Precisa de mais desempenho e segurança em seu site? Então, conheça o Cloudflare um renomado provedor de CDN com servidores espalhados por todo o mundo, onde distribui o conteúdo da sua aplicação para todos os cantos do mundo. A utilização de uma CDN melhora o tempo de carregamento da página para visitantes vindos de diferentes regiões que acessam o seu site.

Hoje, vamos explicar sobre o que é a tecnologia CDN da CloudFlare, como ela aumenta a segurança do Cloud Server e outros fatos importantes.

O que é uma CDN?

Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) é uma rede de servidores distribuídos geograficamente pela Internet. Seu objetivo é atender ativos estáticos da Web (imagens, arquivos de script, páginas em cache e mídia) com a maior velocidade e disponibilidade possível.

A tecnologia de cache utilizada pelo CDN armazena uma cópia de um site em diversos locais do mundo. Em outras palavras, os CDNs distribuem o conteúdo de um site em muitos lugares do mundo, podendo atingir um público mais amplo e muito mais rapidamente. Portanto, quando alguém do Brasil, acessa o site hospedado em outro país, o acesso ao conteúdo estático é feito através de um servidor brasileiro da CDN.

Mas velocidade e desempenho não são os únicos benefícios dos CDNs. Também pode impedir ataques DDoS, aumentar a privacidade e segurança.

Existem muitos CDNs notáveis ​​disponíveis no mercado, mas o Cloudflare é um dos mais populares. A seguir, explicaremos como funciona esse serviço e quais são suas vantagens.

O que é o Cloudflare?

O CloudFlare é um conjunto de produtos para otimizar a velocidade e a segurança do site. Através da CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) projetada para otimizar o tempo de carregamento do site, age como um intermediário entre os servidores e os visitantes do site. O CDN também oferece benefícios de segurança.

O CloudFlare usa uma tecnologia proprietária conhecida como Anycast para direcionar seus visitantes para o datacenter mais próximo a partir da localização atual. Por sua vez, isso faz com que o site em cache abra duas vezes mais rápido que o tempo médio de carregamento.

E como um bônus, o CloudFlare otimiza a velocidade do site para visitantes em uma rede IPv6, mesmo se o ambiente do servidor ainda estiver na antiga infraestrutura IPv4.

Em resumo: o Cloudflare visa tornar os sites mais rápidos e mais seguros, e é um serviço que vários sites utilizam.

Por fim, é comum confundirem o Cloudflare com um provedor de hospedagem, mas ele não é. E isso não é um problema, porque é possível integrar facilmente a vários Cloud Servers que hospedam sites e aplicações web.

O que é Cloud Server?

Um Cloud Server é um servidor virtual (em vez de um servidor físico) executado em um ambiente de computação em nuvem. É construído, hospedado e entregue por meio de uma plataforma de computação em nuvem via Internet e pode ser acessado remotamente.

Uma de suas principais característica é a rápida e fácil escalonação, ou seja, você pode contar com uma gama muito maior de recursos e usar somente o necessário para a sua aplicação funcionar corretamente.

Em termos simples, um Cloud Server é uma infraestrutura de servidor e rede que usa software para dividir um único servidor físico (ou diversos servidores) em vários servidores virtuais. Geralmente, estes dispositivos são chamados de máquinas virtuais ou VMs.

Vantagens do Cloudflare no seu Cloud Server

O Cloudflare é fácil de usar e fornece muitos recursos, ótima segurança e otimização eficazes para um Cloud Server. A seguir, listamos algumas das vantagens que você pode aproveitar com a implementação do Cloudflare.

Otimizador Cloudflare

Desempenho da Web não é apenas sobre a movimentação de arquivos estáticos mais perto dos visitantes, é também sobre como garantir que cada página se torne mais rápida e eficiente, a partir de qualquer dispositivo que o visitante está navegando. Usuários podem escolher qualquer combinação desses recursos de otimização de conteúdo web, que levam desempenho para o próximo nível.

Cloudflare CDN

Tecnologia aproveita as recentes alterações de hardware, tecnologia de servidor web e roteamento da rede. Em outras palavras, o CDN da próxima geração. O resultado é um CDN que é mais fácil de configurar, mais acessível, e com um desempenho melhor do que qualquer CDN que você usou antes.

Cloudflare Security

Utiliza uma base diversificada de websites sobre um novo tipo de serviço de segurança. Bloqueio de ameaças on-line como SPAM de comentários, BOT em excesso rastreando seu site, a ataques maliciosos, como SQL Injection e Denial of Service (DDoS).

Cloudflare Analytics

O CloudFlare fornece uma visão para o seu site que você não teria a partir de outros programas de análise. Além da análise de visitantes, você pode monitorar ameaças e sites de pesquisa. Para a maioria dos sites, essas ameaças e os rastreadores dos sites de pesquisa compõem 20% a 50% do tráfego.

Conclusão

O Cloudflare para Cloud Server não apenas melhora a experiência do usuário que visita seu site, mas também economiza os valiosos recursos de CPU e largura de banda do seu servidor. Para destacar, com uma CDN otimizada, você pode eliminar completamente a preocupação com a latência e, com uma variedade de planos disponíveis, você pode escolher o que melhor se adapta ao seu orçamento.

Esperamos ter ajudado você a entender o que é Cloudflare e o que são CDNs em geral. Se deseja melhorar o desempenho e segurança do seu website com o Cloudflare, então entre em contato conosco. Nossa equipe terá o prazer em orientá-lo com a solução ideal para suas necessidades de negócios.