Você conhece o Varnish Cache? Trata-se de um software super poderoso, que possibilita o aumento do desempenho e da velocidade de um website. Atua como um proxy HTTP reverso, que funciona como um cache entre o cliente e o servidor. 

Diferentemente de outros sistemas, ele é mais eficiente e totalmente configurável. Sua maior função é guardar informações na própria memória RAM da máquina. Assim, o servidor não precisa consultá-la diversas vezes, algo que torna a página mais pesada. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue lendo o artigo que preparamos a seguir!

O que é um servidor proxy reverso?

Um servidor proxy reverso atua como intermediário entre um conjunto de servidores e os clientes de uma rede de computadores. 

Chamamos de cliente, qualquer software ou hardware capaz de enviar solicitações para um servidor. Seu navegador, por exemplo, é o cliente no qual você está utilizando para ler nosso conteúdo, que está armazenado em nossos servidores. 

Sendo assim, um proxy reverso reúne todos os pedidos dos clientes para os servidores, além de entregar todas as respostas dos servidores para os clientes. Com isso, o cliente entende que tudo tem origem em um só lugar. 

Na prática, muitas empresas usam esse tipo de proxy para afirmar sua presença na web. Dependendo da forma que for configurado, um proxy reverso pode apresentar inúmeras funções em apenas um servidor. 

Para explicar de um modo mais simples, o proxy atua como uma espécie de recepcionista, que direciona os pedidos recebidos para o setor correto. Como segurança, também evita que “curiosos” invadam a infraestrutura interna.

Entenda os diferentes tipos de cache

varnish diferentes tipos cache

Sabemos que o número de conteúdo disponível na Internet vem crescendo a cada ano. Isso é um dos principais desafios para as empresas, no que se refere ao consumo de banda larga. 

Como hoje é possível acessar os mais variados tipos de conteúdo por meio de aparelhos diversos, a segurança da informação se tornou uma das principais preocupações corporativas. 

Além disso, a velocidade do acesso à Internet costuma ser limitada. Dependendo da quantidade de usuários, é comum enfrentar períodos de lentidão no processamento de pedidos e respostas. 

Para resolver esse problema, existem diversas soluções de cache voltadas para a aceleração de conteúdos na Internet. Confira quais são elas a seguir. 

Cache de conteúdo

Esse tipo de cache é tido por muitos como a peça essencial em uma arquitetura voltada para a economia de banda e aceleração de conteúdo. Por meio da mesma estrutura, é possível atender esses dois pontos.

Com o cache de conteúdo, não é necessário acessar a Internet para fazer o download de um objeto. Nesse contexto, o download é feito localmente, gerando a percepção de aceleração. 

Cache do navegador

O cache dos navegadores atua como um acelerador, mesmo com suas limitações — não podem ser compartilhados com outros usuários de uma mesma rede corporativa. 

Na prática, esse recurso presente nos navegadores funciona de modo complementar a uma arquitetura mais completa de cache. Assim, os objetos armazenados localmente não precisam ser solicitados ao proxy.

Proxy cache

No caso do proxy cache, apresenta um mecanismo de armazenamento de conteúdo centralizado, que pode ser compartilhado com diversos usuários da rede corporativa.

Dessa forma, consegue armazenar um conjunto de dados bem maior, impactando positivamente a aceleração de conteúdo. 

O que é o Varnish Cache?

Consiste em um proxy reverso, que funciona como um acelerador HTTP. Portanto, ele foi desenvolvido para oferecer qualquer conteúdo com o máximo de agilidade possível, além de realizar o balanceamento de carga.

Seu intuito é fazer com que as páginas carreguem mais rápido, bem como diminuir a carga de uso dos servidores na hora de armazenar cache. Consequentemente, isso evita consultas desnecessárias ao banco de dados. 

O Varnish surgiu em 2006, mas, desde então, tem se destacado em relação a outros servidores cache, devido ao seu sistema de código aberto. 

Benefícios de usá-lo em seu site

Caso o seu site sofra com problemas de baixa audiência e lentidão no carregamento dos conteúdos, o Varnish Cache pode oferecer benefícios diretos e indiretos. São eles:

  • economia com servidores;
  • redução das solicitações aos servidores;
  • diminuição do número de máquinas utilizadas;
  • redução no custo de hospedagem para WordPress;
  • melhora na performance da página;
  • melhora na experiência do usuário;
  • redução do bounce rate;
  • mais relevância no Google e melhor ranqueamento;
  • maior interação com os usuários;
  • maior probabilidade de conversão e geração de negócios.

Como o Varnish Cache funciona?

varnish como funciona

Como já citamos por aqui, o Varnish tem suporte apenas para o HTTP — ao contrário de outros servidores proxy que suportam inúmeros protocolos, como o FTP e SMTP

Entretanto, seu grande diferencial é a habilidade de guardar os dados do cache diretamente na memória RAM, em vez de utilizar o disco rígido, como outros serviços. 

Em sua configuração mais simples, todo pedido HTTP passa primeiro pelo Varnish, que só envia uma resposta caso ainda tenha objeto válido em cache. 

Sendo assim, toda vez que não se pode encontrar determinado objeto, ou ele perde sua validade, é feita uma solicitação ao backend para retornar a informação. Posteriormente, isso será armazenado em cache. 

Como instalar o Varnish Cache em seu site

Existem inúmeras formas de instalar o Varnish em uma página. Para instalá-lo no CentOS, por exemplo, o servidor utiliza os repositórios oficiais e o repositório EPEL. 

Para instalar o Varnish 4.1 no CentOS 6, é necessário adicionar o seguinte código:

yum install epel-release

rpm –nosignature -i https://repo.varnish-cache.org/redhat/varnish-4.1.el6.rpm

yum install varnish

Já para instalar o Varnish 4.1 no CentOS 7, utilize o seguinte comando:

yum install epel-release

rpm –nosignature -i https://repo.varnish-cache.org/redhat/varnish-4.1.el7.rpm

yum install varnish

Conclusão

Viu como o Varnish Cache pode acelerar e aprimorar o desempenho do seu site? Contudo, para aproveitar ao máximo todas as suas funções, é preciso ter um plano de hospedagem VPS ou servidor dedicado. Isso porque, ele só pode ser instalado diretamente no servidor. Gostou deste conteúdo? Então, descubra a evolução dos ambientes de hospedagem de sites e e-mails com a SAN Internet!