O e-mail profissional é uma ferramenta de comunicação e relacionamento baseada em mensagens de texto.

Apesar de considerada “antiga” é ainda muito ágil e uma das mais seguras para troca de informações entre empresas…

…além de agregar muitas funcionalidades como:

  • Registrar contatos;
  • Criar agenda;
  • Compartilhar documentos;
  • Entre várias outras…

Talvez você tenha pensado “mas essa não é a mesma definição de um e-mail gratuito?“.

Sim, é a mesma definição, até porque as funcionalidades são as mesmas. Mas o diferencial é que você a usa com o nome da sua empresa e com mais recursos de armazenamento.

A quantidade de funcionalidades depende da ferramenta que você utiliza, porém, a essência do e-mail profissional é mantida com a comunicação e o relacionamento com o cliente através de um domínio próprio.

Se você ainda não tem um domínio próprio veja como registrar um domínio na internet.

O poder do e-mail profissional

O poder do e-mail profissional

O e-mail profissional é uma das maiores ferramentas de marketing e vendas e isso não é de hoje. Tem muita força sobre os negócios, e vem se destacando mais a cada dia que passa.

Um simples e-mail para os seus clientes pode ser mais poderoso do que uma página de vendas se for enviado na hora certa.

É claro que não é apenas isso que conta para que o envio gere uma boa conversão, mas este é um assunto que nós vamos conversar mais tarde.

Conforme a ferramenta foi ganhando força no mercado, surgiram sistemas automatizados para você criar campanhas, engajar seus leads, gerar mais tráfego para o site e consequentemente ter mais vendas online, tudo isso baseado no e-mail profissional.

Agora as ferramentas são bem completas e te permitem saber tudo o que acontece dentro do e-mail, facilitando o contato com os clientes e liberando tempo para você pensar em novas estratégias de negócio.

Talvez você ainda não tenha esse pensamento sobre o e-mail profissional, mas garanto que é um passo importante para alavancar o seu negócio e gerar novas estratégias de vendas.

Você ainda ganha autoridade sobre o domínio, o que conta bastante para ter boas posições na busca orgânica.

Quando devo usar um e-mail profissional?

Se você tem qualquer tipo de empreendimento, seja físico ou digital, mas não está usando o e-mail profissional, é bom pensar sobre o assunto rápido.

Esse tipo de e-mail deve ser criado assim que você abre seu negócio, já que uma mensagem com o domínio do sua empresa traz muito mais credibilidade e confiança para as pessoas com quem você conversa.

O simples fato de ter um e-mail com domínio próprio pode ser o motivo de uma bela indicação feita pelo seu cliente, algo muito valioso nos dias de hoje.

Entendo que nem sempre é possível iniciar o seu negócio com todos os recursos que gostaria, mas recomendo a você que comece a usar o e-mail profissional assim que possível.

Garanto que você vai sentir a diferença durante a comunicação/negociação com os seus possíveis clientes.

Vantagens do e-mail profissional

Domínio próprio

A maior vantagem do e-mail profissional é poder enviar mensagens com o nome do seu negócio, tornando a comunicação realmente mais profissional.

Quando as mensagens levam o nome da marca as chances de serem rejeitadas são bem menores.

Maior Confiabilidade

O e-mail profissional agrega valor a imagem da empresa, tornando seu negócio mais atrativo pois você tem um diferencial de mercado.

Como esse tipo de e-mail representa o seu negócio, ajuda a construir conceitos mais positivos sobre a organização e aumenta o nível de confiança consideravelmente.

Qualquer pessoas se sente mais disposto a trocar mensagens com um e-mail de domínio próprio, já que isso identifica a legitimidade da relação entre a empresa e o cliente.

Isso facilita a negociação e deixa a troca de informações importantes mais agradável, assim você tem mais chances de concretizar uma venda já que a pessoa confia nos seus e-mails.

Espaço de armazenamento

Esse recurso é muito valioso visto que na maioria das empresas todos os e-mails de negócios são guardados, assim podem ser consultados futuramente se necessário.

Ficar sem receber e-mails por que a caixa de entrada está cheia não é nada agradável, sem falar que é possível perder um negócio por causa de um e-mail não respondido.

Muitos dos serviços gratuitos proporcionam um espaço muito limitado para guardar seus e-mails, principalmente se você costuma receber muitos anexos.

Quando você adquire um e-mail profissional, pode contar com um espaço de armazenamento muito maior, suficiente para você não se preocupar com esse tipo de coisa por pelo menos 2 anos.

Caso você chegue perto do limite da conta e não queira fazer uma limpeza nos e-mails, pode solicitar um upgrade de plano e ter ainda mais espaço.

Reputação na Web

O e-mail profissional não influencia apenas aqueles visitantes que encontram seu site e querem fazer contato por e-mail, mas toda a reputação do seu domínio.

