O WordPress é a ferramenta CMS – Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizada no mundo.

Lançada em 2003, essa plataforma está em constante atualização para ficar mais segura e funcional. É óbvio que essas melhorias foram as responsáveis pela conquista de inúmeros usuários ao longo dos anos.

Popularizou-se mais ainda com a ideia de permitir, que mesmo pessoas sem conhecimento avançado em linguagem de programação, possam desenvolver suas páginas sem muitas dificuldades.

E os ‘Experts’ da programação, podem usar o WordPress para economizar horas escrevendo códigos e criar um site em poucos cliques.

Então quero te mostrar algumas vantagens incríveis do WordPress que foram as responsáveis por tornar essa ferramenta tão popular.

1) Fácil utilização

Como mencionei antes, o objetivo principal do WordPress é permitir que você desenvolva páginas com uma estética legal e de maneira simples, entendendo ou não de programação.

A plataforma conta com um menu interativo que permite a criação de páginas por usuários menos experientes, já para os desenvolvedores funciona como um facilitador.

Uma vantagem disso é que se você já tiver o site pronto em WordPress e precisar alterar o layout, pode simplesmente trocar o tema no painel de ferramentas e seu conteúdo não será afetado.

Outro ponto muito atrativo da ferramenta é o acesso a informação. Por ser muito popular, existem vários fóruns, vídeos e cursos na internet que podem te ajudar com relação a qualquer dúvida.

2) Temas

Existem vários temas gratuitos, no Diretório de Temas do WordPress você pode ter uma noção de como os Templates de sites são bem feitos e dinâmicos. Qualquer alteração que você precisar fazer será rápida e sem grandes dificuldades.

Como muitos desses temas são similares a de sites profissionais é fácil deixar a sua página agradável e com uma cara bem moderna, mesmo sem entender muito de HTML, CSS ou JavaScript.

Além disso, a maioria dos sites pré montados gratuitos possuem a grande vantagem de serem responsivos, isso é, se adaptam a qualquer tipo de dispositivo.

3) Plugins

Os plugins servem para você ampliar as funcionalidades do seu site. Com eles é possível criar qualquer tipo de página, como sites pessoais, para empresas, e-commerce, páginas de cadastros, portfólios, sites de notícias, galerias de fotos e até redes sociais.

Existem mais de 30.000 plugins gratuitos no WordPress, portanto, opção é que não falta. Basta pesquisar um pouquinho e você vai achar o plugin que melhor atende a sua necessidade.

4) Comunidade ativa

A popularidade do WordPress é tão merecida que é possível encontrar até grandes empresa e algumas celebridades que utilizam a ferramenta. Fato que atrai ainda mais usuários e profissionais para a plataforma.

Sua comunidade age em fóruns e blogs na internet e os usuários mais experientes estão sempre dispostos a tirar suas dúvidas e compartilhar novas ideias, temas, plugins, etc.

Percebendo que sua comunidade está sempre ativa, o WordPress está se atualizando para deixar a ferramenta cada vez mais segura, acessível e dinâmica.

5) Código aberto

Para os usuários mais exigentes a ferramenta conta com um sistema chamado open source que possibilita alterar o código fonte de sua página do jeito que achar melhor e a qualquer momento.

Se você ainda não estiver satisfeito com seu site, a qualquer momento pode comprar temas profissionais ou contratar um desenvolvedor para deixa-lo como quiser.

6) Análise de Estatísticas

Você consegue usar os próprios plugins do WordPress para analisar as estatísticas de seu site, como número de acessos, identificar seus leitores, saber como eles chegaram até você, qual dos seus posts no blog é o mais acessado e muito mais. Tudo isso em gráficos e mapas geográficos descomplicados.

Muitas dessas informações podem te auxiliar a alavancar sua presença na internet, saber o que seus leitores mais gostam e oferecer a eles o conteúdo que eles querem.

7) Vários autores

Se a intenção é montar um site colaborativo ou um blog com diferentes autores, você consegue com muita facilidade, criar diversos perfis e limitar o acesso de cada um.

Isso te ajudará a manter as informações organizadas e a evitar que alguém faça alterações indevidas.

8) Econômico

Esse é provavelmente o ponto mais atrativo do WordPress, como a plataforma é gratuita e muito intuitiva, permite que você crie sites sem custo algum e sem ter conhecimento avançado em linguagem de programação.

Além do dinheiro economizado você ganha tempo, algo muito precioso na internet onde o tempo voa. Com esse tempo que sobre você pode pensar em novas estratégias de negócio.

9) Integração com meios de pagamento

O mercado online está crescendo cada vez mais. A busca pela atenção do cliente aumentou e as formas de pagamento personalizadas ajudam a concretizar um laço afetivo do cliente com a loja virtual.

Boleto bancário, cartão de credito e débito, PagSeguro, etc. Existem vários Gateways de pagamento disponíveis e o WordPress consegue integrar facilmente a maioria.

Dessa forma, você expande a escolha das formas de pagamento em sua loja virtual sem programar uma linha de código.

Como você pôde ver o WordPress é uma plataforma repleta de recursos que facilita muito a criação do seu site, principalmente para pessoas que não tem conhecimento avançado em linguagens de programação.

Esse é provavelmente o motivo pelo qual esse CMS cresceu tanto e com certeza vai continuar crescendo.

A comunidade do WordPress é constantemente ativa e pode tirar qualquer dúvida que você tenha, seja sobre a própria plataforma ou plugins. Além de toda essa galera da comunidade ainda tem muito conteúdo na internet que pode te ajudar a construir o site da forma que precisar.

Também me coloco a disposição para responder qualquer dúvida que você tenha aqui nos comentários, ficarei feliz em te ajudar.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a criarem um site em WordPress, compartilhando este artigo com seus amigos.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.