Você sabia que, apenas em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra pela internet? Estes são os dados que a 43º edição da pesquisa Webshoppers apresenta ao público. 

Para aqueles que tem uma loja virtual, esta é uma notícia incrível. Afinal, quanto maior o número de pessoas que sentem-se confortáveis de comprar por meio da internet, maior o número de potenciais clientes de um negócio.

Mas, com o aumento da demanda, aumenta-se também o número de golpes aplicados em compras virtuais. 

Para empresas que vendem na internet, a pergunta que não quer calar é: como aumentar a segurança em e-commerce? Neste artigo, temos 5 soluções para te apresentar. 

Leia atentamente os tópicos a seguir! 

Quais são as principais ameaças à segurança em e-commerces?

Vender por meio da internet sempre foi um meio com muitas comodidades, mas também cheio de riscos. 

Hoje, para oferecer uma boa experiência de compra, a sua loja precisa fazer mais do que se preocupar com a usabilidade do seu site, ou os preços praticados em sua loja – ela precisa também preocupar-se com a segurança em e-commerce. 

A lista de golpes aplicados em ambientes virtuais é, afinal, extensa; e aumenta a cada dia. A seguir, vamos explicar quais as principais ameaças relacionadas à segurança em e-commerce e como elas funcionam. Confira! 

Phishing

O phishing consiste em um golpe social, que tem como principal objetivo o roubo de dados de suas vítimas. 

Golpistas que aplicam o phishing são capazes de recriar páginas realistas, que incitam os leitores a preencher as suas informações confidenciais, como nome, CPF e dados de cartão de crédito, por exemplo. 

Eles costumam acontecer através do e-mail e, em alguns casos, mais do que coletar dados, o golpe de phishing pode também instalar softwares maliciosos na máquina de suas vítimas, facilitando a quebra de confidencialidade de informações sensíveis. 

Ransomware

O objetivo do ransomware é infiltrar determinado sistema operacional e inutilizar todos os arquivos ali armazenados. A ideia é fazer com que as vítimas paguem quantias exorbitantes pelo “resgate” de suas informações. 

Criminosos que aplicam este tipo de golpe podem, inclusive, tomar a propriedade de arquivos cruciais para e-commerces, ameaçando excluir dados importantes caso o valor pedido não seja pago em sua totalidade.

O e-mail também é uma das principais formas de entrada do ransomware e, infelizmente, qualquer empresa, por menor ou maior que seja, está sujeita a estes ataques, que são cada vez mais comuns. 

Violações de dados

Em uma nota mais abrangente, as violações de dados podem ocorrer de diversas formas, todas elas igualmente debilitantes para negócios e seus clientes. 

Um relatório da firma de segurança digital Shape Security mostra uma realidade preocupante: 90% do tráfego global de login dos comércios eletrônicos é proveniente de golpistas, que utilizam dados roubados. 

No total, fraudes desse tipo custam ao setor de e-commerce cerca de U$ 6 bilhões, todos os anos. As empresas que vendem passagens aéreas e hospedagem costumam ser as mais afetadas. 

segurança em ecommerce

Principais medidas de segurança para lojas virtuais

Quer saber como aumentar a segurança em e-commerces, para sua empresa e para seus clientes? Nós temos algumas dicas importantes. Veja só… 

Contrate uma hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada é um dos elementos-chave para aumentar a segurança de e-commerces. 

Isso acontece porque, em hospedagens compartilhadas, vários sites são hospedados no mesmo servidor, o que torna a estabilidade da sua loja virtual um pouco mais precária. Dessa mesma maneira, seu site está mais suscetível a sofrer as consequências de um ataque cibernético, mesmo que os criminosos tenham como alvo outro site. 

Com uma hospedagem dedicada, seu site funciona de maneira estável e com muito mais segurança. 

Tenha de 32 até 192GB RAM com processadores Intel Xeon e AMD Ryzen. Conheça os servidores dedicados da SAN Internet! 

Tenha certificado de segurança SSL no site

O papel do certificado SSL é criptografar os dados pessoais e bancários dos usuários de um site, à medida que estes dados são enviados para o servidor. Isso assegura que as informações estarão seguras durante o processo de check-out. 

Você pode conferir se um site tem o certificado SSL quando a URL tem a inscrição: HTTPS. Ter o SSL também é uma boa opção para você, que deseja que o seu site performe bem entre os resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa. 

Realize o backup automático

Lembra sobre como falamos do ransomware, um tipo de ataque cibernético que criptografa dados importantes e, em seguida, faz a demanda de um pagamento para liberação destas informações? 

Este é um golpe que pode ser evitado ao se ter um backup atualizado dos dados mais importantes da sua empresa. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar dessas informações, não é mesmo? 

Os backups devem ser feitos de maneira regular, a fim de garantir que os dados são atualizados. 

Faça o backup de todos os seus sites e bancos de dados, independentemente do provedor de hospedagem. Conheça a solução de backup da SAN Internet agora. 

Conte com softwares para identificar vulnerabilidades

Uma empresa que realmente se preocupa com a segurança em e-commerce precisa contar com softwares robustos, que blindam o site da ação maliciosa de criminosos e seus golpes. 

Estes softwares são capazes de bloquear o acesso de hackers, proporcionando uma preservação das informações mais sigilosas da sua empresa e dos seus clientes, é claro. 

Escolha uma plataforma de e-commerce segura

Poucas pessoas sabem, mas para garantir que uma loja virtual ofereça uma experiência segura, contar com uma plataforma de e-commerce moderna e confiável é fundamental.

Ao procurar por uma empresa para hospedar as operações de sua loja virtual, busque por soluções renomadas no mercado, entendendo quais as opiniões de outros usuários deste serviço. 

segurança em ecommerce

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, é cada vez mais importante que empresas tomem a responsabilidade sobre a segurança dos dados de seus usuários. Afinal, as sanções para companhias responsáveis por vazamentos de dados podem ser bastante severas. 


Gostou de saber mais sobre como aumentar a segurança em lojas virtuais? A SAN Internet é uma pioneira na hospedagem de sites e, por isso, a segurança é uma das nossas principais preocupações, sempre. Visite nosso site para conferir todas as soluções que temos a oferecer!