Ao começar um novo site, uma das coisas mais difíceis de escolher é o domínio, afinal é com ele que seus visitantes vão ter acesso a todo o seu site e é ele que irá “marcar” a sua marca na memória dos visitantes.

Seja por indisponibilidade ou por indecisão, o domínio que vai ser escolhido pode não se adequar ao seu gosto ou ao gosto de seus usuários. A escolha do domínio afeta também a estratégia de SEO.

Mas supondo que você tenha escolhido o nome do domínio, você ainda tem uma outra escolha a fazer: a extensão desse domínio.

E dentre todas as extensões que existem, duas geralmente se sobressaem. São elas a .com e .net.

Mas qual a diferença entre você escolher uma a outra? O que isso muda para seu site ou para seus clientes?

Vou te explicar!

O que são as extensões (TLDs)?

Uma extensão Top Level Domain, ou simplesmente, TLDs, é como um sufixo para o seu domínio. Ela pode ser encontrada no final da URL, depois do ponto. 

Algumas extensões TLDs comuns são o .com e o .net. As TLDs são separadas em categorias diferentes, que devem ser usadas de acordo com os fins de cada site. Veja alguns exemplos: 

  • Top-level Domain Genérico (gTLD).
  • Top-level Domain Patrocinado (sTLD).
  • Top-level Domains de Código de País (ccTLD).
  • Top-Level Domain de Infraestrutura (ARPA).

Essas extensões foram criadas para que diferentes tipos de sites pudessem ser diferenciados entre si. Se você está pensando em colocar um site no ar, escolher uma extensão de domínio é um passo obrigatório. 

Mas, mais do que isso, você precisa escolher uma extensão de nome de domínio que se adeque ao seu negócio e, ao mesmo tempo, te ajude a criar uma marca e uma autoridade que sejam reconhecidas na sua área de mercado.

Dito isso, vamos comparar a diferença entre as extensões de domínio .com vs .net e descobrir qual é a melhor extensão para o seu tipo de negócio!

O que é um domínio .net?

O .net é um dos domínios de topo originais, sendo criado em 1985. Inicialmente, ele foi criado exclusivamente para ser usado por provedores de internet. Hoje, no entanto, o domínio .net pode ser usado por sites de todo tipo, independentemente do seu fim. 

A falta de restrição para o uso do domínio .net tornou este um dos mais populares da internet, sendo usado por pessoas que desejam diferenciar-se do .com. 

Diferença entre nomes de domínio .com vs .net

Com e Net são duas das extensões de nome de domínio mais populares da internet. Se a sua extensão de nome com o domínio .com  não estiver disponível, muitas ferramentas que geram o nome de domínio vão te sugerir o .net como alternativa.

Porém, pode não ser uma alternativa adequada para o seu negócio em grande parte dos casos.

O .com nas URLs simboliza nomes de domínios comerciais. Ou seja, todos os sites de negócios, sites que ganham dinheiro online, sites pessoais, blogs, portfólios e quase qualquer outro site que tenha uma função relacionada a essas.

Por outro lado, o .net nas URLs representa “rede”. É recomendado e adequado para provedores de serviços de internet, serviços de e-mail e de rede.

domínio net

Quando escolher um nome de domínio .com?

A extensão de domínio .com se tornou sinônimo da internet. Mais de 46% de todos os nomes de domínio registrados em todo o mundo são domínios .com.

A principal razão disso é que essa extensão é a mais fácil para os usuários lembrarem se comparado com qualquer outra. Devido à popularidade dos nomes de domínio .com, eles também são mais fáceis de identificar, promover e ajudar você a expandir o seu negócio.

Se você busca desenvolver qualquer tipo de site comercial, procure utilizar sempre uma extensão de domínio .com. Assim, ele te dá um endereço simples e fácil de lembrar e faz com que seu site pareça mais profissional e “objetivo”.

Quando escolher um nome de domínio .net?

