Um dos componentes mais importantes de um computador é a memória para servidor — RAM, HD, mídias de CD/DVD etc. Sem esse equipamento, a máquina não conseguirá atingir seu máximo potencial, mesmo com bons processadores

Nesse sentido, é fundamental prestar atenção em todos os detalhes na hora de configurar seu computador empresarial. Assim, será possível alcançar um ótimo ROI (Retorno Sobre Investimento), a partir dos componentes selecionados.

Para te ajudar nesse processo, elaboramos este artigo com dicas sobre as memórias para servidor, suas funcionalidades, vantagens e características. Acompanhe!

O que é memória de servidor?

Trata-se da memória voltada para uso exclusivo em servidores. Elas se apresentam em diferentes categorias, com desempenho distintos. Apesar de receberem esse nome, o termo “memória de servidor” é um tanto impreciso. 

Isso porque, o componente de servidor funciona de uma forma diferente do hardware do computador em si. Desde que sejam compatíveis com a placa-mãe, você pode utilizar qualquer memória para PC.

Já as memórias de servidores são desenvolvidas para não desligar em em situações normais, além de serem capazes de armazenar mais dados que os elementos usados em computadores. Desse modo, os componentes para servidor são mais caros que os de PC. 

Qual o tipo de memória RAM é utilizada em servidores?

Existem inúmeros tipos de memória para servidor no mercado, sendo que cada uma foi projetada para atender diferentes necessidades. Entre as disponíveis, está a memória ECC, que pode ser registrada ou não.

As memórias registradas possuem um registro entre seus módulos, que armazena os dados solicitados antes de enviá-los. Dessa forma, ela permite que o servidor permaneça estável, mesmo com um número maior de memórias que o normal.

O que é uma memória ECC?

Uma memória ECC (Error Correction Code) possui uma tecnologia que recupera dados corrompidos. Então, ela pode identificar e corrigir falhas enquanto o armazenamento de dados acontece, evitando a perda de informações importantes.

O número de erros que podem acontecer nesse contexto está diretamente relacionado com o volume de dados que circulam pela memória. Desse modo, quanto mais informações, maiores serão as chances de falha. 

Na prática, é bem fácil identificar quando uma memória para servidor possui ECC; os modelos normais apresentam 8 encapsulações, enquanto que uma com ECC possui 9. A encapsulação extra serve para executar a detecção e reporte de erros. 

Consequentemente, esse tipo de memória evita travamentos e outras interrupções na máquina empresarial, que podem afetar as atividades do negócio. 

Se você já vivenciou a tela azul enquanto realiza suas tarefas, isso, provavelmente, aconteceu devido a  um erro na memória.

Qual a diferença entre memória ECC e non ECC?

memória par aservidor diferença entre ecc e non ecc

Conforme citamos brevemente acima, a memória para servidor pode ter ou não ter ECC. Veja mais detalhes sobre essas especificações abaixo.

Memória ECC

Você já entendeu com os tópicos anteriores que a memória ECC consegue identificar e corrigir falhas durante o processo de armazenamento de informações. 

Esse modelo de memória costuma ser utilizado em organizações empresariais, pois não permite alterações de dados, são mais estáveis e seguras. 

Memória non ECC

Chamamos de memória non-ECC (Not Support ECC), os modelos que não possuem suporte para a função ECC. 

Esse tipo de componente é dedicado aos computadores domésticos. Os erros costumam acontecer uma vez para cada gigabyte de memória, por cada mês de funcionamento contínuo.

Como os PCs comuns não trabalham ininterruptamente como os servidores empresariais, as chances de sofrerem com falhas são poucas.

Qual a diferença entre memória de servidor e PC?

Também citamos rapidamente as diferenças entre memória RAM para servidores e PC. Normalmente, as memórias para computadores domésticos são non-ECC e funcionam em qualquer máquina, desde que sejam compatíveis com sua placa-mãe.

Já as memórias de servidor costumam ter ECC e foram fabricadas para não desligarem no uso ininterrupto. Também comportam um maior volume de dados que os modelos comuns. Nesse sentido, essa memória possui um número maior de encapsulação.

Vantagens da memória para servidor 

Ao utilizar uma memória ECC para seus servidores, você notará uma série de vantagens em comparação a componentes comuns. Confira os maiores benefícios abaixo.

Segurança

Todas as empresas operam com dados críticos ou confidenciais, que jamais podem ser corrompidos. Nesse contexto, as memórias ECC garantem mais segurança das informações e confiabilidade, já que são mais robustas e estáveis. 

Redução de falhas

A vulnerabilidade das atividades é um problema constante, que pode gerar a lentidão dos serviços ou interrupção das operações. Quando isso acontece com frequência, isso prejudica o desenvolvimento do negócio, que pode resultar na perda de clientes.

Com a memória para servidor ECC, tais erros diminuem consideravelmente. Assim, as máquinas operam com maior estabilidade, sem a perda de projetos importantes que poderiam prejudicar a saúde financeira da organização.

Disponibilidade de serviços

Existem inúmeras empresas que oferecem seus serviços 24h online, 7 dias por semana. Então, qualquer falha que interrompa esse fluxo de trabalho, causa prejuízos para o negócio. 

Com uma memória ECC, as máquinas conseguem operar com o mínimo de interrupções, aumentando a disponibilidade do servidor e da estação de trabalho.

Custo-benefício

À primeira vista, pode parecer que o valor de uma memória ECC para servidores não vale a pena, especialmente se compararmos com outros modelos do mercado.

Entretanto, é importante esclarecer que o custo extra dessas memórias representa somente 12% a mais que as alternativas. Sendo assim, o investimento para colher os benefícios de uma ECC é, relativamente, pequeno. 

Portanto, comprar um computador corporativo com memória ECC integrada é uma excelente vantagem para o negócio. Caso pretenda adquirir somente o componente, é necessário checar se a placa-mãe é compatível com o modelo. 

Conheça as soluções de servidores da SAN Internet e transforme seu negócio online!

Conclusão

Essas foram as informações que trouxemos para você sobre memória para servidor, suas características e funcionalidades. Como pode notar, a memória ECC para servidores é uma ótima solução para manter as operações da sua empresa sem interrupções.

Além disso, o custo de aquisição não difere tanto de um componente tradicional e seus benefícios para o negócio são gigantescos. Por isso, considera a possibilidade de implementá-la o quanto antes.