Quando o assunto é backup de sites surgem diversas opiniões e várias ideias. Cada administrador de site ou programador tem sua prática preferida

Uns usam o próprio computador, outros preferem o pendrive ou HD externo, alguns usam nuvens gratuitas, outros salvam um arquivo compactado junto ao ambiente de hospedagem, que particularmente para mim, isso não é backup, é como amarrar o cachorro com linguiça. E outros, que preferem altas doses de adrenalina, nem fazem backup, pois acreditam que seu código é inviolável e nunca terá problema.

O fato é que se você usa um pendrive ou HD externo para backup, você tem sim um backup, ou pelo menos terá até sair para a balada e subscrever os arquivos com suas músicas preferidas para ouvir no carro dando aquela banda pela cidade rsrsrs. Nem vamos falar do risco de seu pendrive ficar no bolso da calça e ir parar na lavadora de roupas, ou seu HD queimar assim como seu computador.

Mesmo que você não faça isso, seja responsável e mantenha seu pendrive ou HD em um cofre seguro, existirá sempre o processo chato de executar o backup manualmente, baixar o arquivo, copiar para o pendrive ou HD e armazenar o dispositivo no cofre. Mas até aí tudo certo, se você é muito organizado e tem tempo disponível para isso, sem problemas, você está fazendo seus backups regulares, diariamente ou semanalmente de forma fiel, isso é ótimo. Então chega o derradeiro dia, aquele dia em que “deu pau”, e agora, o que fazer?

Calma, lembra que você faz backup? Está naquele pendrive ou HD guardado no cofre, é só correr lá, achar, pegar os arquivos, fazer upload e ver o que acontece. Se você salva em uma nuvem gratuita destas que tem por aí, é só baixar o arquivo de backup, subir para a hospedagem, torcer que tudo esteja bem e pronto, site recuperado e sua prática de backup funcionou. Ufa!

Agora reflita sobre o tempo perdido, o risco e prejuízo que esta rotina pode te causar. Já pensou seu e-commerce parar? Seu portal de notícias, seu sistema de orçamento, enfim seu site precisar do backup e a pessoa que fez o backup não acha o pendrive ou HD, ou sua nuvem gratuita não te permite fazer login pois você não sabe a senha e a pessoa que sabe não está perto para te ajudar? O caos está instalado.

Este é um tipo de situação que ocorre muitas vezes, talvez você que está lendo nunca passou por isso, mas tenha em mente que este dia irá chegar. Portanto, esteja preparado.

Não vá pensar que estas práticas de backups que citei acima não valem de nada, muito pelo contrário, backup é como grana, nunca é demais. Mas o que precisa ser considerado é o tempo gasto, a segurança e as garantias destas práticas backups, se eles falharem, o que pode ser feito? A resposta é simples, o seu site precisará ser feito novamente.

É com base nestas situações e necessidades que a SAN implantou no mercado brasileiro o serviço Cloud SiteBackup, que automatiza o processo de backup de sites e bancos de dados, independentemente da plataforma ou empresa onde você hospeda seu site, sem contar que a restauração acontece com apenas um clique totalmente online. De forma resumida com o Cloud SiteBackup seus arquivos de backup estão seguros, criptografados armazenados em vários Data Centers ao redor do mundo, a um clique de distância para a restauração.

Com isso deixo a dica, não abandone suas práticas de backup, mas não deixe escapar a chance de torná-las ainda mais confiáveis.