Check List de SEO para Magento

Check List de SEO para Magento

Esse artigo tem como objetivo dar uma visão ampla de SEO para os gerentes de e-Commerce que tenham uma loja virtual Magento.

O SEO (Search Engine Optimization) é um dos fatores mais importantes na estratégia de marketing digital de uma loja virtual. É também a estratégia com melhor custo x benefício quando se analisa o retorno sobre o investimento no médio e longo prazo. Portanto, comece a otimizar sua loja desde o dia 0.

Se você não é um especialista em SEO para Magento não se preocupe, pois apresentaremos a lista para você seguir ou solicitar para sua empresa especialista em Magento. A maioria dos itens listados nesse Check List pode ser configurado no Admin, sem a necessidade de domínio técnico.

Título da página inicial da loja como “Home”

Muitas lojas Magento não fornecem o título da loja contendo palavras-chave primárias e secundárias estratégicas. Por exemplo: Palavra-chave primária, palavra-chave secundária – minhaloja.com pode ser um bom título.

Considerando que seu cliente pesquisou essas palavras-chave de acordo com a intenção dele. Para definir um novo título da página inicial da loja, vá para Admin > System > Configuration > Design > HTML Head >Default Title.

Descrição padrão da loja

Vá em System > Configuration > Design > HTML Head > Default description, os gerentes de lojas em geral adicionam uma descrição bastante pesquisada aqui, que contém palavras-chave bem pesquisadas também.

Então onde está o problema?

O problema principal é a duplicação. Se a descrição padrão for fornecida, esta mesma descrição aparecerá em todas as outras páginas do site que não tenham definidas uma descrição personalizada. Você pode acabar tendo muitas páginas com a mesma meta-description e ser penalizado pelos motores de busca. Para evitar que isso aconteça, deixe este campo vazio.

Índice, Follow e Problemas de Canonical

Quando você leva o seu e-Commerce do Desenvolvimento para a produção (Live), as configurações padrão são copiadas e algumas vezes o site fica com a opção noindex, nofollow setadas. Com isso, o Google e outros mecanismos de pesquisa não vão indexar ou seguir o site.

Esse é um erro muito pequeno, mas comum! Para não errar, assim que lançar o site vá em System > Configuration > Design > HTML Head > Default robots e selecione o elemento “INDEX, FOLLOW”.

Da mesma forma, configure rel=canonical on. Eu prefiro marcar o canônico como “ON” para categorias e produtos, o que me poupa problemas de conteúdo duplicados. Para mudar, clique em: System > Configuration > Catalog > Search Engine Optimizations e configure como Canonical Link Meta Tag For Categories and Use Canonical Link Meta Tag For Products.

SEO no Alt do Logotipo

Como default, o logo do Magento vem atributo Alt como “Magento Commerce“. Altere o Alt para o título da sua loja. Isso é simples de mudar, basta ir em: System > Configuration > Design > Header > Logo Image Alt. Eu prefiro colocar o título da loja como título do logotipo ou deixar em branco.

Estrutura de URLS de Categoria

Vá em System > Configuration > Catalog > Use Categories Path for Product URLs e defina como SIM. Uma vez definido, não mude isso NUNCA. Se você não tiver certeza, mantenha como NÃO.

Redirecionamento 301

Não esqueça o Redirecionamento Permanente (Redirecionamento 301) se as URLs forem alteradas. Configure aqui: System > Configuration > Catalog > Create Permanent Redirect for old URLs if Url key changed. Marque a configuração como SIM para informar aos motores de busca que a página foi direcionada permanentemente para uma nova URL.

Sitemap

Não esqueça de criar sitemap.xml contendo suas categorias, links de produtos, etc… Isso é muito simples de ser feito, porém pouquíssimas lojas tem essa funcionalidade configurada! Criar um sitemap é muito fácil, basta ir em Catalog > Google Sitemap.

