O Magento é uma das plataformas de comércio eletrônico mais completa e robusta do mercado.

Nesse artigo vou mostrar alguns tutoriais extremamente úteis para quem quer iniciar com a plataforma ou para aqueles que já estão utilizando o Magento.

História do Magento

Uma empresa de software da Califórnia, nos Estados Unidos, chamada Varien, criou em 2007 o Magento E-commerce.

O software teve reconhecimento mundial, e ganhou mais força com o lançamento do Magento CE (Community Edition). Assim surgindo novas versões, como a gratuita (Community) e a paga (Enterprise).

E em 2011, o grupo eBay comprou a marca Magento, passando a ter controle total.

Uma pesquisa feita pela aheadWorks especializada em extensões para Magento, divulgou que o Magento foi o sistema de e-Commerce Open Source mais usado no mundo, cerca de 33,8% do mercado.

Em questões técnicas, é importante ter uma hospedagem otimizada para Magento, por ser uma plataforma robusta e cheia de recursos.

Como fazer o download e a instalação do Magento

Para baixar e instalar o Magento é super rápido e prático.

Você pode acessar a página oficial do Magento, fazer o download e seguir os passos para instalação.

Magento Connect

É importante também saber o que é o Magento Connect. Pois é por ele que são compartilhadas todas as ferramentas da comunidade Magento.

Com o Magento Connect também é possível instalar os pacotes de linguagens, utilizadas para traduzir a plataforma. Aproveite para praticar instalando os melhores módulos para Magento.

Temas para Magento

Se você quer dar um UP no visual da sua loja virtual, ou está começando os negócios online agora, com certeza vai precisar de um tema para Magento.

Pensando nisso, separamos um artigo com os melhores temas para Magento.

E se você aplicar de forma correta, sua loja vai ficar com um visual profissional, passando credibilidade para seus consumidores.

Métricas para seu e-Commerce

Com o Magento instalado e sua loja com um visual incrível, você precisa analisar sua loja virtual, certo?

Por isso é importante saber quais as métricas mais importantes para e-Commerce.

Para resumir, as métricas são todos os resultados que uma empresa apresenta, relacionados a sua performance estratégica.

Existem diversas métricas que devem ser analisadas na sua loja, diferenciadas por categorias, como tráfego local, envio de e-mail, mídias sociais, tráfego e métricas de conversões.

Com as métricas você terá diversas ações para executar com o objetivo de melhorar seu e-Commerce.

Segurança

A segurança é um pré-requisito para qualquer loja virtual. Por isso é importante seguir alguns requisitos para não ficar exposto.

O primeiro passo é deixar sua plataforma sempre atualizada. Caso contrário, seu Magento fica vulnerável e exposto a ataques.

Outro ponto importante é configurar o HTTPS no Magento, deixando todas as informações seguras entre o navegador e o servidor.

E para proteger ainda mais seu e-Commerce, confira 11 dicas de segurança para Magento.

Desempenho

Antes de entrar nesse tema é importante você entender a diferença entre Magento dedicado e compartilhado.

O desempenho é afetado por vários fatores, e a hospedagem é uma delas. O serviço de hospedagem precisa estar otimizado para o Magento.

Search Engine Optimization – SEO

O SEO no Magento precisa ser acompanhado e melhorado sempre. É a base para você ficar bem posicionado no Google e assim receber tráfego orgânico.

Um dos fatores que tem grande influência para melhorar as posições no Google é a usabilidade. Isso mesmo, além de influenciar na decisão de compra, ela também é importante para o SEO.

Lojas virtuais com design responsivo também recebem privilégios na classificação do Google.

Se você quer saber quantos acessos tem um site, é possível espionar seu concorrente.


Se você quer começar sua loja virtual, o Magento é uma ótima opção. Possui uma boa reputação no mercado, vários módulos disponíveis e uma comunidade enorme.