Se o site da sua empresa recebe uma grande quantidade de acessos de usuários geograficamente distantes, então você precisa conhecer imediatamente o que é CDN!
Afinal, entregar um site que disponibilize conteúdos de forma rápida é um dos principais requisitos para agradar o usuário e ranquear nos mecanismos de buscas.
No entanto, essa velocidade está diretamente relacionada com a localização física do servidor. Isso significa que quanto mais longe geograficamente estiver o usuário, mais tempo a página vai demorar para carregar.
Felizmente, existem redes de distribuição, como a CDN, que melhoram a velocidade de acesso de um site mesmo quando acessado por pessoas que estão distantes do servidor.
Com isso, você consegue ranquear no Google e ainda permitir que os seus visitantes tenham uma excelente experiência de navegação na sua página.
Quer saber como alcançar este feito? Então continue a leitura deste conteúdo!
O que é uma CDN (Content Delivery Network)?
CDN é a sigla de Content Delivery Network, que em português significa Rede de Distribuição de Conteúdo. Sua função é permitir que o conteúdo de um site seja armazenado em cache. Mas o que isso quer dizer?
Bem, isso significa que o conteúdo armazenado no servidor central é reproduzido. Essa versão, por sua vez, é salva em Pontos de Presença (PoP), que estão espalhados por várias partes do mundo.
Com isso, a largura da banda de hospedagem é reduzida e o usuário que estiver na Austrália, por exemplo, pode acessar um site brasileiro com rapidez e sem interrupções no serviço. Incrível, não é?
Convém mencionar ainda que existem três tipos de CDN, sendo elas:
- Redes privadas: seu acesso é restrito a um grupo pequeno de indivíduos. Nesse sentido, elas funcionam como um cluster próprio de servidores.
- Protocolos de serviço de conteúdo: essas redes distribuem o conteúdo de um site. Elas são projetadas, hospedadas e gerenciadas para esse fim.
- Ponto a ponto (P2P): são redes conectadas entre computadores particulares.
Como uma CDN funciona?
Quando existe uma CDN, os servidores que fazem parte de uma rede replicam os conteúdos de determinado site e armazena-os no cache, que é uma memória. Essa versão replicada é salva em locais estratégicos espalhados pelo mundo, os Pontos de Presença (PoP).
Assim, quando um usuário acessa o site, a CDN encontra o PoP mais próximo e entrega o conteúdo solicitado com uma velocidade muito mais rápida e com uma taxa de transferência bem maior caso não houvesse essa rede de distribuição.
Para você entender melhor, quando não há uma CDN e o usuário tenta acessar um site, o computador envia um pedido ao servidor central para conferir acesso ao conteúdo. Então, esse servidor responde e mostra o que é solicitado pelo indivíduo.
Nesse caso, o tempo de latência (espaço existente entre o momento do pedido e a resposta) pode variar bastante, sendo maior quanto mais longe fisicamente estiver o usuário do servidor.
Por outro lado, quando se tem a CDN, a solicitação de acesso do usuário não é levada ao servidor central, mas sim do servidor mais próximo, que já possui a cópia dos conteúdos armazenada.
Nesse sentido, é utilizado um sistema de mapeamento que verifica a localização do usuário para entregar a ele uma cópia que esteja mais próxima.
E se por um caso determinado dado ainda não tiver sido replicado e armazenado, os PoPs entram em contato com o servidor central para que esse forneça o conteúdo, suprindo, assim, as demandas futuras.
Convém mencionar que, além da velocidade, a CDN também possibilita a distribuição uniforme do tráfego entre os vários servidores. Com isso, diminui-se consideravelmente as chances de haver instabilidade no site por causa da grande quantidade de acessos.
Como o uso de CDN beneficia o seu site?
Já deu para perceber que a CDN apresenta muitos benefícios, não é mesmo? No entanto, para que fique ainda mais claro as vantagens da Rede de Distribuição de Conteúdo, listamos todos os seus prós. Confira!
Melhora do tempo de carregamento
A principal e mais nítida vantagem é, sem dúvidas, a melhora do tempo de carregamento do site. Afinal, como você viu, as respostas são muito mais rápidas e o tempo de latência é diminuído drasticamente quando existe uma CDN.
