aumentando ainda mais as chances de compra.

Antes de começar, pesquise bem para saber onde o seu público-alvo está. É muito importante que você faça isso para não jogar trabalho “janela a fora”. Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem a importância do Blog para e-Commerce, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!