Antes de começarmos é importante entendermos melhor o quão disseminada é esta data, criada em 2014 e celebrada no dia 15 de março em todo mundo.

Logo no início do ano, possuímos diversas datas que causam expectativa em diversas pessoas, como por exemplo: as férias, a volta às aulas e o Carnaval. Contudo, no varejo, a maior data neste período é o Dia do Consumidor, que neste ano (2019) acontecerá no dia 15 de Março (Sexta-feira).

Este é um momento onde que o público tende a ter maior interesse, indo além de um mero dia de ofertas.

Segundo dados do Google Survey, de 16/03/2018 a 18/03/2018, aproximadamente 35 milhões de pessoas no Brasil conhecem a data. De acordo com a mesma pesquisa 35% acharam que as promoções estavam boas ou muito boas e 65% encontraram as promoções que desejavam.

Os dados revelam que não se trata mais de apenas um dia, mas sim, de uma semana de ofertas. Isso acontece também em outras datas de grande movimentação no comércio como a Black Friday, uma das maiores temporadas de compras.

De 2017 para 2018 as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor, praticamente dobraram e 73% das pessoas que compraram na data começaram a pesquisar uma semana antes, reforçando a ideia de que esse período de compras vai além de um só dia.

Buscas por Dia do Consumidor

Para os E-commerces, a Semana do Consumidor é um dos grandes momentos do ano. As principais lojas virtuais do Brasil têm 13 milhões de visitas a mais nesses dias, e os downloads de apps de varejistas crescem 26% ao longo da semana. No próprio Dia do Consumidor, esse aumento é de 23%.

A data também movimenta as buscas pelas marcas dos varejistas. Se em 2018 as pesquisas pelas principais lojas do país caíram 9% durante a Black Friday, se mantiveram iguais na média do ano, e elas cresceram 8% durante a Semana do Consumidor.

Dia/Semana do Consumidor

O que mais se compra no Dia do Consumidor?

Para você já ir se preparando para o Dia do Consumidor, o brasileiro tem planejado um gasto médio em compras neste primeiro semestre. Mais das metade das pessoas que realizam compras durante o período esperam comprar mais de R$500 nos primeiros meses do ano, e 58% delas esperam aguardar a data para aproveitar as promoções que a data proporciona.

O que as pessoas compraram em 2018...
...e o que pretendem comprar em 2019

Alimentos e Bebidas foi um grande favorito de compras no ano passado (2018), até mesmo por conta da Páscoa, onde os consumidores já aproveitaram os descontos para adquirir Ovos de Páscoa, Chocolates, Guloseimas entre outros.

Seu E-commerce está pronto para vender?

Para aproveitar as datas com grandes movimentações do mercado é importante que o seu site esteja preparado para acolher as visitas e para oferecer uma ótima navegabilidade.

Alguns fatores que você deve estar atento, são:

Navegabilidade e velocidade do site

A velocidade de carregamento da sua loja virtual é um dos aspectos mais importantes para a retenção de visitantes e clientes. Velocidade, no geral, é um termo que remete muito à satisfação do cliente, especialmente na hora de navegar pela Internet.

Além de interferir totalmente na experiência de seus visitantes esta métrica também é um forte fator de ranqueamento de sua página no Google e suas estratégias de SEO.

Tenha como prioridade garantir que a navegação em suas seções, categorias de produtos, carrinho de compras e outros módulos em sua loja virtual não resulte em uma experiência negativa. Para isso, comece garantindo que sua página esteja hospedada em um serviço de qualidade, que garante não apenas a velocidade de acesso, mas também de disponibilidade.

Segurança da informação e confiabilidade

Sabemos que existem milhares de hackers ao redor do mundo que dedicam seu tempo a buscar falhas de segurança para obter dados de acesso, informações bancárias de usuários, entre outras formas de lucrar com as falhas de segurança da informação.

Prezar pela segurança de dados de seus visitantes, especialmente em uma loja virtual, onde transações através de diferentes meios de pagamento são realizadas, como PayPal, cartões de crédito, entre outros, é realmente algo crítico.

Uma falha de segurança pode causar problemas de grande escala para sua empresa, por isso, garanta que seu e-commerce possui certificados de SSL e faça questão de exibir o selo de proteção em vigor à seus visitantes, aumentando a confiabilidade em seu negócio e, consequentemente, melhorando suas vendas.

Compatibilidade com Mobile

No ano de 2018, mais de 52% de todo tráfego online teve como origem de smartphones e tablets. Com isso em mente, é fácil entender a importância de fazer com que seu e-commerce seja inteiramente compatível com Mobile.

Quando falamos inteiramente compatível, não estamos nos remetendo apenas às categorias de produtos e diferentes seções de sua página, mas também sobre os canais de atendimento oferecidos à esta parcela de visitantes.

Experiência Omnichannel

Oferecer diversos canais de comunicação aos seus clientes é uma excelente maneira de aumentar a abrangência de seu atendimento, assim como reforçar suas campanhas de marketing digital.

Porém, isso pode já não ser o suficiente para conquistar seu público alvo. Por este motivo, diversas empresas vêm investindo pesado em uma outra tendência que acompanha a evolução do e-commerce: a ideia de oferecer uma experiência omnichannel à seus visitantes.

Diferente de uma estratégia multicanal, onde sua empresa trabalha separadamente em vários canais de comunicação, ou mesmo de uma metodologia crosschannel, onde estes canais se cruzam em determinados aspectos, o omnichannel têm como foco proporcionar uma experiência de compra unificada e personalizada para cada cliente.

A ideia é que o cliente não precise sair de seu site para realizar as ações necessárias do processo de visita, compra, pós-compra, etc…

Conclusão

A data vem apresentando excelentes resultados ao longo dos últimos 2 anos e se demonstra ser uma excelente alternativa para os E-commerces que querem aproveitar o movimento do mercado para aumentar as oportunidades de negócio.

O Dia do Consumidor, assim como a Black Friday, acontece apenas uma vez por ano. Então é importante que você aproveite bem esta data.

Gostou? Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas conheçam mais sobre a Semana do Consumidor.

Forte abraço!