E vale dizer que isso pode ser um grande diferencial para garantir a experiência do seu usuário. Isso porque, para os internautas, que sempre querem respostas rápidas, um segundo a mais pode fazer diferença na impressão que ele terá do seu site.
Saiba mais sobre a velocidade do site e como fazer para melhorá-la nesse conteúdo.
Maior segurança
Como o tempo de resposta é mais curto com uma CDN, a vulnerabilidade do site também diminui. Isso porque os ataques hackers perdem essas frações de segundos que seriam cruciais para a invasão nos sistemas.
Os próprios ataques DDoS, que são aqueles que tentam derrubar o site e tornar os seus recursos indisponíveis para os usuários, também perdem força.
Além disso, a CDN gerencia o tráfego recebido pelo site para garantir que ele esteja sempre em funcionamento e, assim, evitar ataques maliciosos.
Eleva a disponibilidade do conteúdo
Outro benefício da CDN é aumentar consideravelmente a disponibilidade do conteúdo do seu site. Essa questão se justifica sobretudo pelo fato de existirem pontos com cópias do conteúdo espalhados por todo o mundo que descentralizam o acesso ao site.
Isso significa que o seu site pode suportar uma maior quantidade de acessos sem sofrer quedas ou instabilidades. Com isso, o seu conteúdo se torna absolutamente disponível para os usuários, o que lhe confere maior credibilidade.
Redução de custos
A CDN também pode reduzir consideravelmente os gastos direcionados para manter um site no ar. Isso porque ela promove um menor consumo de largura de banda, o que minimiza os custos com essa infraestrutura.
Além disso, como há uma descentralização no acesso e, portanto, uma menor carga no servidor central, os custos com esse também podem ser reduzidos.
Portanto, é possível economizar uma boa quantia que pode ser investida para a implementação de outras importantes estratégias na empresa.
Performance nos resultados orgânicos (SEO)
A otimização dos mecanismos de busca, ou simplesmente SEO, é o foco de toda empresa. Afinal, seguir um conjunto de estratégias SEO pode fazer com o que seu site apareça nas primeiras posições de sites de busca de forma orgânica.
Nesse sentido, saiba que uma importante estratégia SEO é a velocidade do site. Isso porque, dentre outras questões, o Google leva em consideração o tempo de carregamento do seu site para ranqueá-lo ou não.
Isso quer dizer que com a CDN, como o seu site carrega mais rápido, maiores são as chances de você aparecer nas primeiras posições desse buscador.
Quais recursos uma solução de CDN oferece?
Quando uma solução de CDN é contratada, além do funcionamento básico que explicamos aqui, ela também oferece outros recursos que podem ser utilizados para aumentar ainda mais o desempenho do site. Conheça alguns deles:
Compressão
Um dos recursos da CDN é comprimir as respostas baseadas em texto em gzip ou Brotli. Inclusive, você tem a opção de fazer essa compressão no servidor de origem e na rede de distribuição, algo que vai melhorar ainda mais a performance do site.
Afinal, essas compressões minimizarão o tamanho da transferência de recursos e ainda podem ajudar a responder às solicitações dos usuários de forma mais rápida e eficaz.
Otimização de imagem
Outro recurso importante da CDN é a otimização de imagem. Com ele, é possível reduzir o tamanho de transferência das imagens, algo que impacta diretamente no tamanho da página, que passa a ser bem menor.
Assim, voltamos para a mesma questão da velocidade de carregamento da página, que pode ser muito maior com simples comandos na CDN.
Minificação
A minificação também é um recurso que otimiza o desempenho do site. Isso porque ela remove caracteres desnecessários de HTML, CSS e JavaScript, o que, naturalmente, torna a página mais leve.
Convém mencionar que, sempre que for possível, dê preferência à minificação no servidor de origem em detrimento dos outros pontos de armazenamento. Essa é uma forma de obter resultados mais precisos e eficientes.
HTTP/2 e HTTP/3
Em vez de usar o HTTP/1, a CDN utiliza o HTTP/2 e HTTP/3, que são mais eficientes e apresentam melhor desempenho em relação ao primeiro protocolo.
