O Magento é uma das plataformas de e-Commerce mais usadas no mundo e há cerca de um ano apresentou a versão 2.0. Apesar de ter sido lançada há tanto tempo ainda existem pessoas com medo de atualizar a plataforma.

Na verdade eu entendo muito bem porque esses empreendedores estão se sentindo assim, o Magento 2 é uma plataforma robusta e precisa de pessoal bem qualificado para fazer a migração.

Sem falar que pode demorar dias para que tudo seja colocado em ordem e ninguém quer ficar com a loja fora do ar por todo esse tempo. Mas existe uma solução prática para isso e vou te contar mais para frente.

Assim como muita gente, você está se perguntando: o Magento 2 vale a pena? SIM! Vale muito a pena atualizar a sua plataforma para a nova versão e eu vou te contar porque!

A loja de módulos do Magento 2 é a mesma do Magento 1 e já tem muitas extensões para a nova versão. A própria Magento incentiva os desenvolvedores e donos de lojas virtuais a migrarem para a nova plataforma.

Isso porque ela é mais segura, mais rápida e mais fácil de mexer do que a versão antiga. Fica comigo que eu vou te mostrar outras vantagens que o Magento 2 traz para você e seu e-Commerce.

Vantagens do Magento 2

SEO

A plataforma Magento foi projetada desde o começo com foco nos motores de busca, então você tem bem menos trabalho para ganhar boas posições. Logicamente os recursos de otimização são melhorados a cada nova atualização.

Mas como estamos falando de uma grande mudança na plataforma, é de se esperar que tudo seja melhorado na mesma proporção. Foi exatamente isso que aconteceu e o SEO do Magento 2 está super amigável.

Sem falar que existem muitos módulos disponíveis para ajudar a conquistar melhores posições nos buscadores. Não só otimizar como facilitar também, apesar do painel oficial já ser muito intuitivo.

Se você já tem um e-Commerce e está atento aos assuntos de SEO para produto, com certeza deve levar essa vantagem em consideração. Na hora de colocar tudo na balança, pense como poderia vender mais se tivesse posições melhores.

Performance

O Magento 2 também teve ótimas atualizações de desempenho, o que deixa as conversões muito mais rápidas. Isso faz com que as páginas carreguem com mais velocidade, gerando mais satisfação ao visitante e aumentando as chances de compra.

Além disso a plataforma começou a trabalhar bem melhor com as páginas de catálogo. Mesmo processando diversas páginas de uma vez só, o desempenho geral da loja virtual não é afetado.

Otimizações como estas deixaram o Magento 2.x até 20% mais rápido do que o Magento 1.x. E os benefícios não param por aí, pois o simples fato do e-Commerce ser mais rápido, traz uma melhoria significativa no SEO também.

Os mecanismos de busca levam a velocidade do site em consideração há um bom tempo, já que influencia diretamente na experiência do usuário.

Interface

Um dos fatores que impedia muitas pessoas de trabalharem com Magento, era a dificuldade de mexer no painel administrativo. Isso mudou e agora ele é super intuitivo, basta usar por um curto período de tempo que já consegue dominar todas as suas funções.

O painel tem algo parecido com o do WordPress, onde tudo fica organizado na lateral esquerda da página. Além de facilitar a navegação dentro da plataforma, é muito mais fácil de lembrar onde ficam as opções.

Apesar do painel administrativo ainda não ser responsivo, ficou bem melhor de usá-lo nos dispositivos móveis também. Algo que era muito complicado de se fazer nas versões anteriores.

Se você ainda não começou com o Magento porque achou que seria complicado de se adaptar, fique tranquilo. Mesmo sendo muito robusta a plataforma se mostra cada vez mais prática.

Recursos

A interface do Magento 2 disponibiliza recursos novos e mais avançados, permitindo que você tenha ainda mais configurações de desempenho. Porém nesse caso é preciso tomar cuidado para não ter problemas no futuro.

Apesar de precisar de alguém qualificado para configurar certos recursos, vale muito a pena. A velocidade é a maior aliada da sua loja e quanto mais configurações você conseguir fazer, melhor será o desempenho.

