Desenvolver uma página envolve inúmeros riscos. Você já tentou fazer alterações no site ainda em construção, mas percebeu que o portal ativo travou? Esse é um dos principais problemas que um ambiente de testes pode evitar.

Um staging site possibilita que você configure um espaço apropriado para testar plugins, temas, recursos e outras funcionalidades da sua página, antes de colocá-la no ar. Assim, fica mais fácil encontrar qualquer erro e solucioná-lo, sem precisar mexer no site ao vivo. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir e veja como essa funcionalidade pode melhorar a arquitetura da sua página!

O que é um ambiente de testes?

Um ambiente de testes funciona como uma cópia da sua página online. Ela pode, inclusive, ser hospedada em um subdomínio privado. 

Como dissemos inicialmente, nesse espaço, você consegue testar qualquer recurso que deseje implementar na versão acessível pelo público. Assim, você evita gerar problemas de usabilidade e outros empecilhos que podem prejudicar o desempenho da página. 

Vale ressaltar que o staging site não fica disponível para seus visitantes e nem é encontrado pelos mecanismos de busca. Isso porque, ele serve, exclusivamente, para propósitos de desenvolvimento. 

Qual a finalidade de um staging site?

Em geral, qualquer empresa que trabalhe com desenvolvimento e gestão de sites — para uso próprio ou de terceiros — deve criar um ambiente de teste. Afinal, a última coisa que deseja é oferecer uma experiência de uso ruim para seus consumidores, não é?

Nesse sentido, caso precise testar um código novo, por exemplo, não terá que remover o site do ar caso algo dê errado. Esse é o tipo de situação que reflete negativamente na reputação do negócio.  

Na prática, existem alguns cenários nos quais é indispensável criar um staging test:

  • teste de fumaça: determina se a página desenvolvida é estável ou não. Nesse ambiente, você pode testar cada recurso que projetou antes de lançar a página online;
  • teste de aceitação: define se o público ou cliente aceita a página desenvolvida pelo seu negócio. Aqui, são analisados se todos os requisitos pré-acordados antes da construção da página foram seguidos;
  • Chaos Engineering: consiste na inserção de plugins/scripts maliciosos para testar a capacidade de resposta do site. É uma ótima estratégia para minimizar o tempo em que a página fica offline caso a situação surja de verdade.

Por que criá-lo? Entenda os benefícios

ambiente de teste entenda benefícios

Em suma, os principais motivos para utilizar um ambiente de teste são:

  • possibilita fazer alterações na página sem gerar danos ao site online;
  • garante que a experiência do usuário não será prejudicada enquanto as modificações são feitas no staging test;
  • permite que a página real funciona normalmente enquanto você trabalha no ambiente de teste;
  • oferece a possibilidade de consertar qualquer erro ligado aos temas, plugins, códigos de acesso e outros aspectos sem afetar o site online;
  • você pode monitorar os impactos de cada mudança sem pressa.

E quais as desvantagens do staging site?

Assim como qualquer outra solução, o ambiente de teste também apresenta suas desvantagens. São elas:

  • faz com que o site leve mais tempo para ser atualizado, pois requer a testagem dos recursos antes;
  • alguns serviços de hospedagem cobram pela criação de um staging test;
  • existem casos em que o ambiente de teste não cria uma réplica exata da página online.

Contudo, existem meios para contornar esse empecilhos. Uma delas é configurar o ambiente de teste localmente, de forma manual ou com plugins.

Como criar e configurar ambiente de testes no WordPress?

Depois de conhecer o que é um ambiente de teste, sua maior funcionalidade e seus benefícios, entenda como criar esse espaço. O modo mais simples é criar um staging test no WordPress. 

1. Criação manual

Antes de tudo, acesse o painel de controle da hospedagem WordPress. Para isso, você deve alterar o código e as configurações da base de dados. Com esse método, você consegue realizar modificações mais complexas na réplica da sua página. 

2. Com plugins, como o WP-Staging

Outra forma de criar seu ambiente de teste é com o plugin WP-Staging. Ele facilita a “clonagem” da sua página, além de ser bem simples de usar. Com ele, tudo o que você precisa fazer é instalá-lo, ativá-lo e criar o espaço de testes. 

Assim que instalar o plugin, acesse WP Staging > Create New Staging Site (criar novo ambiente de testes). 

Defina um nome para sua página e escolha todos os Files (arquivos) e Database Tables (tabelas de banco de dados) que deseja copiar. Em seguida, clique em Start Cloning (começar a clonar). Lembre-se de fazer um backup antes de começar o processo. 

Todo procedimento pode demorar um certo tempo, principalmente se a sua página tiver armazenado uma enorme quantidade de dados. Assim que tudo estiver finalizado, clique em Go to Your Staging Site (vá para seu ambiente de teste).

Quando entrar no espaço, notará um banner laranja ao lado da barra de administrador. A partir disso, já poderá customizar, alterar e testar qualquer recurso com seu site no ar. 

3. Pelo seu provedor de hospedagem

Grande parte dos provedores de hospedagem do WordPress oferecem ambientes de teste integrados em seus serviços. 

Sendo assim, caso você queira facilitar ainda mais a criação desse espaço, use um provedor de hospedagem de qualidade, como o Cloud Hosting da SAN, que oferece:

  • instâncias Cloud isoladas;
  • múltiplos sites;
  • versões PHP;
  • MySQL e PostgreSQL;
  • gerenciador de DNS
  • monitoramento das aplicações e outras facilidades.

A importância da hospedagem adequada em ambiente de testes

ambiente de teste hospedagem

Antes de escolher a hospedagem, é importante levar em consideração alguns aspectos da sua página, seus procedimentos e os objetivos com o projeto. 

Isso porque, é crucial selecionar o provedor adequado para potencializar as vantagens que o ambiente de teste oferece. 

Caso o seu negócio trabalhe com o desenvolvimento de softwares, por exemplo, é importante ter um staging site flexível, que permita a adição ou exclusão de elementos com rapidez.

Nesse cenário, o servidor dedicado é a melhor opção. Ao instalar uma solução como Docker, poderá clonar, configurar e eliminar quantas “imagens” quiser do seu site. Além disso, terá um sistema de backup eficiente para máxima produtividade. 

Procura por máquinas poderosas? Conheça a linha de Servidores Dedicados da San Internet e impulsione a performance das suas máquinas!

Conclusão

Agora você já entende o principal sobre o ambiente de testes, seus benefícios e como criá-los para máxima produtividade da sua página. De todas as opções citadas, utilizar um serviço de hospedagem é a mais prática e segura.