A extensão de domínio .net é voltada para o uso de fornecedores de internet, redes, hospedagens de sites/bancos de dados/e-mail, ou algum outro serviço relacionado.

Você pode fazer o uso de um nome de domínio .net se for adequado à sua marca. No entanto, você precisará de algum conhecimento e planejamento de marketing diferente para fazê-lo.

Um exemplo dessa prática é o Behance.net. Ele é uma comunidade de designs online que usa uma extensão de domínio .net para seu site.

A ideia do site é justamente ser uma rede de artistas, designers e empresas que buscam talentos, por isso o uso do domínio .net é bem justificado.

Quase 4% de todos os domínios registrados na internet utilizam a extensão de domínio .net.

Os registradores de nomes de domínios começaram a apresentar o .net e outras extensões de domínios como alternativas ao .com. Isso acaba dando a impressão de que a extensão é mais utilizada do que realmente é.

Qual é o melhor para SEO?

Se você está com essa dúvida entre net e com, então preciso te dizer que nenhum deles vai afetar o seu SEO.

Os mecanismos de pesquisa tratarão as duas extensões de domínio da mesma forma. Você precisará se concentrar apenas nas práticas recomendadas de SEO e criar um conteúdo que colabore e te ajude a se posicionar melhor nas ferramentas de pesquisa.

A parte que realmente influencia está no nome de seu domínio e não na extensão dele. Em uma comparação, “isaserviçosdelimpeza.com” provavelmente terá uma classificação melhor do que “isaserviços.net”, pois no primeiro exemplo existe a palavra-chave “limpeza” que é mais propensa a ser pesquisada.

Como comprar um nome de domínio?

Comprar um nome de domínio é um processo relativamente simples, principalmente se você conta com o serviço da SAN Internet. A seguir, ensinaremos como comprar um nome de domínio. Confira: 

Passo 1:  escolha uma extensão de domínio adequada para o seu negócio. Você pode checar todas as TDLs disponíveis aqui. 

Passo 2: visite a ferramenta de registro de domínio da SAN Internet e cheque se o domínio escolhido está disponível para sua compra. 

Passo 3: escolha o domínio ideal para sua empresa e faça o cadastro no site da SAN Internet, preenchendo os dados solicitados pelo formulário. 

Passo 4: efetue o pagamento da taxa de registro. As modalidades de pagamento aceitas são: cartão de crédito, boleto bancário, dentre outras. 

Registro de domínio gratuito com a Hospedagem da SAN

Se você já tem a hospedagem da SAN, você pode registrar um domínio gratuitamente em nosso site. O procedimento é o mesmo mencionado no tópico anterior. 

Se você quiser fazer um site, então você também precisa de uma hospedagem de sites. Procure uma hospedagem de sites que seja otimizada e esteja preparada para suportar todo o seu ambiente.

Transfira o seu domínio ou compre um novo na SAN

Se você já tem um domínio –  seja ele .com, .net, .org, ou qualquer outro – mas gostaria de transferir a hospedagem dele para a SAN, basta entrar em contato com um de nossos especialistas. Visite a página de transferência de domínios e siga as instruções. 

Nos casos de domínios internacionais, você precisa possuir o código EPP (Extensible Provisioning Protocol) do registrador de domínio atual. Além disso, o nome de domínio precisa estar desbloqueado e as informações de contato do domínio atualizadas.

domínio net

Conclusão

É comum ficarmos confusos com algumas opções e características na hora de escolher o domínio de nosso site, afinal não é tão simples decidir que nome carregará sua marca.

Mas alguns detalhes devem receber uma atenção maior, mesmo que pareçam irrelevantes. Esse é o caso das extensões de domínio.

Espero que tenha te ajudado a perceber a diferença entre as extensões .com e .net.

Se ainda estiver com alguma dúvida fique a vontade para comentá-la. Terei o prazer de te responder!

Não deixe de compartilhar esse conteúdo caso conheça alguém que pode fazer um bom uso dele.

Um forte abraço!