Como você pode ver nesse artigo, o HTTP/2 apresenta inúmeras características que aumentam a performance do site, como multiplexação, compressão dos cabeçalhos, protocolo de negociação e priorização de fluxo.
O HTTP/3, por sua vez, apesar de ainda não estar totalmente padronizado, também é capaz de oferecer muitas características vantajosas, como a eliminação do bloqueio frontal e o tempo de configuração de conexão reduzido.
Exemplos de negócios em que uma CDN é indicada
Apesar de ser um recurso altamente vantajoso, nem todo site requer necessariamente uma CDN.
Quer saber se o seu precisa? Listamos abaixo alguns nichos nos quais esse recurso é praticamente indispensável. Confira!
E-commerce
Sites de comércio eletrônico recebem acessos de pessoas espalhadas por todo mundo. Afinal, a proposta desse tipo de negócio é justamente acabar com as barreiras geográficas na hora de realizar compras.
Nesse sentido, para garantir um carregamento rápido da página, independentemente de onde a pessoa estiver, e ainda evitar instabilidades quando houver alto fluxo, sobretudo em períodos de promoções, é preciso investir em uma CDN.
Convém mencionar que a CDN também pode ajudar a evitar ataques DDoS. Tudo isso contribui para a experiência do usuário e para que ele não desista de fazer as compras no seu e-commerce por causa da navegabilidade.
Publicidade digital
Negócios de publicidade digital também precisam investir em CDN. Isso porque os anúncios demandam muitos recursos para funcionar, sobretudo nos últimos tempos, em que os conteúdos são multimídias e cheios de informação e, portanto, pesam a página.
No entanto, com a Rede de Distribuição de Conteúdo, os seus anúncios não vão mais tornar o processo de carregamento da página lento. Isso garante uma performance melhor do site e uma boa retenção de usuários.
Jogos online
Um dos maiores dilemas da indústria de jogos é justamente entregar um game incrível, mas que não sobrecarregue o sistema e que seja carregado rapidamente.
Nesse caso, a CDN pode ajudar, e muito! Isso porque os desenvolvedores conseguem hospedar um jogo inteiro no servidor CDN, desafogando, assim, o servidor de origem.
Com isso, os gamers podem ter excelentes experiências e desfrutar de jogos bons, interativos, potentes e com rápido carregamento.
Instituições financeiras
Por fim, um outro nicho que precisa implementar a CDN são as instituições financeiras.
Além da questão do tempo de carregamento da página e do processamento das informações, essa solução se torna essencial na medida em que contribui para a segurança do sistema.
E nem é preciso falar que sites de bancos, por exemplo, precisam contar com um esquema de segurança realmente robusto e eficaz, uma vez que neles são inseridas informações confidenciais.
Nesse sentido, a CDN pode auxiliar muito nessa função, uma vez que pode contribuir para evitar que os ataques DDoS ocorram.
Como implementar uma solução de CDN em seu site?
Para implementar uma solução de CDN, o ideal é que o seu site ainda não esteja online. Com isso, é mais fácil escolher um provedor que realmente atenda às suas necessidades.
Mas se o site já estiver no ar, não tem problema algum. Saiba que é possível realizar essa implementação da mesma forma.
Assim, a primeira etapa é justamente definir o provedor, como o Cloudflare, ideal para sites que têm tráfegos muito grandes, uma vez que possui servidores ao redor de todo o mundo.
Depois dessa escolha, você deve instalar a CDN em seu site. Para isso, basta seguir as configurações e os comandos dados pelo próprio provedor. Além disso, pode ser interessante utilizar plugins para acelerarem ainda mais o seu site.
Portanto, como pode ser visto, essa implementação é bem simples, sendo que o mais importante é realmente a escolha do provedor, que vai garantir a performance do seu site.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é CDN e como ela pode beneficiar o seu negócio, seja melhorando a experiência do usuário, ranqueando a sua empresa no Google ou trazendo mais segurança para o seu site, é hora de dar o próximo passo!
Isso quer dizer que você precisa contar com uma boa plataforma de hospedagem e um bom provedor de CDN que garanta todos os recursos necessários.
Para isso, entre em contato conosco. A equipe San Internet está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas e encontrar as melhores soluções para o seu negócio!