Ao trocar e-mails usando um domínio próprio sua marca é fortalecida na internet, aumentando a autoridade do domínio e gerando ainda mais credibilidade.

Desse modo fica muito mais fácil partir para a abordagem ativa por e-mail, enviando propostas e novidades com maior taxa de aceitação.

Além disso, com o aumento da reputação do domínio seu site começa a ganhar posições melhores nos motores de busca, gerando mais acessos.

Administração das contas

O administrador dos e-mails tem controle total das contas e das mensagens, monitorando ações, bloqueando acessos , alterando senhas e muito mais.

Isso permite manter a privacidade e a segurança do seu negócio, o que é muito importante para não ter problemas como vazamento de informações.

A parte de administração das contas ainda é muito útil quando um colaborador troca de cargo, ou se desliga da empresa, assim seu sucessor fica a par das mensagens anteriores.

Suporte

Algo que você não encontra nos serviços gratuitos é o suporte as funcionalidade do seu e-mail, algo necessário pois você não sabe tudo sobre a ferramenta que usa logo no início.

No e-mail profissional você tem suporte total e todas as suas dúvidas podem ser resolvidas com os prestadores do serviço, aumentando sua satisfação e engajamento.

Caso você precise fazer uma integração ou configuração de envio, todos os dados serão fornecidos pelo prestador do serviço, até mesmo um tutorial para configuração.

Segurança

Obviamente você não quer um terceiro acessando nenhum dos seus e-mails com documentos importantes ou sobre negócios.

Ao usar um e-mail profissional onde você paga pela hospedagem, as chances de acontecer algum tipo de invasão são bem remotas.

Acessibilidade

É possível configurar seu e-mail profissional em qualquer client de e-mail, tanto por POP3 como por IMAP, nesse caso fica a seu critério.

De fato, é possível configurar o seu e-mail em qualquer dispositivo com conexão a internet, independente do sistema que está usando.

Isso permite que você esteja sempre atento aos seus contatos comerciais, garantindo que não perca nenhuma negociação.

Você tem mais agilidade na comunicação com os seus clientes, aumentando o nível de satisfação e a recorrência de compras.

Newsletter

Trabalhar com o e-mail profissional traz a possibilidade de usar uma das mais poderosas ferramentas do mercado, o e-mail marketing ou newsletter.

Trabalhando com a newsletter de forma correta você melhora sua relação com os clientes e passa a entender melhor o seu público alvo.

Desse modo você pode fazer campanhas mais assertivas em todos os meios de comunicação da marca.

Além de nutrir os seus leads e gerar mais vendas para o seu negócio, você pode fazer pesquisas de satisfação e muito mais para aumentar a qualidade do seu atendimento.

Sem anúncios

Posso até entender o uso de anúncios nos serviços de e-mail gratuitos, de algum modo é preciso monetizar a solução para que ela continue online.

Mas os anúncios são muitas vezes chatos e tiram a concentração durante um momento produtivo, afetando seu desempenho nas conversas sobre negócios.

Com o uso do e-mail profissional você não precisa lidar com esses anúncios indesejáveis, focando naquilo que realmente importa.

Sem Spam

Mesmo que as soluções de e-mail gratuitas tenham um sistema anti spam, eles não são configuráveis e não tem o mesmo nível de proteção contra mensagens indesejáveis.

O sistema anti spam do e-mail profissional é totalmente gerenciável, você pode até mesmo bloquear um determinado IP para que nunca mais receba spam desse destinatário.

Você também conta com um sistema de antivírus para verificar o nível de ameaça das mensagens, garantindo a “saúde” do seu computador e das suas informações.

Fora isso existe ainda o sistema de backup que vai manter seus dados a salvo no caso de um problema físico nos computadores.

Mais resultados com o e-mail profissional

Agora que você já viu todas as vantagens que um e-mail profissional pode trazer ao seu negócio, tenho certeza que vai pensar melhor sobre o seu uso.

Esse tipo de solução gera muitos resultados porque está identificando sua marca em qualquer comunicação com os clientes, aumentando a credibilidade perante o mercado.

A confiança das pessoas no seu negócio é a base para o crescimento exponencial, para conquistar essa confiança você precisa usar o próprio domínio.

Leve em conta ainda que um pré-requisito para fazer e-mail marketing é ter o seu e-mail profissional, isso porque o envio de e-mail em massa através de um serviço grátis é prática de SPAM.

Achou interessante todas essas informações a respeito do e-mail profissional? Então veja o infográfico abaixo para recapitular tudo rapidamente e ver algumas informações adicionais.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem porque usar o e-mail profissional, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso não esteja usando esse serviço no seu negócio ainda, mas viu que os benefícios para sua marca são ótimos e quer começar agora mesmo, conheça os planos de e-mail profissional da SAN.