Escolher a hospedagem se um site é um passo muito importante, sem dúvidas.

É possível que você tenha levado um tempo considerável decidindo qual a melhor empresa de hosting e comparando funcionalidades para, só então, tomar a melhor decisão para hospedar a sua página.  

Apesar disso, não é possível dizer que a escolha do hosting é irreversível. Você pode, a qualquer momento, fazer a migração de hospedagem do seu site. E é sobre isso que falaremos neste artigo! 

A seguir, te diremos como migrar de hosting, quais os cuidados envolvidos no processo e como  planejar esta mudança. Vamos começar? 

Planejando a mudança, o que deve ser feito antes da migração?

A migração de hosting acontece quando você precisa que a infraestrutura do seu site – como, por exemplo, o e-mail corporativo, a página do blog ou o e-commerce – seja transferida de uma empresa de hosting para outra.

Essa mudança é um processo relativamente simples, mas que pode gerar dores de cabeça. Usualmente, a migração de hosting pode ser necessária quando o servidor de hospedagem atual apresenta problemas, ou as necessidades da sua empresa mudam. 

De qualquer maneira, saber como migrar de hosting corretamente é uma dúvida de muitos gestores de sites. 

O primeiro passo neste processo é um que já é familiar para muitos deles – escolher uma empresa de hospedagem. 

A nova plataforma precisa ser compatível com as tecnologias e recursos presentes na solução antiga, a fim de que a migração aconteça da forma mais orgânica possível. 

É importante que seja feito um levantamento de todas as necessidades do seu site, tanto as que não estão sendo supridas agora, quanto aquelas que podem aparecer no futuro próximo. 

Estas informações vão guiar a escolha de uma nova empresa de hospedagem, mais adequada ao momento do seu empreendimento. Por isso, a pesquisa cuidadosa é um passo fundamental para aqueles que desejam saber como migrar de hosting sem dores de cabeça. 

Como migrar de hosting em 5 passos

Saber como migrar de hosting da maneira correta é muito importante para garantir que arquivos e informações não serão perdidos durante o processo. 

Infelizmente, não existe uma fórmula infalível para migração de hospedagem, uma vez que os processos podem sofrer alterações, dependendo da empresa para qual você está migrando. 

Apesar disso, é possível dizer que existem, sim, algumas boas práticas na migração de hosting. Esses cuidados servem para deixar o processo mais fácil e eficiente. Confira algumas das nossas recomendações agora: 

1. Copiar arquivos para novo servidor

Um dos primeiros cuidados de como migrar de hosting é copiar todos os arquivos de seu servidor antigo para o novo. Isso inclui, por exemplo: 

  • Arquivos HTML; 
  • Arquivos de foto, vídeo e áudio;
  • Código-fonte;
  • Arquivos Javascript. 

Para fazer essa migração, você precisa descobrir onde está a pasta pública de seu serviço de hosting e mover os arquivos para a nova pasta, no outro serviço de hosting. A migração, em si, pode ser feita de maneiras diferentes e, para entender qual a melhor opção para sua empresa, procure o auxílio do seu time de TI.  

como migrar de hosting

2. Copiar banco de dados para novo servidor

Da mesma maneira que os arquivos são movidos, o banco de dados também precisa ser migrado para o novo serviço de hospedagem. Existem vários tipos de bancos de dados e cada um deles apresenta um método diferente de importação e exportação. 

Para sites do WordPress, ou Magento, por exemplo, o MySQL é o banco de dados mais utilizado. Muitas hospedagens oferecem a opção de exportação do banco de dados diretamente de painéis de controle. 

3. Migração dos e-mails

Se você utiliza um serviço de e-mails externo, como o Google Workspace – antigo G Suite – ou o Microsoft 365, a migração dos e-mails não é necessária, afinal, eles não estão armazenados no seu provedor de hospedagem.

Nesses casos, o que será necessário é uma configuração em seu novo domínio, para que os e-mails sejam entregues corretamente.

Se a sua hospedagem de e-mail depende do serviço de hospedagem, no entanto, você precisará recriar todas as contas de e-mail na nova plataforma. 

4. Configurando a nova hospedagem

É importante que a nova hospedagem seja configurada de forma a recriar algumas das estruturas presentes na antiga hospedagem. Alguns dos itens que podem precisar de configuração extra são os subdomínios, os redirecionamentos, o encaminhamento de e-mails e mais. 

5. Mudança de DNS

O passo final é o momento de conferir se todas as configurações estão corretas e se todos os arquivos foram, efetivamente, migrados.

Se tudo está como esperado ao fim do processo, basta que você acesse o painel de controle da nova empresa de hospedagem e confira os valores DNS do seu site e faça as alterações necessárias. 

Durante a propagação de DNS, seu site pode sofrer com instabilidades, mas tudo deve voltar ao normal uma vez que o processo esteja concluído. 

Quando é o momento de trocar a sua hospedagem?

A sua antiga hospedagem não deve ser cancelada até que o seu site esteja rodando sem problemas na nova empresa de hosting. Essa é uma dúvida comum para aqueles que desejam saber como migrar de hosting sem dores de cabeça. 

O ideal é que se espere algumas semanas antes do cancelamento da antiga hospedagem, afinal, você quer ter certeza de que todos os arquivos estão migrados e funcionando corretamente. 

Como escolher o melhor serviço de hosting?

Agora que você sabe como migrar de hosting de forma segura, que tal entender o que um bom serviço de hospedagem precisa oferecer? 

Alguns dos pontos que devem estar no seu radar na hora de escolher o melhor serviço de hosting são: 

como migrar de hosting

Como migrar de hosting com tranquilidade: conheça as vantagens da hospedagem SAN Internet

A SAN Internet é uma pioneira na hospedagem de sites no Brasil. Com nossa instância elástica, você não precisará fazer a migração de hosting quando a demanda da sua empresa aumentar: nós podemos acomodar o crescimento do seu site à medida que sua companhia cresce. 

A hospedagem da SAN Internet tem:

  • Instâncias Cloud isoladas;
  • Versões de PHP;
  • Licença cPanel gratuita;
  • Banco de dados em SSD;
  • Acesso webmail com proteção antispam;
  • Domínio grátis incluído;
  • E muitos outros recursos! 

Quer saber como migrar de hosting sem dores de cabeça? Fale com um de nossos especialistas e entenda o perfil dos seus dados. A sua migração para a SAN Internet pode ser completamente gratuita. 

Conheça a hospedagem de sites da SAN Internet agora!