Você já ouviu falar sobre o CloudLinux?

Se você é um fornecedor de serviços de hospedagem ou tem um Data Center, certamente já passou por momentos em que se perguntava como resolver determinado problema.

Existem algumas situações comuns a todos que estão começando neste mercado, e  impedir que os usuários de um servidor compartilhado consumam recursos excessivamente é uma delas. 

Na maior parte das vezes, não é intenção do usuário. 

Ele pode ter recebido uma grande quantidade de visitas vindas de uma promoção, algum erro de código pode ter gerado um loop infinito ou ele está sob ataque, enfim, existem diversas possibilidades.

Para o seu alívio existem aplicações que gerenciam a quantidade de recursos para cada usuário do servidor e a mais famosa delas é o CloudLinux. 

Ele tem o intuito de garantir a disponibilidade dos serviços a todos os clientes. Neste artigo, vamos falar sobre o que é o CloudLinux, quais os seus principais recursos e vantagens. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando os próximos tópicos! 

Se você é um fornecedor de serviços de hospedagem ou tem um Data Center, certamente já passou por momentos em que se perguntava “Como posso resolver determinado problema?”, o que é perfeitamente normal pois o mundo da tecnologia é um mistério e sempre irão surgir novos desafios.

O que é CloudLinux?

O que é CloudLinux?

O CloudLinux é uma distribuição do Linux projetada exclusivamente para fornecedores de serviços de hospedagem e Data Centers. Seu objetivo é tornar os servidores mais eficientes, estáveis e diminuir o impacto causado pela sobrecarga de recursos de um usuário.

Você deve estar se perguntando: “Como é possível uma aplicação fazer tudo isso?!”

Bem, o CloudLinux usa uma tecnologia chamada Lightweight Virtual Environment (LVE), que isola os processos de cada usuário e limita a quantidade de recursos por conta.

Funciona quase como uma Máquina Virtual, onde você escolhe a quantidade de recursos que deseja usar.

Pense assim: é como se existissem várias dessas máquinas dentro do servidor, onde o usuário não pode extrapolar a quantidade de recursos definida para ele.

Desse modo, é possível evitar que hospedagens compartilhadas ou sites hospedados no mesmo servidor sejam prejudicados pelo consumo excessivo de recursos de uma única conta, além de eliminar picos de load que são habituais em hospedagens compartilhadas.

Usando o CloudLinux você é capaz de isolar e controlar recursos como CPU (Processamento), memória RAM, leitura dos discos e até processos do Apache, além de receber correções de segurança frequentemente, tornando seu servidor e o seu site mais seguros.

Para quem usa o cPanel como sistema de gerenciamento fica ainda melhor, pois a integração entre eles é bem completa e lhe permite ter ainda mais controle sobre as estatísticas de consumo dos recursos.

Leia também: Site com vírus ou malware: saiba como identificar, remover e prevenir!

o que é cloud linux

Diferenças do CloudLinux para outras distribuições

Agora que você já sabe o que é o CloudLinux, é possível que esteja comparando o seu funcionamento com outras ferramentas de distribuição que já conhece no mercado.

Ainda que muitas delas tenham o intuito de desempenhar o mesmo papel, podemos assegurar que o CloudLinux tem as suas particularidades. Vamos conhecer algumas delas agora? 

Bom, para começar, você precisa saber que cada distribuição Linux é desenvolvida pensando em cenários específicos e predeterminados. 

Assim, há distribuições voltadas ao usuário leigo, o usuário doméstico e os usuários avançados.

Digamos, por exemplo, que o hardware utilizado seja mais antigo, com um sistema leve e menos exigente. Ou, ao contrário, o hardware pode ser mais novo e com aplicações mais complexas, que exigem mais capacidade de processamento. 

Alguns dos principais diferenciais do CloudLinux são: 

  • Isolamento de usuários; 
  • Utilização feita por linha de comando; 
  • Suporte compatível com o hardware; 
  • Licenciamento pago, com bom custo-benefício.

Por que usar o CloudLinux?

Usar o CloudLinux tem muitas vantagens, mas a maior delas está na estabilização do uso de recursos do servidor. Isso permite que diferentes usuários possam ter partes justas de todo o processamento, evitando o tempo de inatividade por sobrecarga. 

Isso quer dizer que, para hospedagens compartilhadas, o CloudLinux consegue aumentar (e muito!) a eficiência da gestão, monitorando e contendo picos de uso. Na prática, o sistema CloudLinux permite que sejam hospedadas até duas vezes mais contas no servidor cPanel/WHM. 

Você também pode gostar de: Backup na nuvem: como funciona e qual o melhor?

Recursos do CloudLinux

Quer conhecer alguns dos principais recursos do CloudLinux? Explicamos os principais deles nos próximos tópicos. Leia atentamente! 

Recursos do CloudLinux

Ca

CageFS

Um sistema virtualizado capaz de encapsular cada usuário, impedindo que vejam um ao outro e visualizem informações sensíveis do servidor.

Além do encapsulamento é capaz de impedir uma grande quantidade de ataques como ataques de privilégio ou divulgação de informações.

O melhor de tudo é que mesmo com essas funções o CageFS é transparente ao usuários e não os obriga a fazer nenhuma alteração nos seus scripts.

