Ao contrário do que se pode pensar, o uso do e-mail só cresce com o passar dos anos. 

Informações levantadas pela Statista mostram que, em 2019, haviam 3,9 bilhões de pessoas com contas de e-mail em todo o mundo. 

E não para por aí: a previsão é de que, em 2024, esse número terá aumentado para 4,48 bilhões – ou seja, quase metade da população mundial. 

Desde a sua criação, o e-mail foi mais do que um veículo simples para troca de mensagens. Ele foi apropriado como principal meio de comunicação para empresas, seja no contato interno, com outras empresas, ou com seus clientes. 

A verdade é que um bom endereço de e-mail, dentro do ambiente corporativo, pode fazer toda a diferença. Mas, afinal, como criar um e-mail profissional que realmente se destaque? 

Neste artigo vamos responder a estas e outras questões sobre e-mails profissionais. Continue acompanhando! 

O que é um e-mail profissional?

O e-mail profissional nada mais é do que endereço de e-mail que conta com um domínio personalizado, com o nome da sua empresa. 

Você provavelmente tem um e-mail pessoal, certo? E, provavelmente, ele termina com alguns dos domínios a seguir: 

  • “@gmail.com”;
  • “@hotmail.com”;
  • “@bol.com.br”;
  • “@yahoo.com”.

Todos esses domínios representam os nomes das empresas que provêm pelo serviço de e-mail gratuito. 

Num e-mail profissional, no entanto, o que vem depois do “@” é o nome da sua empresa. Um e-mail profissional é um endereço de e-mail comum, que é usado para fins profissionais e tem uma distinção de nome. 

Então, na prática, um e-mail profissional pode ficar parecido com esses aqui: 

  • “nomedofuncionário@nomedaempresa.com”;
  • “departamento@nomedaempresa.com”; 
  • “setor@nomedaempresa.com”. 
  • Bem mais elegante, não é mesmo? 

A vantagem de saber como criar um e-mail profissional é causar uma boa impressão em todos aqueles que trocam comunicações com a sua empresa. 

Um e-mail corporativo passa seriedade e credibilidade nos negócios, além de ser uma maneira extremamente eficiente de separar as comunicações profissionais e pessoais no dia a dia. 

Passar segurança aos seus interlocutores é extremamente importante, ainda mais em um canal como o e-mail que sofre com ataques de phishing, que cresceram 124% durante o ano de 2020. 

Leia também: O que é Cloud Sourcing? Entenda e conheça os seus benefícios! 

Como escolher um bom nome de e-mail?

O e-mail profissional é um endereço importante na web. É por meio dele que você será encontrado e irá interagir com outras pessoas e empresas. Por isso, a escolha de um  bom nome de e-mail é tão importante. 

como criar um email profissional

É claro que nem sempre a opção ideal para o nome do e-mail está disponível. Nesses momentos, vale a pena investir na criatividade e no bom senso para escolher um nome de e-mail que seja adequado.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse processo: 

Evite usar números no e-mail: eles passam uma imagem pouco profissional e podem ficar datados rapidamente;

Utilize seu sobrenome, se possível, separando-o por um ponto: para agilizar a legibilidade do seu e-mail, utilize pontos para destacar o seu nome e sobrenome como duas coisas diferentes. 

Mantenha o e-mail curto, mas sem muitas abreviações: você não precisa colocar todos os seus nomes num só e-mail, nem abreviá-los. Usualmente, apenas o nome e o sobrenome já bastam. 

Utilize um domínio próprio para a sua empresa: usar um domínio comum em e-mails profissionais é um dos piores erros que a sua empresa pode cometer. Isso transmite uma falta de profissionalismo! 

Como criar uma conta de e-mail profissional?

Para criar uma conta de e-mail profissional você precisa, antes de mais nada, do registro de um domínio. De preferência, este domínio deve ser o nome da empresa. 

Depois, é preciso escolher um provedor para o seu serviço de e-mail. Nessa fase do processo, tenha em mente quais serão as suas necessidades para o uso do e-mail, levando em conta o espaço de armazenamento de dados necessário e a quantidade de contas ativas. 

Então, basta configurar o seu e-mail profissional de acordo com as instruções da empresa provedora do serviço de e-mail. Tenha atenção a essa fase, porque ela é importante para manter os níveis de segurança do serviço. 

A seguir, tiramos algumas outras dúvidas sobre como criar um e-mail profissional. Veja só: 

Como deve ser o nome de um e-mail profissional?

O nome de um e-mail profissional deve ser curto e simples, a fim de que seja fácil de se lembrar e escrever. 

Dê preferência à combinação clássica de nome + sobrenome, afinal, ela evitará que uma mesma pessoa tenha e-mail duplicados, criando um problema com o número de contas usadas no pacote contratado. 

Você pode gostar de ler: VPS vs Cloud vs servidor dedicado: como escolher o ideal?

Como criar um endereço de e-mail criativo?

Quando o assunto é um endereço de e-mail eficiente, a simplicidade deve vir antes da criatividade. 

Procure manter o seu endereço de e-mail curto e fácil de lembrar. Se possível, utilize o seu nome e sobrenome apenas. Isso passará mais profissionalismo e pode minimizar erros na comunicação. 

Como criar um e-mail profissional no Gmail?

Para criar um e-mail profissional no Gmail, em sua plataforma GSuite, basta escolher o Google como o seu servidor de hospedagem de serviços de e-mail.

Essa solução é bastante utilizada por empresas, uma vez que o GSuit conta com diversos recursos interessantes para o ambiente corporativo, como o Google Docs, o Hangouts e o Google Meets.

como criar um email profissional

Qual o melhor e-mail profissional gratuito?

Infelizmente, e-mails profissionais, ou seja, os que têm a personalização de domínios e recursos corporativos, não são gratuitos. No entanto, é possível criar um e-mail profissional gastando pouco. Alguns dos melhores provedores de e-mail profissional são: 

  • Google Workspace;
  • Microsoft 365;
  • SAN Internet;
  • Locaweb;
  • GoDaddy;
  • Hostinger;
  • UOL Host.

Qual melhor opção para e-mails profissionais?

Se você procura por uma boa opção de hospedagem para e-mails profissionais, saiba que a SAN Internet conta com diversas opções otimizadas para o uso de e-mails corporativos.

Nossos planos atendem empresas de todos os portes e segmentos, começando com pacotes de até 10 e-mails, 30 GB Disco e recursos de processamento isolados para cada cliente.

Além disso, nossas soluções também contam com ativos anti SPAM, rastreamento de mensagens, arquivamento de e-mails e listas de autorização personalizáveis. 

Conquiste a confiança dos seus clientes com um e-mail profissional; Deixe a SAN Internet te ajudar nesta missão! 

Conclusão

Neste artigo nós mostramos como criar um e-mail profissional, a importância dessa ferramenta e alguns dos passos necessários para fazer com que a sua empresa tenha um endereço de e-mail personalizado.

A SAN Internet conta com diversas soluções de hospedagem de e-mails corporativos para pequenas, médias e grandes empresas. Visite nosso site para conferir!