O que você faria se perdesse todos os seus arquivos de sua hospedagem? Pensou bem? Não se desespere. A solução é muito simples: você precisa adicionar ao seu cotidiano uma atividade de realização de backup em seu ambiente de hospedagem.

O que é backup?

É a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. Digamos que você abra um e-mail infectado com vírus ou realize algumas modificações incorretas, sem um sistema de backup você pode perder dados importantes do seu site. Mas caso você tenha um, a tarefa de recuperar os seus arquivos será descomplicada.

Não deixe para dar importância para o backup quando você perder seus dados. A prevenção é o melhor método sempre.

É necessário fazer mais de uma cópia?

Se o diretório escolhido para armazenar o backup for de fácil acesso, por exemplo, seu próprio computador ou um HD externo, e apresenta risco de ser corrompido ou perdido, o ideal é fazer mais de uma cópia.

O ideal, no entanto, é fazer um backup online do seu site.

Quando devo fazer o backup?

A frequência de criação dos backups depende do seu tipo de trabalho, ou seja, se você possuir uma empresa de maior porte, é interessante realizar os backups diariamente, pois os dados são adicionados e modificados com mais frequência. Tudo vai depender de quantas atualizações você faz nos seus arquivos do seu site, é necessário que você, como dono do seu negócio, avalie o tempo ideal para atualizar suas informações.

Na SAN mantemos uma rotina semanal de backup de sites hospedados em planos compartilhados, que é feita todos os finais de semana.

Dicas

  • Invista em um backup online: além da facilidade de gerenciamento e armazenamento você ainda conta com a segurança (não há extravio de informações) e facilidade de acesso.
  • Se você vai armazenar seu backup em um lugar físico (HD externo ou computador), tenha cópias guardadas em mais de um local. Se um dos locais de armazenamento tiver problemas, você tem uma segunda opção.
  • Mantenha seus backups organizados. Não adianta você fazer backups diários se não conseguir encontrá-los rapidamente. Separe os arquivos por data ou categoria.

Crie o hábito de fazer backup. Manter uma rotina de backup é necessário na vida de qualquer empreendedor. Então, se você se preocupa com a segurança do seu site, não deixe para pensar nela apenas quando algum imprevisto acontecer.