Python Selector

Permite que os usuários escolham a linguagem Python como se fosse um aplicativo e possibilita a instalação de módulos adicionais. O Python Selector usa o mod_passenger para aumentar o desempenho das suas aplicações.

LVE Manager

É uma tecnologia a nível de Kernel que impede os usuários de usarem mais recursos do servidor do que lhes é permitido, mantendo assim a menor sobrecarga possível.

Com o LVE Manager você consegue manter o controle sobre recursos como CPU, uso de disco, Memória RAM, inodes o número de processos e conexões que uma única conta pode ter.

MySQL Governor

Na hospedagem compartilhada pode ser difícil manter o MySQL estável e muitas vezes as consultas dos clientes podem derrubar o servidor, nesse caso o MySQL Governor é capaz de identificar quem é o agressor de consultas no banco e mata o processo em tempo real.

O MySQL Governor é capaz de ver o uso de cada usuário separadamente, garantindo que os administradores sempre saibam o que está acontecendo.

PHP Selector

Permite que os usuários escolham uma versão específica do PHP para trabalhar, o PHP Selector oferece todas as versões populares do PHP e tem mais de 120 extensões para escolher.

Permite ainda que o cliente troque a versão do PHP, escolha suas extensões e ajuste as configurações sem a necessidade de trocar de servidor ou mudar para VPS.

Leia também:  Segurança em e-commerce: 5 medidas para proteger a sua loja!

o que é cloudlinux

OptimumCache

Resolve problemas de uso de disco e memória RAM criando um cache de arquivos duplicados no disco, todas as duplicatas são carregadas a partir de uma cópia singular do arquivo criando apenas uma instância em cache.

O sistema ignora o uso de disco para duplicatas, melhorando significativamente a velocidade de leitura dos arquivos, diminuindo o consumo de memória e reduzindo a carga do disco.

Ruby Selector

O Ruby Selector permite que você escolha a versão do Ruby que deseja usar para a aplicação e instalação de módulos adicionais.

Ruby Selector usa mod_passenger para aumentar o desempenho das suas aplicações.

Mod_isapi

É a forma mais rápida e confiável de carregar páginas em PHP, com baixo consumo de memória e aceita diretivas do PHP de arquivos .htaccess. O mod_isapi não sofre com problemas de estabilidade na gestão de processos e é totalmente compatível com o PHP Selector.

HardenedPHP

É um recurso do CloudLinux que “remenda” todas as versões antigas do PHP assegurando que não tenham vulnerabilidades, mesmo as que não foram corrigidas pela comunidade PHP.net.

Quais as vantagens do CloudLinux?

Bom, você já sabe o que é CloudLinux e quais os seus principais recursos. 

Que tal entender agora as vantagens que ele traz para a sua aplicação? A seguir, elencamos alguns dos principais benefícios de se usar o CloudLinux. Veja só: 

Excelente estabilidade

Todos aqueles que utilizam o CloudLinux conseguem perceber a estabilidade da aplicação. Ele permite operações em espaços virtuais privados, o que diminui bastante as chances de lentidão e queda do serviço.

Isso acontece porque a ação de outros clientes do mesmo servidor estão isoladas, incapazes de impactar o seu próprio funcionamento. Esse é um recurso valiosíssimo para sites que utilizam serviços de hospedagem compartilhada. 

Isolamento de contas

Um dos grandes benefícios do CloudLinux é, de fato, a sua proteção. Ele evita não apenas ataques mal intencionados, mas também protege todo o servidor caso uma conta se torne inativa. Esse é o isolamento de contas! 

Maior segurança

Com o CloudLinux o seu site estará sempre protegido, afinal, ele lança patches de atualização regularmente. Um importante passo para o aumento da segurança digital

O LVE também impede que malwares e outros tipos de ameaças silenciosas acessem arquivos importantes, obtendo informações dos usuários. Um recurso importante em tempos de LGPD, não é mesmo? 

Compatibilidade com diversas interfaces

O CloudLinux é compatível com um grande número de interfaces, incluindo o cpanel, uma das mais populares no segmento. 

Hospedagem CloudLinux SAN Internet

Como você pode perceber, o CloudLinux é altamente recomendado para fornecedores de serviços de hospedagem que trabalham com servidores compartilhados, afinal, ele facilita muito o gerenciamento dos recursos do servidor.

Atualmente, ele é um dos recursos de gerenciamento mais utilizados, e não à toa. Sua eficiência e usabilidade o tornaram uma ótima opção para empresas de todos os portes. 

A SAN Internet conta com pacotes de hospedagem de sites com CloudLinux nativo. Para escolher o plano que mais se encaixa com as necessidades da sua empresa, basta visitar o nosso site. 

Hospedagem com servidores cloud com CloudLinux instalado, conheça os planos da SAN!

o que é cloud linux

Conclusão

O CloudLinux é uma aplicação revolucionária, que resolve muitos dos problemas advindos da divisão de servidores de hospedagem

Neste artigo, falamos sobre as funcionalidades do serviço, seus principais benefícios e tiramos algumas das principais dúvidas acerca do assunto. 

Se você está procurando por hospedagem de sites, o CloudLinux é, certamente, um recurso que pode te interessar.

As hospedagens da SAN Internet contam com CloudLinux nativo. Visite nosso site para conferir preços e saber como contratar.