Depois de criada, envie o endereço de seu sitemap (normalmente ele fica aqui: www.sualoja.com.br/sitemap.xml) no Google Webmaster Tools.

Otimização de Imagens

Essa é uma funcionalidade incrível: o Magento permite que as imagens do seu produto mantenham seu nome original. Por isso, abuse desse recurso. Ao cadastrar as imagens dos seus produtos, use suas palavras-chave no nome das imagens. Ao invés de cadastrar uma imagem assim: DSC91291.jpg, cadastre-as assim: bolsa-feminina-couro-preto.jpg. Dessa forma, você estará ajudando o Google a encontrar suas imagens no no Google Images.

Ainda dentro do tema de imagens, é importante que suas imagens sejam de boa qualidade e não sejam muito grandes. Recomendamos uma imagem de 1000px em algum dos lados (altura ou largura). Depois de salvar a imagem nesse tamanho, você pode comprimir a imagem usando um software como o Compressor.io. Outra opção é usar o Photoshop. Nesse caso, salve a imagem para web com a qualidade 75 em JPG. Lembre-se de salvar otimizando o nome da imagem para o SEO, conforme o parágrafo anterior.

Textos e linkagem interna

Uma estratégia de SEO deve conter uma excelente linkagem interna. Se alcança isso inserindo textos em diversas partes do e-Commerce apontando para páginas de categoria, páginas de produto e ajudando o Google a seguir as páginas que você quer dar relevância.

O Magento possibilita que se tenha textos de categoria.

Construa textos de categoria relevantes e use links nesses textos para linkar para produtos importantes dessa categoria e para outras categorias.

Exemplo de texto de categoria: Nossas bolsas femininas de couro são feitas em couro 100% legítimo, assim como nossas carteiras de couro. Os produtos que mais se destacam em nossa seleção de bolsas femininas de couro são bolsa X, bolsa Y, bolsa W. (onde está sublinhado no texto, você deve linkar para a página de categoria ou página do produto).

Use cabeçalhos de forma correta

O Magento tem uma tendência para usar cabeçalhos de forma incorreta, mais comumente atribuindo tags H2 a listagens de produtos em páginas de categoria.

Sugiro verificar isso, pois também já vi implementações com vários H1s em diferentes tipos de páginas e sem títulos. Esta é uma consideração menor em comparação com alguns dos outros pontos listados neste artigo mas é importante ficar de olho. Além disso, convém verificar se o nome do produto está atribuído em H1.

Por padrão, o logotipo no Magento fica em H1, que deve ser apenas na primeira página e, em todas as outras páginas, não deve ser mais do que um H3.

O mais importante é colocar o título do conteúdo em H1. Para a página de categoria, H1 deve ser o nome da categoria e para um produto o nome do produto de ser H1.

O próximo passo é limpar o uso excessivo de cabeçalhos. É uma boa idéia eliminar o uso do cabeçalho nas colunas laterais, ou tornar o texto relevante para a loja (por exemplo, incluir palavras-chave).

Agora é hora de otimizar seu conteúdo, nas páginas da categoria colocar os nomes dos produtos em H2 e o nome da categoria em H1. Nas páginas do produto, você deve colocar o nome do produto em um H1.

Velocidade do Magento

Um fator crítico para otimização do seu site é a rapidez com que sua loja carrega. Você pode fazer duas coisas simples para aumentar a velocidade da sua instalação Magento:

1. Ative o armazenamento em cache. Vá para System > Gerenciamento de cache e habilite todos os recursos de cache.
2. A importância de uma boa configuração de host e servidor torna-se essencial! Com o MySQL e PHP OPCache você pode melhorar a velocidade do Magento sensivelmente.

Espero que esse texto contribua para o seu ranqueamento no Google e para a experiência dos seus clientes em sua loja virtual.

* Conteúdo produzido por Bruno Camargos da Multiweb.

Symantec
Próximo:

Adeus aos certificados Symantec

Adeus aos certificados Symantec