Sem falar que na nova versão existe integração com muitas tecnologias, como HTML5, CSS3, Require JS, Full Page Caching e muitas outras. Isso facilita o desenvolvimento de recursos exclusivos no seu e-Commerce.

Se você não tem muito conhecimento técnico em Magento, recomendo que antes de mexer em qualquer recurso avançado de desempenho entre em contato com o seu desenvolvedor.

Cache

O gerenciamento de cache do Magento 2 está bem melhor e você conta com suporte à limpeza de cache embutida. Sem falar da integração com o Varnish Cache.

O Varnish é a principal tecnologia de aceleração HTTP e responsável pelas solicitações comuns de cache. Com ele você reduz a carga do servidor e aumenta a velocidade de carregamento das páginas.

A plataforma também conta com o sistema de cache de página inteira. Assim todo o conteúdo estático de uma página é salvo em cache e entregue muito mais rápido.

Check-out

A nova versão do Check-out ficou muito mais amigável e com certeza vai gerar mais conversão do que o Magento 1. Agora os clientes não precisam preencher tantos dados para finalizar a compra.

O simples fato do formulário ser menor influencia diretamente na taxa de abandono de carrinho. Com menos pessoas abandonando a sua página, é natural que o número de vendas aumente.

Sem falar que agora é possível fazer Check-out como convidado, inserindo apenas o e-mail. Caso o e-mail da pessoa seja coerente com algum cadastro no sistema, os dados do formulário são preenchidos automaticamente.

Após efetuar a compra como convidado, o cliente pode escolher se deseja completar o cadastro ou não. Como a compra já foi feita, as chances dele fornecer as outras informações também são muito maiores.

Área de testes

O Magento 2 vem com um Framework de testes nativo e isso facilita muito a sua vida quando precisa fazer qualquer tipo de alteração na loja. Lembre-se de conversar com o seu desenvolvedor antes de fazer qualquer alteração no Magento.

Esse ambiente permite que qualquer loja possa executar testes automatizados e não importa o tamanho do site. Esse recurso é muito bom porque as alterações só aparecem para os visitantes assim que estiverem funcionando 100%.

Como é uma função nativa da plataforma é de alta confiança e qualquer falha reportada é corrigida na próxima atualização.

Gateways de Pagamento

Algo muito valioso que veio com o Magento 2 foi a integração com os Gateways de pagamento. Todos os Gateways populares já estão integrados com a nova plataforma, dentre eles estão PayPal, Autorizar.Net, Braintree, CyberSource e World Pay.

Facilita muito na hora de criar a loja e gera uma experiência de navegação bem melhor para o usuário final. As pessoas preferem pagar as compras online através de cartão de crédito porque o processo de aprovação é mais rápido.

Na versão antiga do Magento não existia esse recurso e ficava mais complicado disponibilizar esse formato de pagamento. Então procure levar esse ponto em consideração.

A grande maioria dos Gateways de pagamento funcionam apenas com um Certificado SSL instalado na loja, caso você ainda não tenha um, pode adquirir aqui.

O Magento 2 vale a pena mesmo?

Com certeza sim! O Magento 2 trouxe muitos recursos valiosos para a plataforma que vão facilitar a vida do lojista. Com essas funções nativas você evita a instalação de muitos módulos, o que contribui para o melhor desempenho do site.

A nova interface ficou muito mais amigável e facilitou o uso do Magento não só para quem já era experiente, mas para aqueles que estão começando também.

E não preciso nem falar que o nível de segurança é bem maior do que o da versão antiga da plataforma. Afinal de contas a cada atualização novas vulnerabilidades são corrigidas e quando ocorre uma mudança grande na versão, o trabalho por trás de tudo é bem maior.

Se você quer começar a sua loja virtual agora e precisa saber se o Magento 2 vale a pena, eu recomendo sim. Porém para trabalhar com a plataforma você precisa de alguém especializado, tanto para o desenvolvimento quanto para a Hospedagem Magento.

Agora se você já tem uma loja Magento e quer saber se deve atualizar, a resposta também é sim! E vou deixar aqui em baixo uma ferramenta oficial do Magento para fazer a atualização de forma segura.

MAGENTO migração de dados TOOL
Documentação parágrafo migração de dados TOOL

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a conhecerem as vantagens de usar o Magento 2, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!