O número de cibercrimes tem aumentado consideravelmente. Os tipos de ataques e invasões são muitos, assim como também variam os objetivos dos criminosos.

Enviar arquivos maliciosos, capturar dados dos clientes, roubar dados da própria loja virtual. Enfim, é preciso estar preparado sempre.

Atualmente 67% dos consumidores verificam se uma loja virtual é segura antes de qualquer compra.

Sendo assim, quanto mais seguro for o seu site (independente da plataforma utilizada), mais rápido será para atingir o sucesso e aumentar as suas vendas.

É por isso que separei 7 dicas de segurança para loja OpenCart que são muito importantes e fáceis de serem adotadas.

Aplicando essas práticas você pode manter a sua loja e os seus clientes protegidos de ataques e roubo de informações.

Mas atenção! Antes de fazer qualquer tipo de configuração na sua loja, lembre-se de fazer um backup completo e consultar o seu desenvolvedor.

Senha forte no painel administrativo

A primeira dica de segurança para loja OpenCart não se aplica apenas a essa plataforma.

Senhas fortes não são importantes só para o painel administrativo da sua loja, mas também para e-mails e outros tipos de acesso.

Quando uma senha é muito óbvia, ela pode ser facilmente quebrada, dando acesso aos criminosos às funções mais importantes do seu site.

Tenha sempre em mente que os criminosos querem dados, então proteja os seus muito bem. Ao criar as senhas, faça sempre com mais de 8 dígitos, use letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Isso vai dificultar o êxito de um ataque de força bruta.

Lembre-se ainda de salvar sua senha em um local seguro, de preferência fora do computador, pois se ele for infectado com um Malware, o hacker vai descobrir suas senhas e roubar suas informações sigilosas.

Altere a URL de acesso ao painel Admin

Diversas plataformas de comércio eletrônico usam uma URL Admin padrão, que torna o acesso ao painel administrativo da loja mais rápido e prático.

Entretanto, este tipo de desenvolvimento prejudica a segurança do seu site, já que os ataques hackers estão programados para acessar estas URLs padrões.

Então prefira sempre usar caminhos diferenciados para o acesso, ficando assim, menos vulnerável.

Caso você não saiba fazer este tipo de configuração, veja como alterar o URL Admin do OpenCart aqui.

Invista em um sistema de segurança

Ter um sistema de segurança no seu site como o SiteLock vai gerar confiança nos seus clientes e afastar os hackers.

O SiteLock vai varrer o seu site diariamente procurando malwares. Dependendo do plano que você escolher, o próprio sistema vai remover esses arquivos maliciosos garantindo a proteção dos seus usuários.

Esse tipo de segurança, também evita que o seu site acabe indo parar em blacklists.

Além disso, o SiteLock oferece um selo dinâmico, que pode ser colocado no rodapé do seu site, sendo uma garantia a mais de segurança para os visitantes do seu site.

Isso conta muito como decisão de compra para os clientes e com certeza vai te ajudar a vender mais.

Tenha um Certificado SSL

Não dá mais para fugir! Você precisa de um Certificado SSL configurado e instalado corretamente no seu site.

O Certificado SSL ativa a conexão HTTPS e o cadeado verde ao lado da URL.

Esse tipo de conexão protege a troca de dados entre o cliente e o servidor e já é um critério de ranqueamento nos motores de busca como o Google.

Você com certeza sabe o quanto um melhor ranqueamento contribui para as vendas não é mesmo? Além disso os próprios clientes já estão rigorosos e dificilmente informam seus dados pessoais se o site não tiver conexão segura HTTPS.

Essa com certeza é uma das mais importantes e atuais dicas de segurança para loja OpenCart.

Escolha uma boa hospedagem de sites

Utilize sempre uma hospedagem de sites com qualidade e que seja especializada em OpenCart, além do fato de manter a sua loja virtual rápida e estável a hospedagem de sites conta com vários sistemas de segurança que protegem contra inúmeros tipos de ataques.

Evite ainda hospedar seu site em um servidor compartilhado.

Além do melhor desempenho e rapidez que o servidor dedicado oferece, você evita outro perigo: o de ter o seu site exposto, caso algum outro site seja infectado.

Não sabe a diferença entre hospedagem dedicada e compartilhada? Confira o vídeo e tire as suas dúvidas.

Bloqueie o acesso Admin via IP

Anteriormente eu comentei a importância em usar URLs diferenciadas para acesso ao painel Admin do OpenCart. Restringir o acesso apenas usuários dentro de sua empresa ou residência também é uma boa opção de segurança.

Para configurar esta restrição, primeiro você deve conhecer o endereço IP da rede externa de sua internet. Esta informação você consegue clicando aqui.

Depois, você deve fazer uma pequena alteração no arquivo .htaccess de sua loja virtual. Caso não tenha conhecimentos técnicos, recomendo que contate o seu desenvolvedor.

Após localizado o arquivo, insira as linhas de código informadas abaixo:

htaccess

Na linha que é informado “allow from 000.00.00.000”, altere os números para o IP que você obteve no link que informei anteriormente.

Pronto! Caso você deseja fazer um teste simples, tente acessar o painel Admin de sua loja virtual através de outra rede, como a 3G por exemplo e verá que o acesso estará bloqueado.

Mantenha a plataforma OpenCart atualizada

É comum administradores das lojas virtuais não atualizarem a plataforma. Seja lá qual for o motivo, incompatibilidade com extensões ou com os temas, saiba que ignorar as atualizações compromete seriamente a segurança do seu OpenCart.

As atualizações existem para trazer melhorias de segurança e correções de bugs.

Por isso, recomendo a você que sempre deixe sua plataforma de e-commerce atualizada, além das extensões/plugins e temas, evitando ataques hackers e malwares.

Converse com seu desenvolvedor para que ele esteja sempre atento e faça as atualizações assim que forem divulgadas.

Antes de qualquer atualização tenha sempre a certeza de que seu Backup está completo e atualizado. Em caso de falhas, você pode corrigir e evitar bugs e perca de dados.Essas 7 dicas de segurança para loja OpenCart não podem ser deixadas de lado.

Elas vão te ajudar a prevenir e caso seja necessário corrigir problemas.

Além disso, tenha um backup sempre atualizado, isso permite que você faça correções e evite graves penalizações quando seu site é invadido.

Esteja sempre atento, acesse seu site com frequência, analise os dados e peça feedback para seus clientes, afinal de contas eles também se interessam pela segurança da sua loja.

Tenha em mente que quanto maior for a sensação de segurança da sua loja, mais propensos os visitantes estarão em finalizar compras.

Se você gostou desse conteúdo compartilhe com seus amigos para que mais pessoas vejam essas dicas de segurança para loja OpenCart.

Um grande abraço e até a próxima!